Nossas conversas sobre dieta e preparo físico tendem a se concentrar na quantidade de peso que queremos ganhar ou perder. O que deixamos de considerar é que duas pessoas do mesmo sexo e peso corporal podem parecer completamente diferentes uma da outra porque têm uma composição corporal diferente. 
 

A composição corporal descreve a quantidade de gordura, ossos, água e músculos do corpo. Medir sua composição corporal dirá a você a composição única de seu corpo e ajudará a identificar áreas nas quais trabalhar para melhorar sua saúde e bem-estar geral.


A análise da composição corporal feita através da máquina de bioimpedância é um método de descrever do que o corpo é feito, diferenciando entre gordura, proteína, minerais e água corporal para dar a você um retrato da sua saúde de dentro para fora. Com esta informação é que podemos ajudar a alcançar os seus objetivos.
 

E o IMC? 

Você pode não ter ouvido falar sobre composição corporal antes, mas provavelmente está familiarizado com o IMC. Qual é a diferença? O Índice de Massa Corporal (IMC) é um método comum usado para avaliar a saúde de um indivíduo, comparando a quantidade de peso que carrega com sua altura: IMC - kg / m 2 

Apesar do uso difundido do IMC na prática clínica, o IMC tem muitas limitações e é uma ferramenta de rastreamento ruim para a mudança de peso porque não há como identificar se as mudanças no seu peso são na gordura ou músculo. Prever saúde ou mortalidade usando um único número, como o IMC, simplifica demais os riscos à saúde e ignora fatores importantes que contribuem para uma saúde positiva.

Quando você quer se tornar mais saudável provavelmente está focado em perder gordura e ganhar músculos. As escalas ou IMC não podem dizer quanto de sua perda de peso é gordura, músculo ou água corporal, mas a bioimpedância pode. 
 

Por que você precisa entender seu peso em termos de músculos e gordura?

Você pode estar ciente das faixas de peso normal, mas como chegar lá? Se você se concentrar apenas em perder peso, pode acabar perdendo massa muscular e, eventualmente, sabotar seus esforços. Ao diferenciar entre músculo e gordura, a composição corporal elimina as conjecturas de determinar o que significam as suas flutuações de peso, seja ganho muscular, perda de gordura ou qualquer coisa intermediária.

Quaisquer que sejam seus objetivos, uma coisa importante a se ter em mente durante sua jornada pela saúde é que magro nem sempre é igual a saudável.

 

Quais respostas a bioimpedância dá a você?

Encontre sua linha de base para saber o que você precisa perder, ganhar ou manter

Avalie seu percentual de gordura corporal para que você possa se concentrar na perda de gordura, não apenas na perda de peso

Maximize sua rotina de exercícios para atender às suas metas únicas de saúde e fitness

Calcule suas necessidades calóricas e crie um plano de nutrição personalizado

Estabeleça metas realistas, monitore o progresso com precisão e permaneça motivado

Tome decisões com base nas informações para melhorar sua composição corporal
 

Como você acompanha seu progresso com resultados de composição corporal?

Com a bioimpedância você pode acompanhar facilmente o progresso e medir a eficácia de sua dieta e programa de exercícios. Existem vários resultados de composição corporal essenciais que você pode usar para monitorar seu progresso ao longo do tempo:
 

Porcentagem de gordura corporal (PBF)
Porcentagem de gordura corporal é um indicador mais preciso de sua saúde do que seu peso corporal ou IMC, pois indica exatamente quanta gordura compõe seu peso corporal total. Para um nível de gordura corporal saudável, almeje um PBF de 10 a 20% para homens, ou 18 a 28% para mulheres . 


Massa Muscular Esquelética (SMM)
A massa muscular esquelética é importante para a mobilidade, postura e imunidade forte para a saúde a longo prazo. A análise da composição corporal mostra com precisão a quantidade de massa muscular esquelética que você tem em cada segmento do corpo, para que você possa se concentrar em construir mais músculos ou corrigir desequilíbrios para garantir um equilíbrio de massa muscular saudável.


Água Corporal
Sua Água Corporal Total (TBW) é dividida em dois grupos: água extracelular (ECW), que é a água localizada fora de suas células, e água intracelular (ICW), que é a água localizada dentro de suas células. Um  equilíbrio saudável de água corporal  é fundamental para uma boa saúde. Com a análise da composição corporal, você pode identificar quaisquer alterações e resolvê-las para manter um equilíbrio saudável.


Faixa de gordura corporal saudável para homens

Para o estabelecimento de metas, o percentual de gordura corporal saudável para os homens está entre 10-20 por cento. Essas faixas são um pouco menos tolerantes do que as estabelecidas pelo American College of Sports Medicine (ACSM) - que reconhece uma faixa de 10-22% para os homens - porque estão centradas em um percentual médio de gordura corporal de 15%.O American Council on Exercise (ACE) tem faixas ainda mais tolerantes, com um percentual médio de gordura corporal de 21% para os homens.


Faixa de gordura corporal saudável para mulheres

É recomendado que as mulheres tenham uma faixa de gordura corporal de 18-28 por cento para o estabelecimento de metas. A faixa ACSM é mais uma vez mais tolerante, com um percentual de gordura corporal recomendado de 20-32 por cento para mulheres. A faixa ACE também é mais confortável, com uma porcentagem média de gordura corporal de 28% para as mulheres. Se você está descobrindo a meta certa de composição corporal específica para você, essas faixas são excelentes pontos de partida.
 


O exame na Performa é indolor e rápido, mas você precisa se preparar:

• Vir para a avaliação com short e top (mulheres) e short (homens), sem nenhum tipo de metal na roupa.
•Fazer jejum de alimentos e bebidas nas 4 horas que antecedem o exame
•Não consumir bebidas alcoólicas um dia antes
•Evitar o consumo de alimentos ricos em cafeína (chocolates, chás escuros e café) dois dias antes
•No dia anterior não realizar atividade física intensa
•Tomar dois copos de água duas horas antes
•Urinar 30 minutos antes do exame


Na hora do exame
Retirar anéis, cordões, pulseiras, relógios metálicos, etc


Quem não pode fazer o teste
Pessoas com marca-passo
Mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez
Mulheres em período menstrual
Pessoas com placas metálicas em braços ou pernas


O exame é grátis para clientes Black. Agende-se no APP Performa. 

 

Se você não é cliente, mas deseja fazer o exame, consulte-nos sobre valores.