Blog

FITNESS

8 razões por que casais que suam juntos ficam juntos

Ir para a academia com a pessoa que você ama acelera os resultados físicos e a aumenta a sintonia



Muitas pessoas estão vendo a vida passar presas a sofás, smartphones e computadores. Em uma sociedade extremamente sedentária, perdemos contato com a vida real e até com a pessoa que escolhemos para ter ao nosso lado.

2 filhos, 4 empregos e 20 quilos depois, começam a surgir arrependimentos de viagens nunca realizadas, do nascer do sol nunca visto, do treino nunca feito, da saúde e do tempo perdidos. Os anos passam e a percepção é que a vida está presa nos limites de quatro paredes. 

A boa notícia é que nunca é tarde para mudar a própria história, e começar a fazer exercícios com seu par pode acelerar a transformação. Afinal, entre os infinitos benefícios da atividade física, está ganhar disposição para aproveitar a vida!

 


“Não paramos de nos exercitar porque envelhecemos - envelhecemos porque paramos de nos exercitar”.
Kenneth Cooper, MD, MPH, o “pai da aeróbica”


Um crescente número de pesquisas traz evidências de que casais que suam juntos realmente permanecem juntos. Então, por que não pegar na mão do seu par e convidá-lo (a) para ser também seu parceiro de academia?

Listamos a seguir 8 benefícios de treinar com seu par.
 

1: Mais comprometimento e resultados. Você vai perceber que, com seu parceiro treinando com você, é menos provável que você pule um treino depois de já ter se comprometido. Um estudo de 2015 publicado na JAMA Internal Medicine descobriu que “homens e mulheres são mais propensos a fazer uma mudança positiva no comportamento de saúde se o seu parceiro também fizer isso”.Um estudo publicado na revista Obesity, em 2016, mostra que a perda de peso é bem mais rápida quando se treina com um parceiro mais apto à atividade. 


2. Mais tempo juntos: planejando uma hora juntos na academia você e seu par terão uma hora extra para aproveitar. Quando você tem dificuldade para agendar encontros noturnos durante a semana, treinar juntos é uma ótima maneira de ambos arranjarem tempo um para o outro, ao mesmo tempo que reservam um tempo para si próprios.

3: Mais felicidade no relacionamentoEstudos mostram que, depois de participar conjuntamente de um desafio ou atividade física emocionante, casais relatam que se sentem mais satisfeitos com seus relacionamentos e mais apaixonados pelo parceiro. O exercício é um exemplo perfeito de atividade revigorante que pode ter esses efeitos positivos. É a excitação fisiológica, e não a novidade ou desafio da atividade, que impulsiona a atração romântica. Isso sugere que compartilhar uma meta de condicionamento físico, fazer corridas regulares juntos, dançar, ter um encontro noturno na academia pode aumentar a qualidade do relacionamento amoroso. Um estudo publicado no Journal of Personality and Social Psychology mostra que casais que se envolvem em atividades juntos tendem a ser mais felizes.


4: Mais empenho e energia. Um conceito de longa data em psicologia social é que a mera presença de outra pessoa afeta sua capacidade de realizar uma atividade. Mesmo que você já se sinta competente para fazer um determinado exercício, trazer o seu parceiro romântico pode ser uma maneira fantástica de aumentar a produção de energia. A presença de seu parceiro melhorará sua velocidade e força, sem que você necessariamente esteja ciente disso. 


5: Mais paixão. O exercício induz os sintomas de excitação fisiológica - mãos suadas, pulso acelerado, falta de ar. Esses sintomas refletem, de muitas maneiras, a emoção da atração romântica. Curiosamente, as pessoas podem facilmente confundir as duas coisas e atribuir erroneamente a excitação física à atração romântica. Use esse fenômeno a seu favor, convidando seu par romântico a treinar com você. Os resultados? Um provável aumento de sua atratividade aos olhos dele.

6: Mais sintonia. Quando vocês treinam juntos, cria-se um contexto no qual pode-se coordenar ações. Por exemplo: você pode levantar pesos no ritmo de seu parceiro, combinar seu ritmo de caminhada ou corrida com o dele. Tal comportamento cria correspondência não verbal, ou mimetismo, que beneficia a ambos. A mímica não verbal ajuda as pessoas a se sentirem emocionalmente sintonizadas umas com as outras, e aqueles que a vivenciam ou se envolvem tendem a relatar maiores sentimentos de terem “se unido” ao parceiro. Praticar exercícios juntos é uma oportunidade de criar essa conexão, beneficiando tanto sua saúde quanto seu relacionamento.
 

7: Mais fortes juntos. Quando os parceiros se preocupam com a boa forma - a sua própria e a de seus parceiros - fica mais fácil atingir as metas. Um estudo recente de casais heterossexuais mostrou que os maridos de peso médio que se preocupam com a boa forma se envolvem em mais atividades físicas quando suas esposas oferecem mais comentários de apoio relacionados à saúde. Compartilhar os altos e baixos de uma aula de HIIT diária, um difícil passeio de bicicleta ou uma extenuante aula de dança pode fornecer o contexto perfeito para esses comentários. Uma nota de advertência: não confie demais (ou exclusivamente) em seu parceiro quando se trata de seus próprios objetivos de condicionamento físico. "Terceirizar" o esforço mental necessário para cumprir as metas de condicionamento físico pode reduzir seu próprio esforço.


8. Novas experiências: é fácil ficar entediado e cair na rotina, mas treinar juntos permite embarcar em uma vida cheia de aventuras, compartilhando experiências inesquecíveis e transformadoras com quem você ama. Ao ganhar condicionamento na academia, você terá mais energia após cada treino e não vai querer desperdiçá-la no sofá. Descubra locais para se exercitar ao ar livre, pratique um esporte que nunca fez, descubra um mundo novo!

 

Resumindo: o condicionamento físico pode ser sobre você, ou pode ser sobre você e seu parceiro. Então, por que não compartilhar esse aspecto de suas vidas, regularmente ou apenas ocasionalmente, e descobrir como isso pode dar ao seu relacionamento uma nova dimensão e uma nova vida?

Por falar em “mais experiências”, durante todo o mês de junho estamos incentivando você a convidar seu parceiro para experimentar os treinos mais eficientes ao seu lado.

 

 
Comentários
Preencha o formulário abaixo e seja o primeiro a comentar.
Deixar um Comentário