Para melhorar o rendimento ou ter um estímulo a mais para treinar regularmente, muita gente recorre à contratação de personal trainer. É um serviço que demanda muito mais investimento do que a mensalidade na academia, mas para quem pode pagar é uma ótima opção.
 

Na hora de contratar um profissional, fique alerta. Confira, a seguir, algumas dicas:
1- O seu futuro professor ou professora precisa ser registrado no Conselho Regional de Educação Física (CREF). Este órgão é o único que certifica profissionais capazes de planejar, orientar e evoluir de forma individualizada um programa de treinamento físico.
2- Não tenha medo de pedir o currículo. Professores que já atuaram em salas de musculação e/ou ginástica possuem mais experiência em atendimento.
3- A formação acadêmica é fundamental. Principalmente na graduação. Pergunte qual faculdade ele ou ela cursou e busque na internet o ranking desta entidade. Quanto melhor sua posição, melhor será a formação de base do profissional. Ter pós-graduação é muito importante, seja ela lato senso ou stricto sensu (especialização, mestrado e doutorado). Isso significa que determinados assuntos foram estudados e pesquisados com mais profundidade, melhorando o conteúdo técnico do professor.
4- O histórico esportivo e o tamanho dos músculos do professor nem sempre são proporcionais ao seu conhecimento. Não os confunda com histórico profissional.
5- Duvide de valores cobrados muito abaixo do mercado. No custo de uma sessão, também estão embutidos gastos como compras de revistas científicas e livros especializados, produção de pesquisa, inscrições em cursos e congressos, viagens e as horas de estudo. É desta forma que o profissional tem contato com o que há de mais atual na área de treinamento. Sessão barata pode significar professor com pouco conteúdo.
6- Profissionais que dão aulas das 6h da manhã até as 22h durante a semana toda, inclusive sábados, domingos e feriados não conseguem ter tempo para se atualizar. Preste atenção nisso.
7- A pontualidade é fundamental. Como cobrar do aluno seriedade e compromisso, se quem as está exigindo não leva a sério o treinamento do cliente?
8Professor que oferece suplementos, vitaminas e até substâncias proibidas aos alunos está invadindo a profissão que não é a dele. O que o aluno deve tomar ou comer fica a cargo do nutricionista, é ele que tem a capacidade técnica da escolha.
9- A indicação de outra pessoa que treina ou treinou com este profissional deve ser levada muito em conta.
10- Última dica. Empatia. Se o aluno não se identificar com o professor, não tem conversa. O professor pode ser experiente, poliglota, pesquisador, doutor e pontual. Mas se não houver transferência entre cliente e profissional, o programa de treinamento será um fracasso.
Na Performa apenas profissionais capacitados podem dar aulas particulares de personal trainer. A academia oferece, dentro do plano Black, o serviço de Personal 2x1. Em treinos específicos por dia de semana, agendados no app Performa, 2 clientes são atendidos ao mesmo tempo por professor. Trata-se de um diferencial que impulsiona os resultados na musculação. Quer saber mais? Clique aqui.