Que praticar exercícios faz bem para a saúde, a gente já sabe há muito tempo. Mas, sabia que malhar muito também faz mágica? Um estudo de longo prazo realizado por cientistas do esporte no Karlsruhe Insitite of Technology (KIT) comprovou que pessoas com estilo de vida ativo são 10 anos mais jovens que a idade real no que diz respeito às habilidades motoras.
 

ESTUDO SOBRE OS BENEFÍCIOS DOS EXERCÍCIOS ENVOLVENDO 500 PARTICIPANTES

Este estudo alemão foi iniciado em 1992 e abrangeu 500 voluntários com idades entre 35 e 80 anos. Com regularidade, os participantes foram submetidos a uma série de exames médicos (medição da altura, peso, composição corporal, eletrocardiograma e função pulmonar). Além disso, eram realizados testes de fitness e de função motora, incluindo abdominais tipo sit-up, exercícios de equilíbrio sobre uma perna e flexões.
 

10 ANOS MAIS JOVEM E COM MENOS PROBLEMAS DE SAÚDE

Qual foi o resultado? Pessoas com idade avançada que praticam exercícios com regularidade são 10 anos mais jovens no quesito “função motora” que as pessoas com vida sedentária. Esse estudo do KIT afirma, por exemplo, que uma pessoa com 50 anos que pratica exercícios com regularidade tem o mesmo nível de forma física que uma pessoa sedentária de 40 anos. Pessoas ativas também tendem a apresentar menos queixas relativas a problemas de saúde devido ao avanço da idade. Na verdade, quem pratica menos exercícios que as 2h30 semanais de atividades físicas moderadas, tal como recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) tem 4x mais chances de desenvolver diabetes tipo 2.


ANIVERSÁRIO APÓS ANIVERSÁRIO, PERSISTA NOS EXERCÍCIOS FÍSICOS

Em 2018, a Journal of the American Heart Association publicou os resultados de um estudo sobre atividades físicas e vida sedentária que avaliou pessoas de 60 a 64 anos e que revelou o seguinte: alavancar o nível dos exercícios e passar da intensidade leve à moderada ou vigorosa reduz o risco de doenças cardiovasculares. As conclusões obtidas a partir deste estudo foram as seguintes: com o avançar da idade, elevar o nível da atividade física, seja qual for a intensidade, e reduzir o tempo de sedentarismo traz benefícios significativos para a saúde cardiovascular e cardiorrespiratória. Em geral, as pessoas se aposentam por volta dos 50-60 anos, e todo o tempo que era ocupado pelas atividades profissionais está aberto a novas possibilidades. Assim, seja para aplicar à sua própria vida ou dar essa dica a um parente/amigo, mantenha o estilo de vida fitness ou desenvolva novos hábitos saudáveis na sua rotina diária!
 

REGENERAÇÃO DAS CÉLULAS MUSCULARES

Um estudo recente realizado com ratos demonstrou que corrida voluntária na roda de exercícios acelera o reparo muscular em ratos, conforme avançavam em idade. Como os ratos, nós também perdemos eficiência na regeneração das células dos músculos à medida que envelhecemos, principalmente se formos adeptos ao sedentarismo. Manter um estilo de vida ativo eleva a eficiência da regeneração das células nos músculos, o ajuda na a ter uma melhor recuperação após o treino.
 

CONCLUSÃO:

Os benefícios dos exercícios são infinitos! Eles melhoram nossa vida agora, agorinha, e também… no futuro! Incrível, não? Conforme avançamos em idade, nossas habilidades motoras e de fitness sofrem um declínio. Mas, praticando exercícios com regularidade, esse processo pode ser retardado de forma significativa. Fazer mais exercícios físicos também significa melhor qualidade de vida no momento em que os cabelos brancos começam a virar maioria. Pessoas com um estilo de vida ativo afirmam que se sentem 10 anos mais jovens, tanto em aparência física quanto em funcionalidade corporal, do que pessoas sedentárias. Habilidades motoras preservadas por mais tempo, yeah! Quer viver bastante, e com saúde? Então, mexa esse corpo! É preciso incluir atividades aeróbicas (cardio) e de força na sua rotina fitness e praticá-las com regularidade.