O Arraiá da Performa 2023 está chegando! E vai ter aulas incríveis, de 19 a 24 de junho de 2023. Confira a programação da nossa festa e garanta a sua vaga no APP Performa. Participe!
 

19 a 24/06, vários horários: Orange Caminho da Roça
19/06, 19h15: SpeedSoul Caipira à Fantasia
20 e 22/06, 19h15: Danças no Arraiá
21/06, vários horários: Funcional da Quadrilha


Venha com sua fantasia caipira e vivence uma semana de experiências da roça no treino. No espaço kids também haverá brincadeiras animadas.




Você sabe a origem da festa de São João?

Você sabia que a festa de São João remonta à Idade Média? Nessa época, a Igreja Católica substituiu os rituais pagãos em honra a divindades por festividades dedicadas aos santos. O dia 24 de junho, que marca o solstício de verão no hemisfério norte e a renovação da natureza, foi assimilado pelo cristianismo como o Dia de São João. As comemorações geralmente ocorrem na noite anterior. Segundo a tradição cristã, São João batizou Jesus no rio Jordão e anunciou sua vinda para salvar a humanidade.
 


Festa de São João no Brasil

A tradição da festa junina no Brasil veio de Portugal e de imigrantes de outros países cristãos. Aqui, a festa incorporou também os costumes indígenas e afro-brasileiros. Hoje típica na região Nordeste, a festa representa a gratidão aos santos pelas chuvas nas lavouras.

As duas maiores festas juninas do Brasil duram 30 dias e são realizadas em Caruaru (PE) e Campina Grande (PB). Nos estados de Pernambuco, Alagoas e Paraíba, o dia de São João é feriado. A festa também é uma tradição no interior de São Paulo, com quermesses e danças de quadrilha em torno de fogueiras.



Tradições juninas

Doces e salgados que levam milho na receita são tradicionais da festa. Entre as comidas típicas estão canjica, pamonha, curau, pipoca e bolo de milho. Arroz doce, pé de moleque, cocada, doce de abóbora e de batata doce, paçoca, cuscuz e bebidas como vinho quente e quentão também compõem a culinária típica da festa.



Símbolos

Vários símbolos compõem a Festa Junina no Brasil, juntamente com os ritos de colheita anteriores ao cristianismo. Arraial é o local onde os festejos juninos acontecem. Normalmente, é decorado com bandeirinhas e balões. Barracas com os quitutes também compõem a decoração.

A decoração é associada a outras tradições populares, como a quadrilha caipira e o forró. Essas danças estão relacionadas ao uso da fogueira junina, uma tradição popular.

 

LEIA TAMBÉM

Correr emagrece rápido? Conheça mitos e verdades

Os melhores fones de ouvido para correr

 

Quer treinar e se divertir com a gente? Fale com a nossa equipe pelo WhatsApp.