Blog

FITNESS

Soul Boxe: descubra os benefícios da nossa nova aula

Aula une movimentos de boxe com funcionais e é perfeita para quem deseja ter um corpo saudável e definido

Encontrar a melhor atividade física para o nosso perfil nem sempre é tarefa simples, não é mesmo? É preciso levar em consideração os nossos objetivos, estilo de vida, habilidades e preferências.

Além de prazeroso, praticar uma atividade que realmente gostamos é algo que nos ajuda a manter uma boa frequência nos treinos — fator chave para ótimos resultados.

Pensando nisso, a Performa desenvolveu uma aula dinâmica e desafiadora para quem deseja emagrecer, ganhar condicionamento físico, tonificar o corpo, melhorar a saúde e aprender movimentos e técnicas que fazem parte da vida dos atletas de boxe. Estamos falando das aulas de Soul Boxe.

Neste post, você vai saber mais sobre esse tipo de treino e conhecer seus benefícios. Acompanhe o texto!
 

O que é Soul Boxe?

Soul Boxe é uma modalidade de treino fitness que une os movimentos tradicionais, de "alma", do boxe, como golpes frontais e cruzados, a exercícios funcionais que trabalham o corpo de forma completa.

O resultado da união de um esporte de luta tradicional com movimentos funcionais é uma aula dinâmica, desafiadora e perfeita para quem deseja ter um corpo saudável e muito mais bonito.

Por meio de um trabalho gradual de criação e aprimoramento das habilidades necessárias a um atleta de boxe, a aula de Soul Boxe trabalha o sistema cardiorrespiratório, grupos musculares variados e aprimora a resistência física. Além disso, são desenvolvidas técnicas para a execução de golpes e a autodisciplina.
 

Qual a diferença entre Soul Boxe e o boxe convencional?

Diferentemente da versão convencional do boxe, Soul Boxe não é uma luta ou esporte de combate. Por isso, as modalidades possuem diferentes abordagens das técnicas e movimentos, assim como objetivos distintos.

Enquanto o atleta de boxe competitivo treina visando à técnica perfeita para nocautear o adversário e vencer o combate, o aluno Soul Boxe utiliza os movimentos da luta para trabalhar o corpo, ganhar definição muscular, reduzir o percentual de gordura etc.

A versão fitness da nobre arte também adiciona exercícios funcionais ao treino, o que é um grande diferencial.
 

Como funciona o treino?

Os treinos são realizados em um ambiente exclusivo, com iluminação especial e músicas que trazem animação durante os 50 minutos de atividades físicas. A área de treinamento é equipada com sacos de boxe que são utilizados de forma individual e luvas para cada aluno.

As aulas são divididas em rounds e, em cada round, uma combinação de movimentos é executada, tornando o treino dinâmico e muito intenso.

O corpo é preparado de forma completa. Os exercícios funcionais envolvem pulos, corridas, agachamentos, saltos e diversas outras habilidades que, quando desenvolvidas de forma coordenada e utilizando o peso corporal, trazem força, evolução da musculatura, resistência, definição e alto gasto calórico.

O trabalho corporal também envolve a aprendizagem e o aprimoramento das técnicas e dos golpes do boxe, como Jab, Cruzado, Direto, Uppercut e outros.
 

Quem pode fazer a aula de Soul Boxe?

Caso você esteja se perguntando se essa aula é mesmo para você, temos uma boa notícia: o Soul Boxe pode ser praticado por pessoas de diferentes idades, gêneros, condicionamento físico e níveis de conhecimento a respeito do boxe.

Durante as aulas, os alunos aprendem os fundamentos básicos necessários para as práticas. Com o auxílio do professor, realizam os movimentos com mais ou menos intensidade, carga e diferentes níveis de dificuldade, de acordo com a capacidade de cada um.
 

Quais os benefícios do boxe?

Como toda atividade física, o boxe é um grande aliado de um estilo de vida mais saudável. Por ser uma modalidade intensa, também é recomendado para quem deseja emagrecer ou melhorar a composição corporal. E não é só isso! O Soul Boxe é excelente para a saúde mental. A seguir, você vai entender um pouco mais sobre os benefícios da nossa nova aula.
 

- Melhora o sistema cardiorrespiratório

Por envolver movimentos aeróbicos diversos, Soul Boxe ajuda na melhoria do sistema cardiorrespiratório.

A atividade intensa faz com que a frequência cardíaca seja elevada de forma considerável — os batimentos chegam a atingir faixas de 70% a 80% da frequência máxima. Os pulmões também trabalham de forma mais intensa, para que a oxigenação seja suficiente para o grande esforço físico.
 

- Favorece a perda de peso

Por serem muito intensas, as aulas de 50 minutos são capazes de queimar de 600 a 800 calorias! Vale ressaltar que os exercícios são ótimos para a redução da gordura visceral — gordura que envolve os órgãos da região abdominal e aumenta o risco de doenças cardíacas.


- Tonifica os músculos

Tanto os exercícios funcionais quanto os exercícios típicos do boxe estimulam o fortalecimento muscular, fazendo com que o corpo fique mais tonificado. Os golpes, que exigem bastante dos membros superiores, também ajudam no fortalecimento da região central do corpo, melhorando a postura. A prática é ideal para quem deseja um corpo firme e com formas bem definidas.


- Alivia o estresse

As aulas de Soul Boxe também são ótimas alternativas para aliviar o estresse. Os golpes, que a primeira vista podem parecer grosseiros, como os socos, ajudam na liberação das tensões do dia a dia. A sensação é de que você pode “descontar” seus sentimentos no saco de boxe — e ainda ficar com o corpo mais bonito! Além disso, treinar faz com que o corpo libere hormônios relacionados à sensação de bem-estar, como a endorfina, e diminui os níveis de substâncias relacionadas ao estresse, como o cortisol.
 

- Aumenta a concentração e a agilidade

Atividades físicas que envolvem movimentos de luta são conhecidas pela capacidade de promover uma mente mais saudável e um corpo que responde melhor a reflexos externos. É preciso desenvolver habilidades de concentração, foco, agilidade e disciplina para aperfeiçoar as técnicas utilizadas nos golpes típicos da nobre arte.

Com tantos benefícios, Soul Boxe é uma ótima opção para quem busca uma vida mais saudável e equilibrada, além de um corpo mais definido e pronto para os desafios do dia a dia. As aulas fazem com que você sinta prazer em treinar, ajudando a manter a frequência e a constância.


Com isso e com aulas sempre dinâmicas e variadas, a Soul Boxe consegue reunir os três pilares do sucesso nas atividades físicas: frequência, intensidade e variedade — tudo isso aliado a um aumento mais que significativo da sua autoestima!
 

Se você gostou do nosso post e tem interesse em saber mais sobre o Soul Boxe, entre em contato conosco. Será um prazer ajudar!

 

 
Comentários

Oi. Qual o valor do Soul Boxe e quais os horários? Grata

Deixar um Comentário