Sempre que alguém começa uma atividade física, começa com algum objetivo. E muito além disso, começa com muita energia e empolgação. Mas quem não tem o hábito de se exercitar regularmente, pode acabar perdendo essa empolgação no decorrer do tempo e, por consequência, parar de realizar a atividade.

 

Todos sabemos que praticar exercícios físicos é importante para a manutenção da saúde e da qualidade de vida. Se você conseguiu passar da primeira etapa, que é sair do sedentarismo, que tal se esforçar um pouquinho mais para permanecer ativo e continuar com todos os benefícios que isso traz para a sua vida? Para ajudá-lo, separamos algumas dicas que vão te fazer não desistir desse objetivo:

 

1. Escolha um atividade que lhe proporcione prazer: o primeiro passo para que você não desista, é escolher algo que você se sinta bem fazendo. Assim, além de se movimentar, a atividade prazerosa ajudará a esquecer os problemas do dia a dia, e você terá um tempo só para você e por você.

 

2. Não cobre resultados imediatos: seja emagrecimento, condicionamento físico ou definição, nada acontece de uma hora para outra. Você precisa ter em mente que os resultados serão obtidos com esforço e dedicação, e tudo no seu devido tempo. Uma dica é fracionar o seu objetivo principal em pequenas metas que possam ser atingidas gradativamente e, assim, ter várias vitórias pelo caminho.

 

3. Crie uma nova rotina: é importante inserir a atividade física na sua rotina. Não vá para a academia quando der na telha, mas sim estipule dias e horários para as suas atividades. Quando você ver, os exercícios já farão parte do seu dia a dia e não terá mais vontade de parar.

 

4. Procure companhia: quando temos algum amigo junto, o tempo passa mais rápido e a atividade se torna mais agradável. Se você não tem ninguém, procure conhecer as pessoas que treinam no mesmo lugar que você. Essa também pode ser a chance de fazer novas amizades.

 

5. Respeite os seus limites: muitas pessoas param de praticar exercícios por achar que eles são responsáveis quando ocorre uma lesão. Mas se você treina com o acompanhamento de um profissional qualificado e respeita os seus limites, essas lesões raramente acontecem.

 

6. Não faça comparações com outras pessoas: cada um tem uma resposta metabólica diferente. Se comparar com outras pessoas pode desanimá-lo, fazendo achar que não está tendo resultados. Lembre-se das suas pequenas metas (que devem ser alcançáveis) e foque nisso e não no outro.

 

E, por último, lembre-se sempre de todos os benefícios que a atividade física lhe proporciona, não só para a parte estética, mas também para a sua saúde e qualidade de vida. Se ainda não conhece esses benefícios, confira nesse artigo do nosso blog.