Basta falar em Páscoa que o que vem à nossa mente são ovos de chocolate e outras guloseimas. Mas que tal fazer diferente e surpreender a família com um Pão de Páscoa com Ovo? Isso mesmo!

Esse pão de origem italiana, e famoso nos Estados Unidos como Easter Egg Bread, é um pão doce com ovo cozinho (com casca e tudo) dentro do pão. Se você tem filhos pequenos em casa, aproveite para se divertir em uma atividade em família.

Segundo a história, o Pão Italiano da Páscoa, quando assado em forma de coroa, simboliza a coroa de espinhos usada por Jesus Cristo. Quando a massa é trançada com três pedaços, ela representa a Santíssima Trindade. 


Ingredientes

3 colheres de chá de fermento seco ativo 
1/3 xícara de açúcar mascavo 
1 xícara de leite aquecido
4 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa de raspas de limão
1 colher de chá de sal
6 colheres de sopa de manteiga derretida e resfriada
1 colher de chá de baunilha
4 ovos
4 ovos tingidos
1 ovo batido com um pouco de água
Amêndoas fatiadas
Corante alimentício

 

Modo de Fazer

Misture o fermento ativo seco com o leite aquecido e aguarde por 5 minutos. Adicione os demais ingredientes, incluindo os 4 ovos, em uma vasilha. Bata os ingredientes até que a massa fique bem homogênea. Deixe a massa descansar por cerca de 1 hora. Enquanto isso, aproveite para tingir os ovos com corante alimentício.

Para colorir os ovos, que estão ainda crus, misture 1 xícara de água a 1 colher de sopa de vinagre e a quantidade de corante alimentar necessária para cada cor. Você pode colocar delicadamente cada ovo em um copo e deixar descansar por uma hora para obter cores vibrantes. Retire-os e deixe secar. 

Depois de colorir os ovos, e
m uma superfície enfarinhada coloque a massa e sove, separando em 3 bolas. Estique em pedaços longos e faça uma trança circular.

Pegue seus 4 ovos tingidos e coloque-os na massa trançada.

Coloque o pão em uma assadeira untada. Pincele com a mistura de ovo e água. Polvilhe com amêndoas. Asse por cerca de 25-20 minutos ou até dourar.