A importância de ter uma boa alimentação para alcançar a boa forma é enorme, e quando você treina, essa importância fica ainda maior! Lendo esse texto até o final você vai conhecer tudo o que precisa sobre o mindful eating, porque ele é importante e como colocar ele em prática!
 

O que é mindful eating?

Basicamente é um conceito que ajuda a pessoa a se alimentar com consciência e, posto em prática, pode transformar o seu corpo e a sua saúde! E comer com inteligência não é mais uma dieta da moda, mas sim, uma prática antiga que só vai te ajudar. No mindful eating você não necessita montar cardápios ou menus completamente diferenciados, mas sim apenas ter consciência e saber quando e quanto se alimentar. E para isso ser posto em prática, é necessário que você tenha em mente as sensações que o alimento te provoca e as sensações e sentimentos que cada comida te dá.
 

Quais os benefícios desse conceito?

O mindful eating é transformado quando você sabe utilizá-lo ao seu favor. Com ele você reduz o estresse e diminui a ansiedade, por exemplo. A consequência disso é ter a fome saciada de maneira mais rápida, chegando à alimentação saudável rapidamente e, consequentemente, conseguindo alcançar a boa forma com sucesso.

Além disso, o mindful eating ajuda você a escapar de dietas arriscadas que mais atrapalham do que colaboram com a saúde, já que esse conceito é muito mais completo e saudável. Com ele, você define melhor a alimentação e não enfrenta os padrões e pressões que prejudicam seu psicológico e causam ansiedade.

O diferencial do método certamente é por você no controle, já que sentindo melhor o gosto e as sensações você acaba descobrindo quais comidas são necessárias para te fazer bem, assim melhorando significativamente seus hábitos e sua saúde.
 

Como colocar o conceito em prática?

Passe a tratar o momento das refeições com mais carinho, sinta melhor o gosto e saboreie. E para melhor fazer isso, alguns hábitos simples podem ser postos em prática, como mastigar devagar por exemplo, já que assim você sente o sabor com mais intensidade.

Você também precisa entender o valor do silêncio na hora das refeições, por isso, sempre que tiver a oportunidade, fique sozinha para se alimentar, refletir e se deliciar com aquele lanche que você tanto gosta. Para isso, desligar a TV e silenciar o celular pode ajudar muito, então encare isso como mais uma dica!

Conhecer o seu alimento também é essencial. Por isso, tenha sempre em mente informações importantes sobre o seu alimento. Saiba de onde ele veio, qual seu valor nutricional e o motivo dele ser importante para você e sua saúde. Assim você pode aproveitá-lo e senti-lo com mais intensidade e sabor.
 

Seguindo essas dicas e treinando regularmente e corretamente, tenha certeza que você alcançará qualquer objetivo e entrará em boa forma, tendo o corpo que você se sente bem. E para melhorar ainda mais de saúde, nada melhor que uma boa academia, não é mesmo?


Assine a Newsletter e fique por dentro do melhor sobre treinos, alimentação saudável e saúde. Tá esperando o quê? Vem pra Performa!