Aquele momento em que sua garganta fica extremamente seca e a única coisa que você quer é um gole de água fria ... Essa sensação de sede é na verdade um sinal de que você falhou em manter a hidratação adequada, e é por isso que seu corpo agora está enviando sinais de alarme. 

Mas como saber se você está bebendo água suficiente por dia?
 

CALCULADORA DE NECESSIDADES LÍQUIDAS
Peso corporal x 35ml =

Exemplo: pessoa de 70 quilos x 35ml = 2.450ml ao dia
Para dias de atividades físicas de 1 hora ou mais, é recomendado uma hidratação adicional de ...
- 0,5 litros para intensidade moderada
- 1 litro para alta intensidade
- 1,5 litros para intensidade extremamente alta


Os especialistas recomendam que você beba regularmente ao longo do dia para evitar a sensação de sede. Se você sentir sede, isso significa que seu corpo já está um pouco desidratado. A seguir, listamos 9 sinais de que você está bebendo pouca água.
 

1. SEDE - O SINAL CLÁSSICO
A sede é a maneira que seu corpo usa para enviar um sinal de alarme. Aparentemente, não foi “regado” a tempo e agora precisa urgentemente de hidratação.


2. DORES DE CABEÇA
Quando temos dor de cabeça, geralmente tomamos um analgésico imediatamente. Frequentemente, porém, é simplesmente desidratação porque o sangue não é mais diluído o suficiente e, portanto, menos oxigênio é transportado para o cérebro. Um copo grande de água ou uma xícara de chá de ervas quente é mais natural e melhor do que comprimidos.
 

3. PROBLEMAS DE CONCENTRAÇÃO
Nosso cérebro é três quartos de água. Sem os fluidos necessários, temos dificuldade de concentração.


4. URINA ESCURA
A desidratação também é perceptível na urina. Não beber o suficiente altera a cor da sua urina. O problema não é que esteja diluído, mas sim concentrado. É por isso que a cor muda de amarelo palha para âmbar profundo.
 

5. PELE SECA
Se seu corpo recebe muito pouca água, isso também pode ser visto em sua pele. Os fluidos disponíveis são utilizados para fornecer primeiro os órgãos vitais, a pele deve aguardar a sua vez e por isso pode ficar seca e escamosa.


6. CONSTIPAÇÃO
Se você tiver problemas para ir ao banheiro, este também pode ser um dos sinais de que precisa de mais água. O volume das fezes diminui e as fezes endurecem. Especialmente ao comer alimentos ricos em fibras (como produtos de grãos inteiros), você deve beber muitos líquidos. À medida que a fibra absorve o líquido, ela incha, tornando as fezes mais soltas e macias. Também promove a função intestinal.


7. TONTURA
A principal causa da tontura é a pressão arterial baixa. Isso pode resultar, entre outras coisas, da falta de hidratação. O sangue não pode mais ser diluído adequadamente e é bombeado mais lentamente pelo corpo.


8. FADIGA
A desidratação leva o corpo a interromper o metabolismo e isso nos deixa com sono.


9. CÃIBRAS MUSCULARES
As cãibras musculares são causadas por desequilíbrios eletrolíticos. De particular importância aqui são o magnésio e o cloreto de sódio. Se suarmos mais e não bebermos líquidos suficientes (incluindo eletrólitos), tendemos a ter cólicas.
 

Você conhece alguns desses sinais de que precisa beber mais água muito bem? Então você sabe o que precisa fazer. Beba, beba, beba!