Blog

NUTRIÇÃO

9 mitos e verdades sobre chocolate

No Dia Mundial do Chocolate, desvendamos mitos e verdade sobre a guloseima número 1 no mundo

Você sabia que em 7 de julho comemora-se o Dia Mundial do Chocolate? O doce é objeto de desejo de crianças e adultos e está onipresente na rotina de milhões de famílias ao redor do mundo.

Segundo historiadores, o chocolate teria tido origem no continente americano, nas antigas civilizações pré-colombianas. Em meados dos séculos XVII e XVIII, os colonizadores teriam exportado o chocolate à Europa, onde o produto ganhou popularidade e passou a ser produzido em larga escala.

Ao longo do tempo, atribui-se ao chocolate desde poderes afrodisíacos até a ideia de que faz bem ao coração. Por isso, com base em pesquisas, que você pode acessar nos links a seguir, desvendamos a seguir mitos e verdades por trás do chocolate.

 

1: CHOCOLATE CAUSA ACNE

É Mito.

Se você comer muita gordura ou açúcar, sua pele produz mais óleo, o que leva à formação de espinhas. Como o chocolate é muito rico em gordura, pode causar impurezas na pele. No entanto, isso depende do tipo de pele que você tem. Se você tende a ter pele oleosa, deve examinar atentamente sua dieta.
 

2: CHOCOLATE É AFRODISÍACO

É Mito.

O chocolate é considerado um afrodisíaco. Mesmo que essa crença seja muito persistente, na verdade é falsa. Numerosos estudos mostram que o desejo sexual não aumenta com o consumo de chocolate. O equívoco de que o chocolate estimula a liberação de serotonina também é contestado - a quantidade que pode ser produzida no corpo através da ingestão de chocolate é muito pequena para surtir efeito.
 

3: CHOCOLATE AMARGO É MAIS SAUDÁVEL DO QUE O CHOCOLATE AO LEITE

É verdade.
Diz-se que o chocolate amargo é mais saudável do que o chocolate ao leite:  quanto mais escuro o chocolate, mais antioxidantes ele possui, o que pode ter um efeito positivo no corpoO chocolate que contém pelo menos 70% de cacau é benéfico para a saúde de uma pessoa. O benefício é ainda maior se contiver azeite de oliva entre seus ingredientes. Importante: o efeito positivo do chocolate amargo é neutralizado quando ingerido com leite. 
 

4: CHOCOLATE FAZ BEM AO CORAÇÃO

É verdade.

Em um esforço para reduzir o risco de doenças cardiovasculares (especialmente um derrame), é recomendável comer um pequeno pedaço de chocolate amargo todos os dias. A guloseima popular pode baixar a pressão arterial, de acordo com os resultados de um estudo publicado na revista médica Heart Os flavonóides contidos na planta do cacau têm um efeito positivo na elasticidade dos vasos sanguíneos e na pressão sanguínea.
 

5: CHOCOLATE PROVOCA DORES DE CABEÇA

É mito.
Muitas pessoas acreditam que comer chocolate pode causar dores de cabeça. Um estudo com 63 mulheres foi conduzido para investigar essa afirmação e chegou a um resultado surpreendente: ao contrário da opinião geral, o chocolate não parece provocar dores de cabeçaNo entanto, esse mito não parece ser completamente desmascarado. Se você tende a ter enxaquecas, certos alimentos como chocolate ou queijo podem, de fato, causar dores de cabeça.
 

6: UMA PESSOA PODE FICAR VICIADA EM CHOCOLATE

É mito.

Embora o cacau seja usado por fabricantes de cigarros, não há estudos que comprovem que os ingredientes do chocolate podem causar dependência fisiológica ou ânsias. No entanto, o prazer de comer chocolate não deve ser desconsiderado: as endorfinas secretadas quando o chocolate é consumido - os chamados hormônios do prazer - nos fazem querer comer mais. Lembre-se de que o consumo de chocolate deve ser limitado como parte de uma dieta balanceada devido ao seu alto valor energético e alto teor de gordura.

 
 

 

7: QUANTO MAIS ESCURO O CHOCOLATE, MAIS CACAU TEM

É mito.

Os métodos de processamento podem dar ao chocolate um aspecto muito escuro, embora a concentração de flavonóides seja praticamente nula. A porcentagem de cacau determina a concentração de flavonóides. Esta informação encontra-se na embalagem.


8: CHOCOLATE É RICO EM CAFEÍNA


É mito.
Embora comer chocolate possa animá-lo, o chocolate na verdade não é muito rico em cafeína. Uma barra de chocolate contêm 6 mg de cafeína, a mesma quantidade de uma xícara de café descafeinado. Para referência, o café normal contém cerca de 65-135 mg de cafeína.


9: CHOCOLATE BRANCO NÃO É CHOCOLATE

É verdade.
C não é chocolate. É um confeito à base de açúcar, baunilha, natas e/ou sólidos lácteos, manteiga de cacau e não tem licor de chocolate.

 

CONCLUSÃO
Se você realmente gosta de chocolate prefira o amargo, que pode ter benefícios para a saúde. Mas consuma com moderação - como todos os outros alimentos que contêm açúcar e gordura.


Aprenda tudo sobre chocolate com esses livros

Clicando nas imagens você acessa mais informações

 


RECEITAS COM CHOCOLATE

Receita de Mousse de Chocolate Saudável

Receita de Brigadeiro de Proteína

Receita de Biscoito Oreo Caseiro

Receita de Brownie de Proteína

Comentários
Preencha o formulário abaixo e seja o primeiro a comentar.
Deixar um Comentário