9 mitos e verdades sobre chocolate
No Dia Mundial do Chocolate, desvendamos mitos e verdade sobre a guloseima número 1 no mundo
Você sabia que em 7 de julho comemora-se o Dia Mundial do Chocolate? O doce é objeto de desejo de crianças e adultos e está onipresente na rotina de milhões de famílias ao redor do mundo.
Segundo historiadores, o chocolate teria tido origem no continente americano, nas antigas civilizações pré-colombianas. Em meados dos séculos XVII e XVIII, os colonizadores teriam exportado o chocolate à Europa, onde o produto ganhou popularidade e passou a ser produzido em larga escala.
Ao longo do tempo, atribui-se ao chocolate desde poderes afrodisíacos até a ideia de que faz bem ao coração. Por isso, com base em pesquisas, que você pode acessar nos links a seguir, desvendamos a seguir mitos e verdades por trás do chocolate.
1: CHOCOLATE CAUSA ACNE
É Mito.
Se você comer muita gordura ou açúcar, sua pele produz mais óleo, o que leva à formação de espinhas. Como o chocolate é muito rico em gordura, pode causar impurezas na pele. No entanto, isso depende do tipo de pele que você tem. Se você tende a ter pele oleosa, deve examinar atentamente sua dieta.
2: CHOCOLATE É AFRODISÍACO
É Mito.
O chocolate é considerado um afrodisíaco. Mesmo que essa crença seja muito persistente, na verdade é falsa. Numerosos estudos mostram que o desejo sexual não aumenta com o consumo de chocolate. O equívoco de que o chocolate estimula a liberação de serotonina também é contestado - a quantidade que pode ser produzida no corpo através da ingestão de chocolate é muito pequena para surtir efeito.
3: CHOCOLATE AMARGO É MAIS SAUDÁVEL DO QUE O CHOCOLATE AO LEITE
É verdade.
Diz-se que o chocolate amargo é mais saudável do que o chocolate ao leite: quanto mais escuro o chocolate, mais antioxidantes ele possui, o que pode ter um efeito positivo no corpo. O chocolate que contém pelo menos 70% de cacau é benéfico para a saúde de uma pessoa. O benefício é ainda maior se contiver azeite de oliva entre seus ingredientes. Importante: o efeito positivo do chocolate amargo é neutralizado quando ingerido com leite.
4: CHOCOLATE FAZ BEM AO CORAÇÃO
É verdade.
Em um esforço para reduzir o risco de doenças cardiovasculares (especialmente um derrame), é recomendável comer um pequeno pedaço de chocolate amargo todos os dias. A guloseima popular pode baixar a pressão arterial, de acordo com os resultados de um estudo publicado na revista médica Heart . Os flavonóides contidos na planta do cacau têm um efeito positivo na elasticidade dos vasos sanguíneos e na pressão sanguínea.
5: CHOCOLATE PROVOCA DORES DE CABEÇA
É mito.
Muitas pessoas acreditam que comer chocolate pode causar dores de cabeça. Um estudo com 63 mulheres foi conduzido para investigar essa afirmação e chegou a um resultado surpreendente: ao contrário da opinião geral, o chocolate não parece provocar dores de cabeça. No entanto, esse mito não parece ser completamente desmascarado. Se você tende a ter enxaquecas, certos alimentos como chocolate ou queijo podem, de fato, causar dores de cabeça.
6: UMA PESSOA PODE FICAR VICIADA EM CHOCOLATE
É mito.
Embora o cacau seja usado por fabricantes de cigarros, não há estudos que comprovem que os ingredientes do chocolate podem causar dependência fisiológica ou ânsias. No entanto, o prazer de comer chocolate não deve ser desconsiderado: as endorfinas secretadas quando o chocolate é consumido - os chamados hormônios do prazer - nos fazem querer comer mais. Lembre-se de que o consumo de chocolate deve ser limitado como parte de uma dieta balanceada devido ao seu alto valor energético e alto teor de gordura.
7: QUANTO MAIS ESCURO O CHOCOLATE, MAIS CACAU TEM
É mito.
Os métodos de processamento podem dar ao chocolate um aspecto muito escuro, embora a concentração de flavonóides seja praticamente nula. A porcentagem de cacau determina a concentração de flavonóides. Esta informação encontra-se na embalagem.
8: CHOCOLATE É RICO EM CAFEÍNA
É mito.
Embora comer chocolate possa animá-lo, o chocolate na verdade não é muito rico em cafeína. Uma barra de chocolate contêm 6 mg de cafeína, a mesma quantidade de uma xícara de café descafeinado. Para referência, o café normal contém cerca de 65-135 mg de cafeína.
9: CHOCOLATE BRANCO NÃO É CHOCOLATE
É verdade.
Chocolate branco não é chocolate. É um confeito à base de açúcar, baunilha, natas e/ou sólidos lácteos, manteiga de cacau e não tem licor de chocolate.
CONCLUSÃO
Se você realmente gosta de chocolate prefira o amargo, que pode ter benefícios para a saúde. Mas consuma com moderação - como todos os outros alimentos que contêm açúcar e gordura.
Aprenda tudo sobre chocolate com esses livros
Clicando nas imagens você acessa mais informações
Comentários