Decidiu praticar uma atividade física? Está em busca de definir objetivos, ter uma vida mais regrada e conquistar o tão suado emagrecimento? Então, junto com essas escolhas, vem uma outra muito importante: o tênis para academia certo.

Você pode não saber, mas para escolhê-lo têm que ser levados em conta alguns fatores como conforto, durabilidade e até mesmo tecnologia. Não adianta pegar qualquer tênis, pois o ato pode prejudicar a sua saúde e causar a interrupção do exercício.

Achou muita coisa para pensar? Calma! Estamos aqui para ajudar você. Neste post, você vai conferir quatro dicas para escolher o tênis para academia ideal e praticar a atividade sem medo de ser feliz ou de chegar aos seus objetivos. E aí, vamos lá?


1. Busque conforto no seu tênis para academia

Não tem como pensar em fazer qualquer atividade física com um tênis incomodando o tempo todo, não é mesmo? Então, na hora da escolha, avalie se ele vai ser confortável para você. Como fazer isso? Descubra o seu tipo de pisada. Isso é fundamental para que a compra não seja feita errada e você tenha que devolver o produto.
 

2. Escolha um modelo que tenha durabilidade

Sim, isso tem que ser importante na sua escolha! Afinal, para que comprar um tênis para academia que logo em seguida você vai ter que descartar? Não é nada válido. E como fazer esse tipo de avaliação? Saiba o tipo de material, em quais condições foi feito, se eles são de primeira linha e até mesmo qual o fabricante. Isso leva você a fazer uma escolha mais cara, porém você ganha em qualidade e durabilidade na hora de praticar o exercício.


3. Seja claro quanto às especificidades

Na hora da compra, seja pela internet ou pessoalmente, você tem que ter claro em sua mente qual tipo de exercício vai praticar. Não é nada viável entrar em qualquer categoria e basear sua escolha só no preço ou na beleza, por exemplo. Leve em conta as especificidades de cada exercício, por exemplo:
 

Musculação

Para dar segurança na hora do levantamento de peso, o tênis deve ajudar a reduzir o impacto sobre coluna e joelhos. Isso vai favorecer também a realização correta dos movimentos. É indispensável que o calçado proporcione uma estabilidade.
 

Exercícios aeróbicos

Esse tipo de atividade ajuda a fortalecer o sistema respiratório e cardiovascular, o que gera um impacto direto e multidirecional. Por conta dessas especificações, você tem que buscar resistência, tração e flexibilidade. A sola e a ultrassola devem ser produzidas com material de primeira e que sejam resistentes ao desgaste, além de absorver os grandes impactos.


4. Avalie a tecnologia da marca

Quando falamos em tecnologia logo nos vem à mente aparelhos eletrônicos, não é verdade? Grandes máquinas que são capazes de facilitar a nossa rotina. Mas não é só elas que têm esse diferencial. As marcas de tênis vêm trabalhando muito para que os calçados deem, além de conforto, uma boa qualidadena prática dos exercícios. Vamos citar três tecnologias para que você conheça mais sobre o assunto:
 

GeoFit

Ela serve para que o seu calcanhar tenha mais estabilidade na hora do pouso quando é preciso saltar ou até mesmo para dar mais firmeza na pisada. Deixa a área devidamente posicionada, ajudando para uma melhor performance.


Nike Air

É uma bolsa que tem gases pressurizados. Fica na entressola do tênis, o que leva a um amortecimento maior na hora do exercício. Ajuda os pés e a circulação quando há impacto na atividade.


Traxion

São travas distribuídas por todo o solado do tênis, de acordo com a necessidade de cada esporte. Elas são responsáveis por maximizar a tração. Assim, os pés têm uma adaptação melhor ao formato do calçado.

E aí, conseguiu perceber a importância da escolha do tênis para academia? Não é uma coisa simples que deve ser avaliada somente pelo preço ou pelo design do produto. Considere a qualidade, o conforto e as tecnologias na hora de comprar seu par. Ter o calçado adequado na hora do exercício vai fazer toda a diferença na conquista dos seus objetivos!
 

Já que você curtiu este conteúdo (temos certeza que sim), saiba também a importância da música na hora de malhar!