Blog

FITNESS

Tudo sobre treinar com máscara

A cobertura do rosto não precisa tirar o fôlego do treino, e ajuda e muito no controle de vírus

Quando a academia reabriu pela primeira vez após o lockdown da Covid-19, em abril de 2020, ver alguém usar uma máscara na esteira ou na máquina de agachamento pode ter parecido uma medida excessivamente protetora, até mesmo um pouco paranóica. Mas, avançando para hoje, sabemos que é o correto a fazer. 



Estudos comprovam que usar máscaras em público pode reduzir o risco de contaminação por vírus, bloqueando a transmissão de gotículas portadoras de vírus que alguém pode expelir no ar e em superfícies.

“Durante os exercícios internos, as máscaras são ainda mais importantes para reduzir a disseminação de partículas transportadas pelo ar em uma academia”, diz Amerigo Rossi, phD, professor assistente de saúde e ciência do exercício na Long Island University, dos Estados Unidos. Isso porque “durante o repouso, expiramos cerca de 250 mililitros por segundo, enquanto durante o exercício intenso, podemos expirar cerca de 3.000 mililitros por segundo. A força e o volume do ar exalado são muito maiores”, o que significa que há mais chances de uma parte desconhecida transmitir algo. “Durante os exercícios em ambientes fechados, as máscaras são ainda mais importantes para reduzir a disseminação de partículas transportadas pelo ar em uma academia."

Para maximizar sua segurança, Rossi sugere estender seu distanciamento físico sempre que possível e, claro, usar uma máscara o tempo todo. Se a última parte parecer mais difícil do que a primeira, leia e respire um pouco mais fácil.


1. O ar flui pelo tecido.
Qualquer pessoa que já fez mais do que ficar com uma máscara cirúrgica ou de algodão sabe que fazer exercícios com uma delas pode ser um pouco sufocante, para dizer o mínimo. Mas a razão não é que você está sendo privado de oxigênio. É que quando você está suando enquanto usa uma máscara, a máscara retém parte do calor que seu corpo está tentando perder conforme sua temperatura aumenta. Isso pode impedir que seu corpo se resfrie com eficiência, diz Christopher Lundstrom, PhD, professor de esportes e ciência do exercício na Universidade de Minnesota. É improvável que você superaqueça apenas por usar uma máscara, mas seu cérebro sentirá esse aumento de temperatura e fará com que você desacelere, diz ele. Seu treino pode parecer mais difícil subsequentemente, o que é totalmente OK, ele acrescenta, desde que você preste atenção ao seu corpo e não force muito em condições de calor e / ou umidade.

Se isso não der a você muito alívio, saiba que a sensação de sufocamento é apenas isso, uma sensação. “Quando expiramos normalmente, o ar sai em uma direção bastante linear, então temos a certeza de que expiramos”, diz Rossi. “Mas, em uma máscara, o ar também sai pelas laterais e percorre nosso rosto, o que pode nos fazer sentir claustrofóbicos.”
 

As famosas máscaras N95 têm 95% de eficácia em impedir que se inale partículas com o potencial de transportarem o vírus SARS-CoV-2.(2). Mas, atenção: este tipo de máscara não é indicada para treinos aeróbicos! O entrelaçamento do material é bem estreito, de forma que é difícil respirar durante a corrida usando uma máscara N95. 


2. Prolongue os intervalos de descanso.
Se você está se acostumando a usar uma máscara durante qualquer tipo de atividade física, “saiba que pode levar um pouco mais de tempo para você recuperar o fôlego e se sentir pronto para começar de novo”, diz Lundstrom. Sua mente e seu corpo simplesmente precisam se acostumar a circunstâncias um pouco mais quentes e sufocantes. Aumente seu tempo normal de descanso. Por exemplo, se o seu intervalo normal de recuperação for de 1 minuto, acrescente mais 30 segundos entre as séries, sugere Lundstrom. Ou use o teste de fala: você saberá quando estiver pronto para mais uma série quando puder falar de novo confortavelmente.

Mesmo quando você estiver na esteira ou bicicleta ergométrica, ou fazendo alguma outra atividade estável, não tenha medo de diminuir a velocidade para uma pausa de recuperação ativa se sentir tonturas ou vertigens. Isso pode ser um sinal de que você subconscientemente mudou seu padrão normal de respiração porque a máscara parece "diferente", diz Rossi.

3. Concentre-se na respiração abdominal profunda.
Mais sobre o padrão de respiração. Às vezes, quando sentimos que não podemos conseguir ar suficiente, nossa respiração fica superficial, explica Rossi. A respiração difícil, que depende principalmente dos músculos do tórax e do pescoço, pode aumentar desnecessariamente sua frequência cardíaca, sentimentos de ansiedade e fadiga, diz ele. 

Todos esses sintomas não apenas tornam difícil para você relaxar e encontrar seu fluxo, mas também podem aumentar sua taxa de esforço percebido, ou o quão duro você pensa que está treinandoPara evitar a respiração em pânico durante o exercício, tente contar a respiração para mantê-la estável e consistente. Inspire por 2 a 3 segundos e, em seguida, expire pelo mesmo período de tempo.

E quando você estiver descansando entre os intervalos de exercício ou após o treino, diminua o riutmo usando a respiração diafragmática, também conhecida como "respiração pela barriga". Inspire lentamente pelo nariz enquanto sente sua barriga se expandir e, em seguida, solte-a enquanto você expira gradualmente pela boca. Isso pode ajudar voicê a se recompor em menos tempo.

4. Leve uma máscara extra.
Graças ao suor e a toda a umidade que você produz ao expirar, a máscara pode ficar bastante úmida sob a cobertura do rosto. “Se sua máscara estiver totalmente encharcada, vai ser muito difícil respirar”, diz Lundstrom. “Ele perderá sua qualidade porosa e poderá bloquear a troca ideal de oxigênio e dióxido de carbono.” O que fazer? Traga duas máscaras para cada treino para que você possa mudar para uma seca quando sentir que a primeira fica encharcada. 
 

Importante: Se você estiver correndo de máscara e sentir tontura, dor de cabeça ou dificuldade em respirar, tire a máscara, reduza o pace ou caminhe até se sentir melhor.


Acredite: como qualquer outro desafio físico que você tiver, seu corpo vai se adaptar ao treino com máscara. Entenda que não é hora de quebrar seu recorde pessoal na esteira. No momento, a prioridade, é manter o nível de condicionamento físico até que seja permitido se exercitar sem máscara. Você já sabe: Pessoas que não praticam atividade física tem apresentado uma predisposição maior para desenvolver a forma mais grave da Covid-19

 

 
 

Por

Comentários
Preencha o formulário abaixo e seja o primeiro a comentar.
Deixar um Comentário