Em sua consulta recente, seu médico mencionou que você deveria fazer um teste de composição corporal. Você já ouviu treinadores dizerem a seus clientes o quanto sua composição corporal melhorou. Você continua vendo o termo aparecer em blogs de fitness ou saúde. Você pode sorrir e acenar com a cabeça conscientemente quando surge uma conversa, mas secretamente, no fundo, você sempre pensou:
 

“O que exatamente é a composição corporal?”


Se isso soa ser para você, não tenha medo, você está no lugar certo.


A análise da composição corporal é um tópico de tendência em saúde, medicina e condicionamento físico porque é uma avaliação de todo o corpo que fornece o plano certo para melhorar sua saúde.

Pense em quando você leva seu carro para uma inspeção. Para examinar o estado do carro, o mecânico abre o capô, verifica os fluidos e inspeciona os componentes de funcionamento.

A análise da composição corporal é a mesma ideia, exceto que em vez de examinar o nível de óleo do motor ou testar a vida útil da bateria, você está obtendo uma medição de sua gordura, massa muscular e níveis de água corporal.

Ao “olhar sob o capô” e entender quais áreas você precisa melhorar para conseguir uma composição corporal saudável, você terá uma melhor aparência e se sentirá muito melhor!
  

É disso que você é feito


Vamos começar com o básico. A primeira coisa a saber é que existem vários modelos diferentes de composição corporal. A seguir, exploraremos os dois modelos mais comuns.


Quais são os 2 modelos de componentes da composição corporal?
 

1. Massa de gordura
A substância da qual todos parecem sempre ter muito e sempre fazem o possível para se livrar. Porém, a gordura corporal é necessária para o funcionamento do corpo: a gordura corporal permite que o corpo armazene energia, protege os órgãos internos, atua como um isolante e regula a temperatura corporal, entre outras coisas. Ninguém pode ter 0% de gordura corporal e manter percentagens de gordura corporal abaixo de 4% é geralmente considerado desaconselhável para a saúde a longo prazo.
 

2. Massa livre de gordura (FFM)
Massa Livre de Gordura é o que parece - toda a massa em seu corpo que não é atribuída à gordura. Seu FFM contém uma variedade de componentes diferentes, todos os seus órgãos internos, massa muscular esquelética, água, etc. Tudo o que não é gordura pode ser agrupado na categoria de Massa Livre de Gordura. A partir desses dois valores, o percentual de gordura corporal pode ser deduzido dividindo-se a massa gorda pelo peso corporal total. 
 

Quais são os 4 componentes do modelo de composição corporal?

Para uma análise mais detalhada da composição corporal, usasse métodos avançados que dividem o corpo em mais componentes, como o modelo de 4 componentes (4C). O modelo 4C divide o peso corporal em água, proteína, mineral e gordura. 

1. Água Corporal
Os adultos são mais de 50% de água. Sua gordura corporal, músculos, sangue e outros fluidos corporais contêm água. Esses componentes podem ser posteriormente decompostos na água contida dentro das células do seu corpo (água intracelular) e na água fora das células (água extracelular).

2. Proteína
Este é um reflexo da proteína contida nos músculos do seu corpo.


3. Minerais
Seu corpo contém minerais que estão principalmente contidos em dois lugares: na corrente sanguínea e dentro do tecido ósseo.
 

4. Gordura
Aqui estão alguns termos de composição corporal menos comuns (mas importantes):


Massa seca magra (DLM): sua massa magra seca é a combinação do peso atribuído à proteína e ao mineral ósseo em seu corpo.


Massa Corporal Enxuta (LBM) : Sua Massa Corporal Enxuta é a combinação de seu DLM e água corporal.


Massa Muscular Esquelética (SMM): Não deve ser confundida com DLM ou LBM, Massa Muscular Esquelética são os músculos que estão conectados aos seus ossos e permitem que você se mova. Esses são todos os músculos que podem ser crescidos e desenvolvidos por meio de exercícios (peitorais, bíceps, quadríceps e assim por diante).
 

Esses termos juntos fornecem uma maneira mais sofisticada de pensar e abordar seu peso corporal e sua saúde. 


Resumindo, você precisa conhecer a composição do seu corpo se quiser realmente atingir seus objetivos de saúde e melhorar sua qualidade de vida. Sem saber do que você é realmente feito, você só pode imaginar quanto músculo e gordura corporal você realmente tem. Adivinhar leva à frustração, a frustração leva à indiferença e a indiferença leva à desistência.

 

O que há de tão importante na composição corporal?

Nesse ponto, você pode estar um pouco sobrecarregado com esses novos termos e pensar: “Obrigado, mas não. Vou ficar com algo tradicional e fácil como o Índice de Massa Corporal o IMC.”

Mas os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) descobriram que, embora o IMC possa ser usado para dividir as pessoas em categorias de peso que têm maior chance de desenvolver complicações de saúde, não é uma ferramenta precisa para medir a gordura corporal ou avaliar a saúde porque não diferencia do que seu peso corporal é composto.

A razão pela qual isso é importante é que, embora a gordura e o músculo tenham o mesmo peso, o músculo é significativamente mais denso do que a gordura corporal . Isso significa que 15 quilos de músculo ocupam muito menos espaço do que 15 quilos de gordura.

Então, o que isso significa para a pessoa média que busca se manter saudável? Bem, se você for simplesmente isso: mediano (nem atlético nem acima do peso), o IMC pode ser um indicador bastante bom para medir se você está com um peso saudável. Mas se você for um pouco atlético, ou se levar uma vida razoavelmente sedentária, o IMC pode ser enganoso.
 

Pegue um atacante estrela da NFL. Com 118 quilos, ele teria um IMC de 28,8 - e de acordo com a Organização Mundial da Saúde, um indivíduo com uma pontuação de IMC de 30 é classificado como “obeso”. Mas você não o consideraria quase obeso ao vê-lo correr para longe da defesa da NFL.

E quando olhamos para os níveis de gordura muscular e corporal, os resultados da composição corporal são concordantes.
 

As medidas de massa muscular e percentual de massa muscular mostram um indivíduo com alta massa muscular esquelética e baixo percentual de gordura corporal (12,7%).


A razão de seu peso corporal ser tão alto é que mais da metade de seu peso é composto de músculos. Embora o IMC possa não ser uma ferramenta de medição precisa para atletas profissionais, você pode estar se perguntando o que isso tem a ver comigo.


Bem, se você for como milhões de trabalhadores de escritório brasileiros que não estão fazendo exercícios o suficiente, o IMC pode estar lhe dando uma falsa sensação de segurança.


Por exemplo: imagine ser um trabalhador de escritório médio como 63 quilos para uma pontuação de IMC de 23,1: solidamente na faixa de IMC “normal”. Essa pessoa pode querer melhorar seu nível de condicionamento, mas não tem uma alta prioridade porque seu IMC ainda é muito bom.


Sabe-se que adultos sedentários que trabalham em escritórios e não praticam exercícios perdem massa do músculo esquelético, especialmente nas pernas. Juntamente com um aumento semelhante na gordura corporal, isso pode levar a altos percentuais de gordura corporal, mesmo em indivíduos com peso corporal e IMC “normais”. Essa condição é chamada de gordura magra e, devido à nossa dependência da medição do peso corporal e do IMC, muitas vezes não é detectada.

As medidas de massa muscular e percentual de massa muscular mostram um indivíduo com baixa massa muscular esquelética e alto percentual de gordura corporal (31,1%).

Esses indivíduos correm o risco de ter algumas das mesmas complicações de saúde que as pessoas visivelmente acima do peso, com valores de IMC acima de 25. Essas complicações de saúde podem incluir doenças cardiovasculares , pressão alta, diabetes e muito mais.

Então, faz sentido que, em um estudo canadense com 50.000 pessoas, tenha sido descoberto que um IMC baixo não correspondia necessariamente a uma taxa de mortalidade mais baixa .


Como você verificar sua composição corporal?

Esperançosamente, agora já o convencemos da importância de usar algo mais avançado do que uma balança ou IMC. Felizmente, existem muitos métodos para determinar a composição corporal. Mas o mais acessível e preciso é a Análise de Impedância Bioelétrica (BIA).

A máquina funciona enviando uma pequena corrente elétrica para uma pessoa e medindo a oposição dessa corrente (impedância) à medida que ela viaja pela água do corpo. Uma vez que a impedância é medida, a composição corporal é calculada. 

Os dispositivos BIA variam amplamente em qualidade e precisão , sendo os da marca Inbody referência mundial e disponível na Performa.


Como as medidas da BIA funcionam medindo a água corporal, muitas informações úteis podem ser relatadas. Embora quase todos os dispositivos BIA informem a porcentagem de gordura corporal, alguns dispositivos podem ir muito mais longe e informar o peso corporal em água, a massa muscular esquelética, a massa magra e muito mais.
 

Esperançosamente, isso ajuda você a uma compreensão geral da composição corporal. Saber sua composição corporal é o primeiro passo para melhorá-la, então, se você puder, agende um teste de composição corporal em breve. Os resultados do teste de composição corporal podem ajudá-lo imensamente a entender seu peso, melhorando sua saúde geral e ajudando você a atingir seus objetivos de condicionamento físico. Fale com a Performa. Temos horários na agenda para não clientes. Para clientes, o agendamento é automático no APP Performa.