Ao entrar em nossa sala Orange você enxerga várias cores piscando em 2 monitores grandes. Esta é a nossa tecnologia de monitoramento de freqüência cardíaca capturando o desempenho de nossos alunos em tempo real. Mas o que essas cores realmente significam para você?


Primeiramente vamos analisar o que as cores na tela representam:


Zona azul ( -60% da freqüência cardíaca máxima): esta zona é de repouso, quando você ainda está começando a movimentar o seu corpo.
 

Zona verde (61-70% da freqüência cardíaca máxima): esta zona é especificamente voltada para exercícios de aquecimento e relaxamento. Você está preparando seu corpo e mente para um treinamento intervalado de alta intensidade.

Zona amarela (71-83% da freqüência cardíaca máxima): nesta zona, você atingiu um ritmo desafiador, mas factível. Isso é o que chamamos de “ritmo básico”, um ritmo que você pode manter por 20-30 minutos no total. Seu corpo começa a queimar gordura e carboidratos.

Zona laranja (84-91% da frequência cardíaca máxima): é aqui que a mágica acontece e onde você atinge o “EPOC” (Consumo de Oxigênio Pós-Exercício). É o que chamamos de “Efeito laranja". A cada aula de 60 miutos o objetivo é permanecer pelo menos 20 minutos nesta zona para continuar a queimar calorias até 36 horas após o fim do treino.

Zona vermelha (frequência cardíaca máxima de 92-100%): esta zona ocorre organicamente e pode ser alcançada durante os esforços intensos e rápidos, quando você já está cansado (a) e usando a energia restante em seu corpo. 
 


A Performa investiu nesta ferramenta para seus clientes obterem percepções de seu desempenho e embarcarem em um caminho de melhoria contínua. 


Lembre-se sempre: se você não pode medir, você não pode melhorar! 



Agora que você sabe o que as cores das telas significam você pode estar se perguntando:


1: Se eu treinar nas zonas azul e verde significa que não consegui nada? 
Você ainda se torna mais saudável nas zonas verde e azul do que continuar sedentário. Você está preparando seu corpo para uma maior taxa metabólica, mas nesta frequência ainda não queima gordura. Não se desespere! Sua jornada de preparação física não começa hoje e termina amanhã. É uma maratona, não uma corrida.
 

2: Se eu treinar a aula toda nas zonas laranja e vermelha estarei obtendo o máximo do meu treino? 
Certamente não. A menos que você seja um hamster girando ativamente a roda até a exaustão física, seu objetivo não deve ser viver nas zonas laranja e vermelha os 60min da aula. Ao fazer isso, você está levando seu corpo ao limite, causando um nível excessivo de estresse físico e emocional em seus músculos e ligamentos. Não se deixe enganar pelo desejo irresistível de se forçar ao extremo e depois desanimar pelo fato de que seus colegas de aula estão progredindo mais rápido do que você e não estão se matando nas aulas. Você deve ouvir seu próprio corpo e a instrução de seu treinador.


Orange é um treino baseado na frequência cardíaca de 5 zonas, e sua base é o treinamento intervalado, o que significa que há flutuações na frequência e intensidade cardíaca. Essas variações são o que cria um déficit de oxigênio no corpo, de modo que você continua a queimar calorias no pós-treino. Ao mesmo tempo que você deve se desafiar ao máximo durante o treino, também precisa garantir que está permitindo ao seu corpo o tempo adequado para se recuperar entre os esforços. Isso garante que você se desafie mais durante os momentos de aceleração que seu instrutor orientar.

Pense no seu ritmo básico, a zona amarela, como a estrutura básica da sua casa. As paredes que adicionam uma estrutura à sua casa acabarão por desmoronar se não estiverem situadas em uma base sólida. Somente depois de ter trabalhado para construir seu "ritmo de base", você poderá aproveitar os benefícios da Zona Laranja. Na Zona Amarela, você colhe os benefícios de filtrar mais oxigênio através de suas células, o que acabará levando a mais momentos de tempo em Zona Orange.

Dica: uma das melhores maneiras de medir o progresso nas aula é prestando atenção na rapidez com que sua frequência cardíaca volta da zonba Orange para as zonas verdes e azul durante a recuperação. Conforme você fica mais condicionado, sua frequência cardíaca cai um pouco mais rápido. 

Quer saber mais sobre Orange? Clique Aqui.