A estação mais fria do ano chegou, e com ela muitas vezes também vem a preguiça de acordar cedo para o treino ou sair de casa para fazer exercícios. É compreensível, considerando que no inverno é muito mais atraente ficar em casa, debaixo das cobertas, vendo um filme e curtindo o tempo livre com família e amigos. A verdade é que tudo isso pode ser feito, mas sem deixar de lado também uma parte importante da sua vida: sua saúde.
 

Porém, apesar da disposição e do termômetro não entenderem-se bem nessa época do ano, deixar o treino de lado seria, além de ruim para sua saúde, um desperdício. Isso porque você perde a chance de aproveitar uma característica do inverno que poucos conhecem: a de ser a melhor estação do ano quando o assunto é melhorar a saúde e dar um gás no emagrecimento, se esse for o seu objetivo. Estudos apontam que realizar um treino sob baixas temperaturas traz diversos benefícios para a saúde, que vão muito além do gasto de calorias, que pode chegar a até 30% a mais no inverno do que no verão.

 

Pensando nisso, preparamos esse texto com algumas das principais de realizar seu treino na época mais fria do ano. Confira:

 

Maior gasto calórico: como já falamos nesse texto, o gasto de calorias no inverno é consideravelmente maior do que nas estações quentes, podendo ter um aumento de até 30%. Isso acontece porque, com a baixa das temperaturas, seu corpo precisa consumir mais calorias para se aquecer, o que aumenta o gasto calórico. É por isso que no inverno dá ainda mais vontade de comer alimentos com alto teor de calorias: é o seu organismo avisando que o metabolismo está funcionando de forma mais rápida. Aproveite o gasto calórico extra para apostar em uma rotina equilibrada de exercícios.

 

Combate o mau humor: é comum que o inverno traga consigo sentimentos como o de tristeza e desânimo. Basta olhar os índices para verificar que, nos lugares onde o frio é maior, a depressão é mais presente. Praticar exercícios nesse período, portanto, pode ser uma ótima solução, pois o treino aumenta a concentração de endorfina no seu corpo, proporcionando uma sensação de felicidade e bem-estar. E uma mente saudável também é resultado de um corpo saudável.

 

Mais qualidade no sono: estudos realizados pelo Instituto do Sono de São Paulo comprovam que exercícios físicos podem auxiliar em diversos tipos de privação de sono, e até mesmo melhorar sua qualidade. Pessoas que realizam treinos com frequência dormem melhor e tem maior atenção durante o restante do dia. Portanto, fazer atividades físicas no inverno, estação em que nosso corpo está mais cansado e que muitas vezes a preguiça é dominante, pode ser um ganho e tanto para sua saúde.

 

Previne o sedentarismo: ficar embaixo das cobertas no inverno é muito bom, mas deixar de lado o treino pode acabar com o seu condicionamento físico. Aproveite que na estação do frio você está coberto de roupas e que seu corpo libera mais suor e fique longe do sedentarismo, doença que vem acometendo cada vez mais pessoas em todo o mundo. Ao deixar de se movimentar no inverno, as funções mais básicas do seu corpo também podem ser afetadas, gerando repercussões que atingem articulações, músculos e até ossos. Tudo isso pode leva-lo a problemas como atrofia muscular e aumento do risco de doenças ósseas, como a osteoporose.

 

Fuja de doenças: além de todos esses benefícios, fazer seu treino durante o inverno pode ajudar a prevenir doenças típicas da época, como gripes e resfriados. Isso porque praticar atividades físicas regularmente aumenta a imunidade do seu organismo, deixando-o mais forte e preparado para enfrentar os dias frios que virão.

 

E se você deseja começar o inverno com tudo, a gente te ajuda. Basta clicar aqui para receber uma semana de aulas grátis e começar a melhorar sua saúde com o melhor treino possível. Vem ser Performa!