O exercício regular reduz em mais de um terço as chances de morrer de doenças infecciosas como a Covid-19 e torna as pessoas 31% menos propensas a pegar o vírus, descobriu um grande estudo divulgado esta semana.

O primeiro estudo do mundo sobre a ligação entre exercício e imunidade Covid-19 sugeriu que as pessoas precisam fazer atividades 30 minutos por dia, cinco dias por semana, ou 150 minutos por semana de exercício semanal, tenham algum desafio cardiorrespiratório.

As atividades recomendadas incluem exercícios de caminhada, corrida, ciclismo e fortalecimento muscular. Essa atividade física também pode tornar as vacinas até 40% mais eficazes, disse uma equipe internacional de pesquisadores, liderada pela Universidade de Glasgow Caledonian (GCU).

Os cientistas concluíram que a quantidade recomendada de exercício pode resultar em uma "redução de 31% no risco de doenças infecciosas como o Covid-19, uma redução de 37% no risco de morte como consequência de doenças infecciosas como o Covid-19 e um aumento na eficácia da vacinação contra doenças virais como o Covid-19".

O líder do projeto, professor de dinâmica do comportamento em saúde sebastien Chastin, disse que eles descobriram que a atividade física "fortalece a primeira linha de defesa do sistema imunológico humano e uma maior concentração de células imunes".

A pesquisa "extremamente significativa" "poderia ajudar a reduzir o número de pessoas contraindo Covid-19 e morrendo por isso". É, segundo ele, "a primeira pesquisa que comprova a atividade física regular protege você contra doenças infecciosas".

Ele acrescentou: "Descobrimos que o exercício regular onde você fica sem fôlego aumenta sua imunidade a doenças infecciosas em 31% e aumenta o número de células imunes no corpo na primeira linha de defesa que é a camada mucosa de anticorpos. "A mensagem clara é permanecer ativo - não é apenas bom para sua saúde mental e geral, mas agora temos a prova de que também é bom para aumentar sua imunidade."

Tem que ser um compromisso regular, disse ele, com o benefício adicional de que "se você adicionar atividade física ao seu programa de vacinação aumenta a potência da vacinação".
"Estamos recomendando um programa de atividade física de 12 semanas antes da vacinação, o que poderia resultar em uma imunização 20 a 40% mais eficaz."

O grupo, que incluiu imunologistas e epidemiologistas de renome mundial, realizou uma revisão sistemática em larga escala de 16.698 estudos epidemiológicos mundiais publicados entre janeiro de 1980 e abril de 2020. A pesquisa foi publicada na revista Sports Medicine.