Richard Morgan, um irlandês de 93 anos, protagonizou um estudo de caso patrocinado pela Universidade de Limerick, surpreendendo cientistas com sua notável saúde e vitalidade.

Aos 93 anos, Morgan exibe uma forma física comparável à de um homem de 40 anos, destacando o potencial do corpo humano para se adaptar e prosperar com o exercício em qualquer idade. Seu impressionante desempenho como tetracampeão mundial de remo indoor ilustra vividamente essas lições sobre o envelhecimento e a importância do condicionamento físico.

O estudo, recentemente publicado no Journal of Applied Physiology, mergulha na rotina de treinamento, dieta e fisiologia de Morgan, revelando um homem cujo coração, músculos e pulmões refletem um estado de saúde invejável. Apesar de ter sido um ex-padeiro e fabricante de baterias, Morgan só começou a praticar exercícios regularmente aos 70 anos, principalmente em seu galpão no quintal.

Mesmo com um início tardio, Morgan acumulou realizações notáveis, remando o equivalente a quase 10 voltas ao redor do mundo e conquistando quatro campeonatos mundiais. Essas façanhas levantam questões intrigantes sobre os efeitos do exercício na terceira idade e como ele pode impactar o envelhecimento.

Bas Van Hooren, pesquisador da Universidade de Maastricht, destaca a importância de estudar idosos ativos para entender o envelhecimento. Muitas incógnitas permanecem sobre a biologia do envelhecimento e se o declínio físico associado à idade é inevitável ou em parte atribuível à falta de atividade física.

O caso de Richard Morgan oferece não apenas inspiração, mas também insights valiosos sobre como abordar o envelhecimento com vitalidade e saúde. Seu exemplo ressalta a importância de adotar hábitos de vida saudáveis e a capacidade de transformar a própria saúde em qualquer fase da vida.

Praticar exercícios 40 minutos por dia

Talvez o mais impressionante seja o fato de ele ter desenvolvido essa aptidão com uma rotina de exercícios simples e relativamente abreviada, observaram os pesquisadores.

Consistência: Toda semana ele rema cerca de 30 quilômetros (cerca de 18,5 milhas), em média cerca de 40 minutos por dia. Uma mistura de treinamento fácil, moderado e intenso: cerca de 70% desses treinos são fáceis, com Morgan quase sem trabalho. Outros 20% estão num ritmo difícil mas tolerável, e os 10 restantes numa intensidade total e pouco sustentável.

Treinamento com pesos: Duas ou três vezes por semana, ele também treina com pesos, usando halteres ajustáveis ​​para completar cerca de três séries de estocadas e roscas, repetindo cada movimento até que seus músculos estejam cansados ​​demais para continuar.

Uma dieta rica em proteínas: Ele ingere muita proteína , seu consumo diário excede regularmente a recomendação dietética usual de cerca de 60 gramas de proteína para alguém com seu peso.

VEJA TAMBÉM

Aprenda a remar certo

Os benefícios do remo indoor

Veja quais são os 12 melhores suplementos para quem treina

6 coisas que você pode fazer para vencer o desânimo