“Sentimento de grande afeição, simpatia, apreço entre pessoas ou entidades.”

Assim é definida a amizade. Ao longo dos anos, amigos estão presentes em nossa vida e desempenham um papel importante nela. Um dos motivos das amizades serem importante é a interação, seja mantendo amigos antigos ou conquistando novas amizades, ela proporciona efeitos psicológicos positivos para a nossa vida.

É por isso que dizem: “se você quiser viver por mais tempo, faça novas amizades”. Não é um bordão de autoajuda, e sim, uma afirmação de cientistas da Universidade de Austin (Estados Unidos). Isso porque foi comprovado que as pessoas que interagem mais com amigos e conhecidos têm bons índices de saúde e bem-estar emocional (a pesquisa foi realizada com idosos, e a constatação foi exatamente esta).

Acontece que, ao interagir com novas pessoas, acabamos encontrando novos amigos, e aumentando, além do emocional, nossa saúde e qualidade de vida. Afinal, conhecer novas pessoas nos traz novos assuntos, novas descobertas e mais conhecimento, resultando em um bem-estar para a mente, para o corpo, para o emocional e para o coração.
 

Bem-estar emocional

Mas você sabe porque é fundamental que tenhamos um bem-estar emocional? Muito se fala sobre a importância de buscar o bem-estar e a felicidade, entretanto, repetidas vezes deixamos para segundo plano por conta da rotina e da correria do dia a dia. Porém, não se trata apenas de ter uma vida profissional de sucesso ou de ter um bem-estar físico, mas sim, equilibrar todos os aspectos: sociais, intelectuais, ambientais e emocionais. Afinal, o conjunto da obra é o que determina o seu nível de qualidade de vida e bem-estar emocional.

Mas como colocar em prática hábitos que auxiliem a conquistar tudo isso? Elencamos algumas dicas para explicar para você como alcançá-los. Confira:
 

Mantenha hábitos saudáveis: buscar por uma alimentação mais equilibrada e com alimentos saudáveis é uma dica que traz mais qualidade para a sua vida. Opte por frutas, verduras e cuide com açúcares e gorduras. Beba bastante água e evite fumar ou ingerir bebidas alcoólicas em excesso.
 

Tenha relações saudáveis: mantenha perto de você somente pessoas que trazem boas vibrações para a sua vida. Respeite as crenças e culturas de cada um e aprenda com eles novas descobertas e conhecimentos. Interagir faz bem para o seu emocional!
 

Controle suas emoções: respeite suas emoções, mas aprenda a controlá-las. Fique sempre perto das energias positivas e longe das negativas. Ter inteligência emocional e olhar para as situações de várias formas faz com que você reaja melhor a elas.


Relaxe: sempre que puder leia um livro, assista um filme, descanse, escreva ou busque formas de relaxar. Tirar um tempo para você é uma forma de animar a mente e renovar as energias do seu corpo.
 

Pratique exercícios físicos: praticar algum esporte é sinônimo de bem-estar físico e mental. Por isso, vá à academia ou faça uma caminhada. Esses exercícios ajudam a liberar energia e adrenalina acumuladas. É também uma forma de estar de bem consigo mesmo e com o seu corpo.

 

Quer receber mais informações e novidades? Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que acontece na Performa.