Adotar a prática regular de atividade física promove inúmeros benefícios para vida que vão desde a melhora da saúde até a promoção do bem-estar emocional. O que muita gente não sabe é que ser uma pessoa ativa fisicamente também é sinônimo de vida longa e envelhecimento saudável.

Neste post, vamos apresentar os principais motivos para você se exercitar e garantir mais qualidade de vida. Continue a leitura!
 

Melhora o condicionamento físico

Depois de uma certa idade, a respiração tende enfrentar mais dificuldade. No entanto, a prática de atividades físicas, sobretudo os exercícios aeróbicos, podem trazer melhorias significativas nesse e em outros sistemas do corpo humano.

Corridas, pedaladas, aulas de dança ou musculação, por exemplo, aumentam a resistência cardiovascular, resultando em uma boa oxigenação das células. Além disso, melhoram o humor e a motivação.
 

Aumenta a força e a coordenação

Atividades como a musculação e o treinamento funcional são importantes pois trabalham diferentes aspectos no corpo humano.

Treinos regulares favorecem o ganho muscular e o fortalecimento esquelético. Além disso, impactam de forma positiva no ganho de força e na melhora da coordenação motora, características que garantem mais equilíbrio, especialmente nos idosos.

Praticar exercícios físicos também é bom para a flexibilidade e para o movimento das articulações. Para obter esses benefícios, é importante adaptar os exercícios de acordo com cada fase da vida e ter sempre a orientação de um profissional de educação física.


Previne doenças

Outra influência dos exercícios físicos no envelhecimento saudável é sua atuação na prevenção de doenças.

Pessoas ativas correm menos risco de desenvolverem problemas cardíacos, como hipertensão e infarto; doenças de origem metabólica, como o colesterol e diabetes; e até mesmo alguns tipos de câncer. Além disso, atividades físicas também ajudam na saúde dos sistemas reprodutor, digestivo e nervoso.
 

Traz benefícios para a pele

A partir dos 25 anos, a pele inicia o processo natural de envelhecimento em decorrência da perda de colágeno e também da exposição ao sol, poluição e vento, por exemplo. O que muita gente ainda não sabe é que se exercitar auxilia retardando esse processo, uma vez que os exercícios aumentam o fluxo sanguíneo por todo corpo.

Com isso, a pele tende a produzir mais colágeno, o que confere mais elasticidade, brilho e hidratação para a pele.
 

Melhora a saúde dos ossos e das articulações

Fazer do treino a sua rotina também impacta positivamente na prevenção de doenças dos ossos, como a osteoporose, que afeta, sobretudo, pessoas com mais de 60 anos, principalmente mulheres.

Além disso, a atividade física promove o fortalecimento ósseo, dos tendões, ligamentos e articulações. Também aumenta a concentração de minerais nos ossos, garantindo mais força e estabilidade para o corpo.

Como vimos, exercitar-se vai muito além de preocupações estéticas — tudo é uma questão de saúde e bem-estar. Agora que você já sabe como as atividades físicas influenciam no envelhecimento saudável, pense a longo prazo e comece uma rotina saudável!
 

Se você gostou do post e quer conhecer mais dicas para manter uma rotina de treinos e dieta equilibrada, saiba quais são os cinco alimentos com calorias negativas para incluir na alimentação.