Com a chegada do inverno, parece quase impossível não sofrer com aqueles dias de gripe, à base de sopas, chás, remédios e muita roupa quente. É verdade que temperaturas mais baixas nos tornam mais suscetíveis a alguma doença, mas tudo isso tem a ver com a nossa imunidade.

Ou seja, cuidando bem dela, é possível passar um inverno sem gripes ou resfriados e não precisar abrir mão das atividades diárias como as saídas com amigos, viagens e até mesmo a ida à academia.

Por isso, além de tomar vacinas que protegem seu organismo dos principais vírus, uma alimentação rica e balanceada somada à prática constante de atividades físicas também são essenciais para o fortalecimento do seu sistema imunológico, dando adeus à imunidade baixa.

Geralmente, os sintomas de imunidade baixa incluem infecções, febre e calafrios, facilidade em adquirir gripes e resfriados, cansaço excessivo, diarreia, náuseas e até vômitos. Suas causas estão relacionadas com a falta de uma boa alimentação e o sedentarismo, causando diversos tipos de malefícios ao organismo.

Por isso, listamos a seguir, algumas medidas para você proteger sua imunidade e aproveitar o inverno da melhor forma possível, trabalhando, exercitando-se, saindo com as pessoas que você e gosta e, principalmente, ficando longe dos espirros. Confira:

 

Se alimente bem: se você acompanha os textos da Performa, sabe que a alimentação saudável influencia em tudo, principalmente na nossa saúde. Para deixar a imunidade sempre em alta no inverno, prefira alimentos in natura, como frutas, brócolis, gengibre, espinafre, frutos do mar, chás que aumentam a defesa do seu corpo, vegetais e hortaliças em geral. Além disso, abuse da água, porque um corpo desidratado também contribui para o aparecimento de qualquer doença.

 

Lave bem as mãos: parece conselho de mãe, e na verdade é mesmo, pois sempre são os melhores. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o hábito de higienizar as mãos reduz em 40% o perigo de algum tipo de doença, como gripes, diarreias, conjuntivites e etc. Somente água e sabão são necessários para livrar-se de bactérias e vírus adquiridos a partir do contato com pessoas ou objetos infectados. Sua imunidade agradece!

 

Mastigue mais: talvez você não saiba, mas a mastigação é uma importante aliada contra bactérias. Isso porque, de acordo com um estudo da autora Joanne Konkel, divulgado no Journal Immunity, mastigar auxilia na liberação de um tipo específico de células T na boca, a Th17. Essa célula protege e defende você contra a ação de bactérias e fundos, melhorando sua saúde bucal e contribuindo para uma imunidade saudável. Já pensou?

 

Durma bem: descansar o suficiente, entre sete e nove horas por dia, é muito importante para manter a imunidade em dia. De acordo com estudo realizado na Universidade da Califórnia, pessoas com privação de sono têm até 4,5 vezes mais risco de contraírem gripes ou resfriados, ou seja: imunidade baixa. Uma das razões para isso é que dormir mal aumenta a liberação de um hormônio chamado cortisol, ligado ao estresse e que interfere na defesa celular do corpo. Dormir pouco também pode comprometer a produção de corticoides, que atuam como anti-inflamatórios e são fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Entendeu a importância de passar um bom tempo aproveitando o quentinho das cobertas?


Exercite-se, exercite-se, exercite-se: por último mas não menos importante, é ideal para a sua imunidade que você realize exercícios constantemente. Essenciais para o bom funcionamento do corpo, as atividades físicas aumentam a oxigenação das células, inclusive das imunológicas, que protegem seu organismo de todo o tipo de doença.

 

O exercício físico também auxilia o corpo a se defender e suportar, devido aos limites desenvolvidos e ultrapassados durante o treino. Se o exercício for regular, há uma melhora significativa da imunidade, auxiliando na prevenção ou tratamento de vários males. E lembre-se: não realize exercícios sem informação. Busque acompanhamento e profissionais especializados para ajudar você a entender qual rotina é a mais adequada e dê adeus a imunidade baixa.

 

Quer melhorar ainda mais a sua imunidade com uma rotina de exercícios do jeito que só a Performa pode oferecer? Clique aqui e informe-se!