Vamos começar com a dura verdade. Você não pode controlar totalmente se pega um resfriado, gripe ou COVID-19. Você também não pode controlar como seu corpo reagirá quando for exposto a um patógeno.

Existem muitos fatores diferentes que determinam a resposta do seu corpo. Alguns podem impactar, como deficiências de nutrientes e sedentarismo. Outros você não pode fazer nada, como sua idade.

Mas mesmo entre os fatores que você pode influenciar, nenhum ajuste pode controlar 100% um sistema tão complexo. A menos que exista uma vacina comprovada ou terapia medicamentosa.

Nenhum suplemento mágico, superalimento, plano de dieta ou rotina de exercícios pode garantir que você se 100% mantenha saudável o tempo todo. 

No entanto, há boas notícias: no que diz respeito ao seu sistema imunológico, suas ações diárias podem fazer uma diferença significativa.

Ao praticar consistentemente comportamentos saudáveis, você pode:

1: reduzir sua exposição e suscetibilidade

2: ajudar a otimizar sua função imunológica ao longo do tempo

3: preparar melhor seu corpo para lutar contra invasores estrangeiros

Além disso, focar em comportamentos saudáveis pode ajudar você a se sentir um pouco mais no controle. E isso pode ajudar a aliviar a ansiedade e o estresse que vêm com toda a incerteza.


Nossa sugestão para aumentar a imunidade: priorize os pilares de um estilo de vida saudável.

1: Coma principalmente alimentos minimamente processados

2: Obtenha proteínas, frutas e vegetais suficientes (não sabe como? contrate um nutricionista)

3: Consuma um número adequado de calorias (para evitar ou perder o excesso de gordura corporal)

4: Faça exercícios regularmente

5: Reduza o tabagismo e / ou consumo excessivo de álcool

6: Durma o suficiente

7: Gerencie o estresse
 

Com tudo isso em mente, a Precision Nutrition, dos Estados Unidos, criou um infográfico com foco na imunidade para dar a você um plano de jogo para agir. É importante ressaltar que você não precisa fazer tudo o que sugerimos neste infográfico. 
 

Comer proteína em todas as refeições é difícil o suficiente por si só. Algumas pessoas têm muito menos tempo para malhar do que costumavam, pois estão ocupadas estudando em casa ou trabalhando em turnos duplos. Outros têm níveis de estresse MUITO mais altos do que antes. Portanto, escolha as estratégias que façam mais sentido e pareçam viáveis ​​para você agora. Você sempre pode incorporar outros mais tarde. E lembre-se: não há nada de errado em começar aos poucos. É aí que muitas vezes começa um grande progresso.


LEIA TAMBÉM

Preocupado com o condicionamento na pandemia?

Atividade física é mais importante que comer bem e não fumar, revelam estudos