Muitas pessoas desistem da atividade física devido à falta de motivação ou mesmo pela dificuldade de incluir os exercícios em sua rotina de trabalho ou estudos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda pelo menos 150 minutos de atividade moderada por semana, mas, por diversos motivos, nem todo mundo consegue seguir a orientação.

Recentemente, no entanto, tem sido bastante debatida uma outra forma de se exercitar que une diversas vantagens: o treino de alta intensidade (HIIT).

Você já ouviu falar nessa modalidade? Neste artigo, você vai descobrir o que é treino de alta intensidade e conhecer cinco razões para incluir esse tipo de exercício em sua rotina de treino. Está preparado? Vamos lá!
 

O que é treino de alta intensidade

Também chamado de HIIT (High Intensity Interval Training, ou Treino Intervalado de Alta Intensidade, em português), o treino de alta intensidade consiste na prática de determinado exercício em um curto período de tempo, porém, de maneira mais intensa.

De maneira simplificada, podemos dizer que os exercícios em HIIT são feitos da seguinte maneira: você o executa em sua intensidade máxima durante um curto período de tempo (um minuto, por exemplo), depois alterna com o mesmo exercício em ritmo moderado durante período igual ou maior ao momento anterior. Essa técnica pode ser aplicada em exercícios como corrida, pular corda, bike, exercícios funcionais, dentre outros.
 

Benefícios da modalidade para a saúde

O treino de alta intensidade tem despertado o interesse de diversos pesquisadores, que atestam que a prática de alguma atividade física por curtos períodos de tempo, em ritmo elevado, apresenta melhores resultados do que passar horas em cima de uma esteira, por exemplo.

Uma pesquisa da Unicamp demonstra que a modalidade pode trazer melhoras cardiorrespiratórias para um público maior. O estudo comparou pessoas submetidas ao HIIT e ao treino tradicional, com menor intensidade e sem intervalos para recuperação. Apenas 5,8% dos participantes não responderam positivamente ao HIIT, enquanto, no treino tradicional, esse número foi maior: 22,8%.
 

5 motivos para aderir ao treino de alta intensidade


Ainda não está convencido da eficácia dos exercícios de alta intensidade? Então veja, a seguir, cinco razões para aderir a eles:
 

1. Eficiência

A desculpa da falta de tempo não vale nesse caso, já que apartir de 15 minutos de exercícios realizados, três vezes por semana, permitem mais resultados do que caminhar ou correr moderadamente por uma hora.

Além disso, é possível ganhar condicionamento físico e capacidade aeróbica em apenas duas semanas de prática, diferentemente dos exercícios tradicionais, nos quais são necessárias cerca de seis semanas.


2. Praticidade

Faça o exercício onde quiser e sem ajuda de aparelhos! Sim, uma grande vantagem dos exercícios de alta intensidade é que você possui infinitas possibilidades de movimentos que, na maioria das vezes, não dependem de aparelhos ou de você estar na academia propriamente dita. 

Você pode treinar tanto na academia quanto em parques ou praças: o importante é adaptar o exercício para sua capacidade máxima!
 

3. Maior queima de gordura

Diferentemente dos exercícios aeróbicos convencionais, com o HIIT, o corpo continua queimando gordura durante o período de intervalo e por até 36 horas após a prática, como é o caso de Orange Zone, Bootcamp, Eliminator, Remo Indoor, e vários outros treinos da Performa. Com essa aceleração do metabolismo, a chance de emagrecer com o exercício, quando aliado a uma vida saudável, é bem maior.


4. Fortalecimento do coração

Durante o treino intervalado, seu corpo tende a chegar às zonas anaeróbicas (quando há a dificuldade de respirar e o coração dispara). Com isso, após um período de tempo adotando a técnica, o sistema cardiorrespiratório se torna mais forte, fazendo com que você adquira mais resistência aos esforços — como mostra a pesquisa que apresentamos anteriormente.
 

5. Ampliação dos limites

O treino curto e de alta intensidade exige muita concentração do praticante e um trabalho duro o tempo todo. Com o passar do tempo, você vai se sentir motivado a ir cada vez mais longe, ampliando os limites a serem superados.


Viu? O treino de alta intensidade oferece diversos benefícios. Que tal vencer o desânimo e experimentar? Lembre-se sempre de procurar ajuda profissional antes de iniciar qualquer atividade física.

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