Você quer levar uma vida mais saudável, aderir a uma dieta de desintoxicação e ter mais disposição no dia a dia? Sabe que se alimenta mal e já tentou seguir várias dietas, mas não obteve resultados? Fique calmo, pois é possível reverter a situação a seu favor.

O primeiro passo é saber a importância de seguir dietas saudáveis e não recorrer à práticas exageradas que só funcionam por um tempo. Reconheça também a necessidade de ser acompanhada por um profissional da saúde, como um nutricionista.

Acumulamos toxinas no organismo por meio do hábito de ingerir bebidas alcoólicas e consumir alimentos industrializados. Além disso, o fumo, a poluição e o estresse também contribuem para desencadear intoxicações que podem resultar em doenças.

Neste artigo, você vai conhecer as melhores formas para eliminar essas substâncias do corpo de forma saudável e recuperar o seu bem-estar! Vamos lá?
 

Diminua o consumo de produtos industrializados

As toxinas causadas por uma má alimentação e outros hábitos nocivos à saúde atuam como veneno para o organismo, causando diversos problemas.

Veja alguns sintomas apresentados por quem está com o corpo "intoxicado":

cansaço acompanhado de desânimo; 

cabelo sem vida;

pele opaca;

células inflamadas;

excesso de peso.


Uma das formas de eliminar as toxinas do organismo é diminuir o consumo de produtos industrializados. Geralmente, esses alimentos contêm muitos aditivos químicos, como conservantes, corantes, adoçantes, acidulantes, entre outros. Além de não serem nutritivos, também não auxiliam o bom funcionamento do metabolismo.

Para eliminar toxinas naturalmente e melhorar o metabolismo, escolha alimentos ricos em fibras, água, vitaminas e antioxidantes. Falando nisso, o que acha de acrescentar diferentes tipos de salada detox em sua rotina alimentar?


Faça a ingestão de líquidos com frequência


A dica anterior também vale para o que você bebe, ok? Sendo assim, evite bebidas que possuem muitos aditivos químicos, como:

refrigerantes;

achocolatados de caixinha;

sucos e chás industrializados.


Os sucos verdes, também conhecidos como sucos detox, são uma boa opção para ingestão diária. Por conterem ingredientes naturais, como frutas e folhas, são ricos em vitaminas e em fibras, que auxiliam no processo de digestão e melhoram o trânsito intestinal.

Além disso, é importante tomar, no mínimo, dois litros de água todos os dias. Sucos e chás naturais, assim como alimentos com grande quantidade de água, como melancia e melão, também são ótimas opções para o dia a dia!


Adicione alimentos saudáveis ao cardápio


Há alimentos que auxiliam no processo de desintoxicação, entre eles:

ovos;

salmão;

abacate;

limão;

uva;

legumes;

sementes;

couve; 

fibras.


Sempre que possível, prefira comer alimentos frescos, orgânicos e naturais, pois eles são livres de agrotóxicos e ajudam a neutralizar e a eliminar as toxinas do organismo. Já percebeu que a couve e a maçã, por exemplo, estão sempre presentes nos sucos detox?

Os benefícios da couve, especialmente, são muitos! Além de proporcionar as vitaminas A, K e C, ferro e cálcio, também atua como anti-inflamatório. A maçã, por sua vez, é rica em fibras que auxiliam no funcionamento do intestino.

Não se esqueça de que a prática de atividade física também é uma importante aliada no processo de desintoxicação. Ela aumenta a circulação sanguínea e a temperatura do corpo, fazendo com que as toxinas sejam eliminadas por meio do suor. Que tal pesquisar alguns tipos de exercício, como o boxe, e começar a praticar?


Então, já está pronto para adotar uma dieta de desintoxicação e dar início a uma vida mais saudável? Se você gostou das dicas, compartilhe este artigo nas suas redes sociais!