O inverno traz muitas mudanças para a nossa rotina, nossa saúde e nosso corpo. Além do medo de ganhar peso, devido à vontade de comer e beber alimentos mais calóricos, para esquentar o corpo, também precisamos lidar com a preguiça e a falta de vontade para praticar atividades físicas no frio.

Nesse momento, além de uma alimentação focada em pães, massas, carnes, bolos, fondues, entre outros, a vontade de consumir as tradicionais bebidas de inverno também aumenta, em especial se forem bebidas que envolvam chocolate e álcool.

O problema é que nem sempre essas opções são as mais saudáveis, auxiliando na sua saúde e na busca pelos seus objetivos. Se treinar já está difícil e a alimentação calórica predomina, uma boa opção pode se investir em bebidas igualmente deliciosas mas muito mais saudáveis para enfrentar a estação mais fria do ano e ainda manter o corpo aquecido. Pensando nisso, listamos abaixo algumas receitas de bebidas de inverno saborosas e saudáveis para você não precisar abrir mão de nada, nem passar frio ou fome. Confira!

Capuccino saudável

Opção saudável e ideal para os amantes de café. Feita de extrato de soja, é a bebida de inverno perfeita para esquentar e alimentar ao mesmo tempo.
 

Ingredientes

100g de extrato de soja em pó
1 lata de leite em pó desnatado
1 xícara (chá) de café solúvel
½ xícara de chá de cacau em pó
100g de açúcar mascavo
½ colher de chá de canela em pó
 

Modo de Fazer

Bata todos os ingredientes no liquidificador e reserve em um pote bem fechado. Quando for beber o café, pegue uma xícara de chá e adicione uma colher de sobremesa bem cheia da mistura. Adicionar aos poucos água fervente, mexendo sempre até dissolver. Servir em seguida.

 

Chocolate quente com laranja

Para os apaixonados por chocolate, temos uma opção saudável para não perder o melhor do frio e curtir uma bebida de inverno deliciosa. 
 


Ingredientes
8 xícaras (chá) de bebida de soja (leite de soja)
7 unidades de cravo da índia
2 canelas em pau, quebradas em pequenos pedaços
1 pitada de pimenta cayenne
¼ xícara (chá) de açúcar demerara
1 colher (sopa) cheia de raspa de casca de laranja
500g de chocolate amargo (70% de cacau)
 

Modo de Fazer 

Misture o leite de soja, os cravos, a canela, a pimenta, o açúcar e as raspas de laranja em uma panela grande. Leve a mistura ao fogo, mexendo sempre em fogo baixo e cuidando para não transbordar. Faça esse processo por 15 minutos até que os temperos se misturem. Pique o chocolate e coloque em uma jarra. Coe o leite temperado na jarra e mexa bem, até derreter o chocolate. Sirva em seguida.

 

Quentão sem álcool

Queridinho do inverno, o quentão geralmente é muito consumido durante o frio. O problema é que o álcool em excesso não é nada saudável para a saúde, por isso trouxemos uma opção não alcoólica para não deixar você sem aproveitar essa delícia de inverno.
 

Ingredientes
500ml de suco de uva
1 ½ l de água filtrada
1 xícara (chá) de açúcar demerara
100g de gengibre
2 pedaços de canela em pau
10 unidades de cravo
2 limões cortados em rodelas
 

Modo de Fazer

Coloque o suco, a água e o açúcar em uma panela, misturando tudo e deixe aquecendo. Coloque o cravo, o gengibre, a canela e as rodelas dos limão. Deixe levantar fervura. Após, mantenha no fogo por cerca de 10 minutos. Apague o fogo, coe a bebida e sirva.


Vinho pode, na medida certa. Não é porque você deve evitar consumir uma bebida de inverno calórica e com álcool em excesso que tudo está proibido. O vinho, por exemplo, se consumido com moderação, pode trazer diversos benefícios para a saúde, como o aumento do colesterol bom e o controle da pressão. Além disso, o que engorda no vinho é o açúcar, e alguns tipos são mais saudáveis, como o Pinot Noir e o Sauvignon Blanc, assim, você evita excessos.
 

Assim fica fácil passar pelos dias de frio sempre com uma bebida de inverno deliciosa que te esquente e garanta saúde. Além disso, é importante estar com a alimentação equilibrada e os exercícios físicos sempre em dia. Clicando aqui agora você garante a chance de conhecer o melhor da Performa. Esperamos você!