O inverno já bateu na nossa porta e o frio veio com tudo nos últimos dias. Tudo isso só nos remete a uma coisa: ficar o dia inteiro embaixo das cobertas, dormindo e comendo muito, e nos dias mais frios até cogitamos a ideia de tirar uma folguinha.

Mas o problema de tudo isso é que com a chegada do frio nosso organismo tende a ficar mais preguiçoso para conseguir estocar energia e manter o corpo aquecido, consequentemente aumentando nosso apetite e diminuindo a vontade de nos exercitarmos. Além disso ainda surgem as delícias típicas da estação, como fondue, vinho, bolo, arroz doce, rapadura e todas as outras gostosuras difíceis de resistir, estragando nossa dieta de vez. 

É aí que chega a grande pergunta: por que é tão difícil manter a forma no inverno? Basicamente são dois motivos: sentimos mais fome, já que nosso corpo precisa de mais calor para manter sua temperatura natural; e substituímos os alimentos frios por alimentos quentes mais calóricos, como farinhas e gorduras.

 

Dicas de manter o peso no inverno

Para manter o peso em dia no inverno, bem como a sua saúde, a dica principal é manter uma rotina de treinos e atividades físicas diariamente, respeitando o seu corpo e organismo, oferecendo a ele todos os nutrientes e vitaminas necessários sem preguiça ou exageros. 

Além disso, apostar em receitas que ajudem você a equilibrar a sua alimentação também é muito importante. Pensando nisso, selecionamos cinco receitas de inverno fáceis e rápidas que você pode fazer para manter a sua dieta em dia e chegar no verão com o corpo em forma. Confira:

 

SOPA RÁPIDA DE ERVILHA

Ingredientes
3 xícaras (chá) de ervilhas frescas ou congeladas
2 xícaras (chá) de caldo caseiro de legumes
3 folhas de hortelã
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo: bata os ingredientes no liquidificador. Despeje em uma panela e leve ao fogo para aquecer. Corrija o tempero se necessário. Sirva em seguida.

 

PURÊ DE BATATA LIGHT

Ingredientes
1 xícara batata inglesa cortada em cubos
1 colher (chá) requeijão light ou cottage lac free
2 colheres (sopa) leite desnatado ou leite sem lactose
Salsinha a gosto
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo: cozinhe as batatas em água. Escorra a água e amasse as batatas com um garfo ou mixer. Adicione o requeijão e o leite até o ponto desejado. Na hora de servir, salpique salsinha picada.

 

CREME DE GENGIBRE COM ABÓBORA

Ingredientes
400g de abóbora cabotiá ou outra
1/2 cebola picada
500ml de água
1 pedaço de 5cm de gengibre
Sal e pimenta do reino à gosto
Salsinha picada

Modo de preparo: coloque todos os ingredientes na panela e tampe. Quando a abóbora estiver cozida, é hora de bater no liquidificador ou mixer. Tempere a gosto. Se quiser mais ralinha, coloque mais água. Se preferir mais grossa, deixe cozinhar um pouco mais.

 

CHOCOLATE QUENTE LIGHT

Ingredientes
2 copos (600ml) de leite desnatado
2 colheres de sobremesa de amido de milho (maisena)
5 colheres de sopa de achocolatado em pó light
2 colheres de sobremesa de creme de leite light
Adoçante a gosto

Modo de preparo: misture o leite ainda frio com o amido de milho. Junte o achocolatado e ferva. Deixe esfriar um pouco e acrescente aos poucos o creme de leite, assim ele não irá talhar. Adoce com adoçante a gosto e, se achar que deve, esquente em fogo baixo.

 

SOPA DE CENOURA

Ingredientes
2 cenouras picadas e cozidas
1 talo de alho-poró
200ml de caldo de frango
1 pedaço de gengibre
½ pimenta dedo de moça picada
1 colher (chá) de mel
½ cebola picada
1 colher (sopa) de azeite
Sal e salsinha a gosto
Noz moscada ralada na hora a gosto

Modo de preparo: em uma panela, refogue a cebola e o alho-poró no azeite. Reserve. Junte no liquidificador a cenoura e o caldo de frango. Acrescente o mel, o gengibre e o refogado de alho-poró. Bata até obter um creme bem homogêneo. Volte à panela para ferver novamente. Junte a salsinha e a pimenta. Tempere com sal. Rale a noz moscada a gosto. Sirva em seguida.
 

Estas cinco receitas selecionadas podem ajudar você a manter a dieta em dia mesmo no inverno e ainda saborear refeições deliciosas. Além disso, lembre-se que é muito importante aliar a alimentação saudável com a prática de exercícios físicos para manter um corpo em forma. Por isso, realize corridas, caminhadas, treinos ou faça exercícios no conforto da sua casa, mantendo-se sempre ativo mesmo no frio. A garantia de resultados positivos é certeira.