Você sabe quais são os benefícios da beterraba para quem se exercita? A beterraba é um legume do tipo raiz que ainda não é tão popular na mesa do brasileiro, mas que se destaca pela sua cor viva e pelo sabor marcante. Mais do que isso, o alimento é rico em nutrientes, como fibras, carboidratos complexos, vitaminas A e do complexo B, e alguns minerais, como ferro, potássio, zinco, cálcio etc.

Pesquisas realizadas demonstram que a ingestão do vegetal pode melhorar o rendimento em até 10%, fazendo com que os músculos se recuperem mais rápido e aumentando a força em até 16%. De acordo com uma análise publicada na Revista de la Academia de Nutrición y Dietética de España, os atletas que consumiram 200g de beterraba antes de uma corrida (1 hora antes) correram uma média de 3% mais rápido. 

Graças a todos esses elementos, a beterraba é considerada um superalimento com propriedades anti-inflamatórias, anti-hipertensivas e antioxidantes. No entanto, o que muita gente ainda não sabe é que esse legume é um importante aliado na dieta e na prática de exercícios físicos.

Se você quer saber quais são esses benefícios, leia este artigo e entenda por que você deve incluir esse alimento em suas refeições agora mesmo!
 

Baixo teor calórico

A beterraba apresenta baixo teor calórico, já que, em uma porção de 100g, por exemplo, há apenas 40 calorias. Isso faz dela um importante aliado na dieta de quem busca a perda de gordura, com o ganho de massa magra. Soma-se a isso o fato de o legume ter uma boa porção de proteínas e fibras (cerca de 1,7g e 1,9g, respectivamente), o que faz com que ele seja um ótimo alimento para incluir nas refeições.


Elevação da performance física

O óxido nítrico é uma molécula essencial que auxilia na manutenção das células e dos órgãos do corpo. Normalmente, ele é produzido espontaneamente a partir do consumo de vitaminas e minerais, e a beterraba auxilia na produção dessa substância, pois é rica em nitrato.

Com uma boa produção de óxido nítrico, há uma melhora do fluxo sanguíneo, o que otimiza os treinos. Essas condições refletem em menos fadiga muscular após o exercício e, ainda, em um bom trabalho do coração, uma vez que o deixa mais protegido e menos sobrecarregado, mantendo a frequência cardíaca normal. Assim, você pode aumentar as séries e cargas de forma gradativa, tendo um melhor desempenho no treino.


Aumento da força muscular

Um dos grandes benefícios da beterraba na musculação é que ela tem uma substância chamada estamina. O consumo do alimento aumenta a quantidade dessa substância, fazendo com que os músculos trabalhem de forma mais otimizada, aumentando a sua força.

Outra vantagem para os músculos é que, graças às suas quantidades de proteínas e sais minerais, a beterraba auxilia no processo de recuperação muscular, melhorando a qualidade das células.
 

Aprimoramento da pele e dos tecidos

Graças ao seu poder antioxidante, a ingestão da beterraba promove uma melhora na qualidade da pele, pois aumenta a elasticidade e ainda atua no crescimento e na regeneração dos tecidos do corpo. Os antioxidantes também protegem as artérias do coração, resultando em melhores condições para o treino.

Os benefícios da beterraba na musculação podem ser obtidos a partir da sua inserção em uma rotina de reeducação alimentar, de acordo com as suas necessidades nutricionais.

Como pré-treino, o alimento é uma ótima fonte de energia, já que tem baixo índice glicêmico (consumo energético demorado). Já como pós-treino, é uma importante fonte de proteínas e outros nutrientes, que ajudam na recuperação muscular.

A maior parte dos seus benefícios pode ser obtida com a ingestão do legume cru, mas você pode adaptar o consumo da forma que for mais agradável! A dica é: tente diversas formas e inclua a beterraba no cardápio da forma que preferir, em sucos ou saladas. 


E aí, você já conhecia os benefícios da beterraba na musculação e para quem treina? Que tal contar aos seus amigos compartilhando este post em suas redes sociais?