A maioria de nós está ciente dos efeitos negativos de comer muito açúcar.Ganho de peso e diabetes garantem que o açúcar processado tenha a reputação de fazer mal à saúde.

Mas, o que acontece com seu cérebro quando você consome açúcar processado? Por que o açúcar é considerado ruim se o seu cérebro usa glicose para ter energia?

Neste artigo, nos aprofundamos no tópico do açúcar processado e como comer muito dessa substância doce pode afetar as funções do cérebro.

Vamos entender mais.
 

A diferença entre açúcar processado e açúcar 'bom'
 

Você pode estar familiarizado com diferentes tipos de açúcar. O açúcar natural é encontrado em frutas, vegetais, nozes, grãos inteiros e feijão. Essencialmente, todo o açúcar vira glicose . No entanto, os alimentos que contêm açúcar natural também tendem a ser ricos em nutrientes, incluindo vitaminas, minerais, fibras e proteínas - todas as substâncias de que o corpo necessita para uma boa saúde. Como o açúcar de origem natural geralmente não leva à ingestão excessiva, o foco de nossa discussão é o açúcar processado.


O açúcar processado , extraído da cana-de-açúcar ou da beterraba, é normalmente encontrado na forma de sacarose (uma combinação de frutose e glicose), presente em bolos, biscoitos, cereais e bebidas. O açúcar processado também está escondido em alimentos que você não pode considerar “doce”, como refeições de microondas, molho de espaguete, iogurte desnatado, ketchup e bebidas esportivas.


Embora os alimentos que contêm açúcar processado sejam uma fonte de energia, eles contêm pouco ou nenhum nutriente e podem fazer com que os níveis de açúcar no sangue subam muito.


Comer muito açúcar tem sido associado a um risco aumentado de diabetes , sinais acelerados de envelhecimento e ganho de peso - o açúcar contribui com uma média de 17% da ingestão total de calorias para adultos , enquanto a quantidade diária recomendada de calorias de açúcar é de 10%.


Por que seu corpo precisa de açúcar


Cada célula viva em seu corpo requer açúcar para ter energia. O açúcar é um carboidrato que pode existir em várias formas, incluindo glicose e frutose.


Os carboidratos são a principal fonte de energia do seu corpo. São decompostos no estômago por enzimas e ácidos, liberando glicose no intestino, onde é absorvida. Depois disso, a glicose viaja para a corrente sanguínea, movendo-se para as células por meio do hormônio insulina .


Quando a glicose chega às células, ela é usada para energia ou é armazenada. Quando uma célula recebe glicose, o oxigênio é usado para transformá-la em energia térmica: um processo chamado metabolismo aeróbio . Dependendo do que a célula requer, essa energia é liberada ou armazenada.


O nível de glicose no sangue deve permanecer em um nível consistente, monitorado por células beta em seu pâncreas. Os níveis de glicose no sangue aumentam naturalmente após a ingestão de carboidratos, resultando em células beta liberando insulina para garantir que a glicose possa atingir diferentes células do corpo.


Uma vez que seu corpo tenha usado toda a energia necessária, a glicose restante é armazenada como glicogênio. O excesso de glicogênio é armazenado como gordura, e é por isso que o consumo de grandes quantidades de açúcar está associado ao ganho de gordura.


O que acontece quando você para de comer?


Quando você não come por algumas horas, os níveis de glicose no sangue despencam e a liberação de insulina para. As células alfa encontradas no pâncreas produzem um hormônio chamado glucagon, que faz com que o fígado quebre o glicogênio armazenado, convertendo-o novamente em glicose. Além disso, seu fígado pode produzir glicose usando gorduras, aminoácidos e resíduos.
 

Os níveis de açúcar no sangue podem cair muito: uma condição chamada hipoglicemia . Isso ocorre algumas horas depois de comer, quando há muita insulina no sangue ou devido a certos medicamentos. É por isso que você pode se sentir tonto, trêmulo, ansioso ou irritado se não comer há várias horas. Comer pelo menos 15 a 20 gramas de carboidratos reverterá seus sintomas.


Funções importantes do cérebro


Seu cérebro consiste em uma massa significativa de tecido nervoso que está envolvida na maioria das funções de cada órgão do corpo. O cérebro processa informações; libera hormônios; e regula sua respiração, temperatura corporal, ciclo do sono e outras funções.
 

Seu cérebro contém cerca de 100 bilhões de neurônios que enviam e recebem informações de e para o sistema nervoso. Esses neurônios processam informações relacionadas às funções corporais, incluindo paladar, tato, visão, audição e muito mais.


Por que seu cérebro precisa de açúcar


Seu cérebro precisa de metade de todo o seu suprimento de energia devido ao seu complexo sistema de neurônios (células nervosas).
 

O cérebro requer glicose para a energia das células cerebrais. Como os neurônios não podem armazenar energia, eles precisam de um suprimento contínuo de combustível da corrente sanguínea para funcionar corretamente. Sua capacidade de pensar, aprender e recordar informações está intimamente associada aos seus níveis de glicose.


Quando os níveis de glicose no sangue estão baixos, sua capacidade de pensar com clareza é inibida, pois a produção de mensageiros químicos, chamados neurotransmissores, é reduzida e a comunicação entre os neurônios é interrompida.


Ao contrário do açúcar processado, o açúcar natural pode melhorar a saúde do cérebro, pois este requer glicose para funcionar. Quando você consome açúcar de origem natural de fontes como maçãs e bananas, o açúcar é liberado lentamente na corrente sanguínea para que seus níveis de energia sejam mais estáveis ​​e você não anseie por mais açúcar.


O que acontece com o cérebro quando você consome açúcar processado?


Já estabelecemos que os alimentos que contêm açúcar processado têm pouco ou nenhum valor nutricional; portanto, o consumo de açúcar processado tem um efeito negativo no cérebro?
 

Vamos discutir esse assunto com mais detalhes.


Existem muitos ensaios clínicos que estudam os efeitos do açúcar no cérebro.


Um estudo com cerca de 70.000 mulheres, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, descobriu que aquelas com uma dieta rica em açúcar processado tinham um risco aumentado de sofrer de depressão. Uma dieta rica em açúcar natural não se correlacionou com um maior risco de depressão.


Um estudo de 2011 examinando dois grupos de pessoas , um grupo comendo uma dieta ocidental rica em gorduras e açúcar e o outro grupo comendo uma dieta pobre em gordura saturada e açúcar, descobriu que o grupo que consumia uma dieta ocidental apresentava pior desempenho mental em relação ao hipocampo com tarefas de memória sensíveis.


Consumir açúcar também pode contribuir para que você nunca se sinta saciado, coma mais e ganhe peso. Em uma revisão sistemática, um estudo de 2006 encontrou uma associação entre bebidas adoçadas com açúcar e ganho de peso . Quando você consome alimentos, seu corpo libera hormônios que sinalizam que pode parar de comer. Mas o açúcar não.

 

O açúcar vicia tanto quanto as drogas como a cocaína?


Ambos estudos animais e humanos têm sugerido que o vício de açúcar tem semelhanças com dependência de drogas. O açúcar proporciona sensações de prazer, provenientes de uma área do cérebro chamada nucleus accumbens - a mesma parte do cérebro que drogas como a cocaína e a morfina ativam.
 

Um estudo de 2013 descobriu que os ratos responderam aos biscoitos Oreo da mesma forma que responderam à cocaína. Curiosamente, os ratos comeram o centro de creme primeiro - assim como muitos consumidores humanos fazem!

 

O que acontece com seu corpo quando você para de açúcar?
 

Por mais difícil que seja, abandonar o açúcar tem efeitos tremendamente positivos no corpo.


Um estudo descobriu que comer açúcar aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares. O estudo com pesquisa de 15 anos demonstrou que aqueles que consomem de 17 a 21% das calorias diárias de açúcares têm um risco 38% maior de sofrer de doenças cardíacas. Portanto, cortar o açúcar de sua dieta reduz significativamente o risco de doenças cardíacas.


Parar de comer açúcar também melhora seus níveis de energia. No entanto, inicialmente, a pesquisa mostrou que o abandono do açúcar pode causar uma reação corporal semelhante ao abandono das drogas devido à queda dos níveis de dopamina e aumento dos níveis de acetilcolina.

 

E quanto a substitutos de açúcar?


Os substitutos do açúcar são aditivos que adicionam um sabor doce aos alimentos, sem as calorias do açúcar. Alguns substitutos do açúcar são fabricados sinteticamente, enquanto outros são naturais. Existem vários substitutos do açúcar. Os principais tipos incluem:
 

Sucralose - este adoçante artificial é derivado da sacarose e não contém calorias. É 650 vezes mais doce que o açúcar e pode ser comumente adquirido em supermercados.

Frutose - pode ser encontrada como xarope de milho cristalino ou rico em frutose, que pode ser usado para assar. A frutose é muito mais doce do que o açúcar e tem sido associada ao diabetes precoce .

Stevia - extraída das folhas da espécie de planta stevia rebaudiana, a estévia é isenta de calorias e pode ajudar a controlar os níveis de colesterol .

Aspartame - conhecido como E952 na Europa, este adoçante artificial é 200 vezes mais doce que o açúcar e consiste em dois aminoácidos chamados ácido aspártico e fenilalanina. Ele contém 4 calorias por grama. No entanto, apenas uma pequena quantidade é necessária para adoçar os alimentos.


Embora os substitutos do açúcar possam ajudar no controle de peso e no diabetes, permitindo que uma pessoa coma algo doce com um aumento mínimo nos níveis de açúcar no sangue, existem alguns problemas de saúde.


O aspartame foi associado a câncer, demência e depressão. 

 

Açúcar é realmente tão ruim?


Como o cérebro usa metade dos recursos de energia do corpo, é essencial nutri-lo com nutrientes. Nem todo açúcar é ruim, mas como o açúcar processado não tem valor nutricional, ele traz poucos benefícios ao corpo. Estudos de pesquisa descobriram que o açúcar pode aumentar o peso e afetar negativamente a sua memória.


Embora parar de consumir açúcar processado tenha benefícios positivos para a sua saúde, incluindo a redução do risco de doenças cardiovasculares, consumir uma quantidade moderada de açúcar (ou substituto do açúcar) como parte de uma dieta saudável e balanceada, rica em vitaminas e minerais, é ideal se você quiser desfrutar uma guloseima açucarada de vez em quando.