As férias são uma época em que a família se reúne para desfrutar da companhia um do outro - e comer!

Refeições deliciosas, buffets fartos, bebida alcoólica ... não é nenhuma surpresa que manter um peso saudável é mais desafiador durante as férias do que durante o resto do ano. 

A cada ano, em média, temos a tendência de ganhar uma pequena quantidade de peso (cerca de meio quilo por ano). De acordo com algumas pesquisas , a maior parte desse peso é ganha durante a temporada de férias.

O estudo sugere que você pode controlar o ganho de peso nas férias.


Isso significa que estamos destinados a ver um número maior quando subirmos na balança em janeiro? Ou podemos manter o ganho de peso do final do ano sob controle?

Um estudo publicado no The BMJ procurou descobrir. Os pesquisadores examinaram a eficácia de uma breve (quatro a oito semanas) intervenção comportamental para evitar o ganho de peso durante o período de férias de Natal. Os pesquisadores randomizaram 272 adultos em um de dois grupos.

O grupo de intervenção recebeu uma intervenção comportamental com o objetivo de aumentar a restrição do consumo de alimentos e bebidas. A intervenção envolveu três componentes: encorajar os participantes a se pesar regularmente e registrar seu peso; fornecer estratégias específicas de controle de peso; e fornecer informações sobre quanta atividade física seria necessária para queimar as calorias consumidas em comidas e bebidas típicas de feriados. O grupo controle recebeu informações sobre vida saudável.

Os resultados mostraram que o grupo de intervenção perdeu uma média de 0,3 quilo, enquanto o grupo de controle ganhou 0,8 quilo. Isso pode não parecer muito, mas a pesquisa mostra que o ganho de peso não é totalmente perdido nos meses seguintes às férias. Embora o ganho anual seja pequeno, pode somar um aumento de 5 quilos em 10 anos.
 

10 DICAS PARA NÃO ENGORDAR NESTE FIM DE ANO
Mantenha sua rotina de refeições. Tente comer nos mesmos horários todos os dias.
Consuma baixo teor de gordura. Escolha alimentos com baixo teor de gordura, quando possível.
Não fique sem fazer nada. Que tal programar caminhadas ou corridas diárias?
Faça um lanche saudável . Escolha frutas frescas ou iogurte de baixa caloria em vez de chocolate ou chips.
Olhe os rótulos. Verifique os rótulos dos alimentos quanto ao teor de gordura e açúcar.
Cuidado com suas porções. Não amontoe comida no prato e pense duas vezes antes de fazer uma segunda porção.
Fique de pé. Levante-se por 10 minutos a cada hora.
Pense no que você bebe. Escolha água ou bebidas sem calorias e limite o álcool.
Concentre-se em sua comida. Diminua a velocidade e não coma em frente à TV ou em trânsito.
Não se esqueça de variar os alimentos. Coma pelo menos cinco porções de frutas e vegetais por dia.