A atividade física deve ser um hábito cotidiano, divertido, e fazer parte do estilo de vida da família. Lembra como era a vida até algumas décadas atrás?

Muitas vezes as telas do celular e da TV acabam sendo uma forma de 'aquietar' as crianças hoje em dia. Mas será o correto 'aquietar'? O que queremos incentivar? Desejamos que os pequenos se tornem futuros sedentários como a maioria dos adultos de hoje?

Que tal colocar a garotada para mexer o corpo e aproveitar para se exercitar também? Dê o exemplo, incentive, e o caminho será natural.

As velhas brincadeiras infantis são ótimas opções para colocar o corpo em movimento e ainda passar um tempo de qualidade com os pequenos. Além de ser uma distração, as brincadeiras são essenciais para o desenvolvimento infantil. Brincar, entre outras vantagens, ajuda a criança a melhorar a comunicação, o trabalho em equipe e os laços afetivos.

Confira uma lista de brincadeiras para incentivar as crianças a se mexerem:
 


Caça ao tesouro
Esconda algo pela casa (pode ser um brinquedo) e crie pistas para levar a criança até o “tesouro”. A primeira pista pode ser entregue em mãos e deve levar à segunda, assim por diante, até que a criança ache o objeto escondido.


Circuito
Faça um circuito cheio de obstáculos e tarefas para a criança cumprir usando o que tem dentro de casa. Inclua os móveise os brinquedos para tornar a brincadeira mais complicada. Por exemplo: a criança pode começar andando sobre o sofá e, sem colocar os pés no chão, passar para uma cadeira (sempre com a supervisão de um adulto). Dali, ir até uma bola e jogá-la três vezes dentro de uma bacia ou cesto. Então, ela anda de ré em um colchonete até um caminho feito de almofadas, distantes umas das outras, pulando sobre elas. Além de divertida, essa opção vai ajudar a desenvolver a criatividade, já que a criança pode participar da montagem do percurso.
 



Pular corda
Enquanto duas pessoas batem a corda, cada uma segurando em uma ponta, a criança deve “entrar” na corda e pular. Aos poucos podem ser acrescentadas dificuldades, como pular num pé só, tocar o chão ou “foguinho” (bater a corda bem rápido). Só cuidado para o barulho não incomodar os vizinhos. Se você mora em prédio, o melhor é brincar numa área externa.

Amarelinha
Para quem não tem um espaço onde possa desenhar com giz no chão, uma opção é fazer os quadros numerados da amarelinha com fita crepe ou com folhas de papel grudadas no chão. Para brincar, a criança deve jogar uma pedrinha (que pode ser um botão ou mesmo uma bolinha de papel amassado, por exemplo) no número 1 e pular os demais. Ao voltar, ela recolhe a pedrinha, volta ao início do jogo e lança para o próximo número. Mas atenção: não se pode pisar nas riscas ou na casa com a pedra.


Morto-vivo
Essa brincadeira é ótima para desenvolver o reflexo. Uma pessoa comanda a brincadeira ficando à frente de uma fila com os demais participantes. Quando a pessoa diz “morto”, quem está na fila se abaixa (para tornar mais desafiador, podem deitar no chão), e quando ela diz “vivo”, todos se levantam. A graça é contar com a distração dos participantes para fazê-los errar e, assim, sair da brincadeira.
 

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos e familiares!
 

Tenha outras idéias de brincadeiras neste livro!