É inegável que treinar faz muito bem para a saúde. Mas para que os resultados sejam sentidos e você alcance a boa forma, alguns cuidados importantes devem ser tomados para evitar problemas de saúde que são danosos ao nosso psicológico e nosso corpo. O excesso de exercício sem o devido descanso e feito de maneira errada pode causar a síndrome de overtraining. Você conhece esse problema?


O que causa o overtraining?

Essa síndrome é resultado de vários fatores, como o excesso de treinos em volume e intensidade exagerados e, principalmente, com o descanso feito de maneira inadequada entre as sessões de treino, não causando assim o que é chamado de teoria da supercompensação. Segundo essa teoria, a supercompensação é a fase onde o desenvolvimento da força muscular e a hipertrofia são atingidos no período entre os treinos, tanto naqueles 40 segundos parados entre um treino e outro quanto no descanso diário após a academia.

Dietas mal feitas também devem ser destacadas como uma causa da síndrome, já que uma má alimentação aliada aos descuidados citados é uma causa e tanto para o overtraining. Portanto, invista em uma alimentação saudável, rica em frutas e verduras e com a hidratação em dia, bebendo muita água ao longo de sua rotina.
 

Quais os sintomas da síndrome?

O overtraining é uma grande preocupação pelos seus sintomas que, combinados, atrapalham não só a rotina de treinos, mas também o dia a dia. Portanto, se você sente falta de ar logo no início do treino e sente dores agudas no peito durante a prática de exercícios, cuidado! Você pode estar com a síndrome do overtraining.

Além disso, há outros sintomas, como o sono ruim que é ocasionado pelo estresse dos maus treinos, por exemplo. O cansaço excessivo também é um sintoma, e atrapalha o dia todo de quem sofre com a síndrome, podendo arruinar a rotina e prejudicar a pessoa no trabalho, nos estudos e outros ambientes.
 

Como evitar?

Sabendo desses sintomas todos, fica mais fácil entender a importância de evitar a síndrome de overtraining, não é mesmo?

Por isso vale a dica de se cuidar, respeitar o seu próprio corpo e maneirar na intensidade, descansando sempre que possível e assim tendo a oportunidade de dar o máximo durante os treinos que você faz. Dessa forma alcançar a boa forma e o corpo que você deseja fica mais fácil e sua saúde agradece.

 

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