Praticar exercícios físicos é uma das ações mais importantes a favor da saúde física e mental de qualquer pessoa. Nada melhor do que utilizar energia e tempo para uma atividade que, além de fazer bem para o corpo, também traz benefícios para a mente e até para o humor. Mas, apesar disso, também é preciso entender a importância do descanso pós-treino, aquele momento de pausa para os músculos descansarem e estarem preparados para enfrentarem uma nova série de exercícios. O problema é que, muitas vezes, esse tão merecido descanso não é respeitado, ocasionando diversos problemas, entre eles o overtraining.

 

De forma resumida, o overtraining é a prática de exercícios físicos de forma excessiva, sem o descanso necessário do corpo e dos músculos. Geralmente, essa espécie de síndrome, causada a partir da desproporção entre quantidade de treino e capacidade de recuperação do corpo, coloca o organismo em vulnerabilidade, comprometendo os sistemas imunológico, endócrino, nervoso, etc.

 

Como o overtraining pode atrapalhar seu treino

 

Entre os sintomas que a exaustão pós-treino pode causar, estão fadiga, bradicardia (batimentos cardíacos irregulares), falta de motivação, insônia, irritabilidade, hipertensão, perda de peso, falta de foco, ansiedade, entre muitos outros. Todos eles prejudicam seu treino e deixam uma pergunta: vale a pena passar por alguns desses males enquanto tenta fazer o bem para a sua saúde? A resposta é sempre a mesma: não, não vale!

 

É por isso que frisamos aqui a importância de entender seu corpo e estar sempre atento às suas próprias necessidades, pensando sempre nas melhores formas de alcançar os seus objetivos com saúde e responsabilidade. Apenas por tudo isso já seria possível entender a importância do descanso para você e também para o desenvolvimento correto do seu corpo. Então colabore com seu treino e dê a ele o tempo de recuperação necessário, sempre aliando tudo isso a uma alimentação rica em nutrientes e balanceada, bem como uma rotina de treinos personalizados e orientados por um profissional de confiança.

 

Colabore com o seu treino e diversifique

 

Além de tudo o que já foi dito, existem outras formas de não sofrer com o overtraining sem deixar de lado seus objetivos e sem precisar largar o treino de mão. Nessa hora, realizar outras atividades além da musculação pode ser a saída ideal, uma vez que ainda colabora com o crescimento dos músculos e com o emagrecimento do corpo, exercitando-o de formas diferentes.

 

Para isso, é importante buscar uma academia que forneça diversas modalidades, dando a opção que o seu corpo precisa para recuperar-se sem precisar parar de se exercitar-se. Seja com danças, lutas, exercícios funcionais ou aeróbicos, sempre é possível diversificar seu treino sem esgotar seus músculos e prejudicar seu organismo.

 

Busque os mesmos resultados de formas diferentes e seja ainda mais feliz na sua rotina de exercícios! 

 

Na Performa, tudo isso é possível. Além de contar com os melhores profissionais e ter uma equipe 24/7 com você, também é possível desenvolver muitas outras atividades além da musculação, buscando resultados eficientes e nunca atrapalhando o desenvolvimento do seu corpo. Colabore com o seu treino e fuja do overtraining: venha ser Performa e ganhe uma semana grátis de teste!