Durante o inverno, com o frio chegando, é normal sentir-se menos disposto e querer deixar os exercícios de lado. Porém, nessa época do ano, seu corpo precisa ainda mais de atividades físicas para seguir funcionando da melhor maneira possível. E quem pratica qualquer tipo de exercício sabe da importância do aquecimento para o corpo antes de iniciar a atividade física. Isso porque essa etapa, que geralmente dura de 10 a 15 minutos, consiste na preparação gradual do organismo e no aquecimento dos músculos para realizar o treino da forma mais eficaz possível.

 

Mas, primeiramente, é importante entender no que consiste a prática do aquecimento. Com a função de aumentar a frequência cardiorrespiratória, ele também leva mais sangue para os músculos, preparando-os para treinos e atividades mais intensas. Nesse texto, elencamos algumas das vantagens em realizar o aquecimento antes do seu treino e de que forma o auxílio de um personal trainer pode deixar esse processo ainda mais eficiente.

 

Importância do aquecimento no inverno
No inverno, a prática do aquecimento é ainda mais importante, pois no frio os vasos sanguíneos estão menos dilatados, e a musculatura do seu corpo mais retraída. Isso sem contar que, nos períodos de frio, o corpo demora ainda mais para atingir a temperatura ideal para o treino. Além disso, em temperaturas baixas, o risco de romper ligamentos e fraturar ossos é maior, devendo-se duplicar o cuidado.

Esses riscos acontecem porque seu fluxo sanguíneo precisa cumprir um processo gradual para atingir o ponto de funcionamento, transportando oxigênio para os músculos, assim como enzimas e substâncias que auxiliam no fornecimento de energia para o seu corpo. No inverno, esse sistema circulatório entra em um processo chamado de vasoconstrição periférico, ou seja, menos sangue circulando na sua pele. Por isso, o consumo de energia deve ser maior a fim de manter a temperatura corporal adequada.

O ideal é iniciar com exercícios aeróbicos de baixa intensidade para aquecer o corpo. Uma caminhada na esteira ou pedaladas leves na bicicleta podem ser uma opção. Também é essencial não esquecer-se do alongamento, que deve ser realizado antes e após a prática de exercícios, evitando possíveis dores e servindo como uma finalização do treino.

 

Por que optar pelo acompanhamento profissional?
Em meio a todas essas informações, fica clara a necessidade de realizar exercícios físicos com consciência e personalização, principalmente no inverno. Uma boa dica é buscar acompanhamento de um personal trainer especializado, que pode auxiliar no processo de aquecimento e também a encontrar o treino ideal para você e seus objetivos.

Mesmo no mais frio dos invernos, não existem restrições para fazer exercícios, com exceção de doenças que prejudiquem a prática. Porém, a presença de um personal pode ajudar e muito a otimizar o seu treino, cuidando ainda mais da sua saúde e traçando metas individuais de acordo com suas necessidades.

 

Aquecimento pós-treino
Quando fazemos exercícios físicos, os músculos e articulações do nosso corpo contraem e se expandem muitas vezes. Por isso, após finalizado o treino, também é de extrema importância realizar alongamentos para reduzir a tensão no corpo, gerada pelo esforço contínuo, e fazer quem que ele volta ao seu estado natural. Além disso, por ajudar na circulação sanguínea, alongar também auxilia na melhora da postura e previne dores e lesões no dia seguinte.

 

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