Se você está cansado dos mesmos exercícios físicos ou sequer encontrou algum que lhe agrade, que tal experimentar aprender a dançar? A dança é uma atividade física que, além de proporcionar benefícios para o corpo, também pode atuar como terapia e apresentar diversos ganhos para o praticante. E o melhor: qualquer pessoa pode praticar!

Se você quer conhecer os motivos saudáveis para você aprender a dançar, este artigo é para você! Aqui você vai descobrir que, junto aos fatores físicos e estéticos, a dança é uma ótima forma de conhecer pessoas e até melhorar a capacidade de memorização.

Ficou curioso? Acompanhe o texto!
 

1. Melhora as condições físicas e a estética corporal

Assim como qualquer outra atividade física, a dança promove um ganho significativo em saúde, uma vez que estimula o movimento corporal e ajuda no combate ao sedentarismo. Algumas aulas de dança propiciam um alto gasto calórico, fazendo delas uma ótima aliada na perda de peso.

Por ser uma atividade aeróbia, a dança também melhora o condicionamento físico, aumentando a frequência cardíaca, otimizando a circulação sanguínea e ampliando a capacidade respiratória.

Existem diversas modalidades de aulas de danças e, para não errar, escolha uma que se encaixe no seu perfil e se adapte às suas necessidades.


2. Promove a socialização

Muitas vezes, devido à rotina corrida, falta tempo para conhecermos pessoas novas e até mesmo fazermos amizades. As aulas de danças podem ser a solução para esse problema, já que são feitas em grupos ou em duplas. A grande vantagem é que torna-se possível fazer desse espaço um lugar de socialização e construção de laços afetivos.

Vale ressaltar aqui que a vida social é uma poderosa arma para lidar com a depressão, o estresse e o sentimento de solidão. Além disso, com o tempo, o grupo vai ganhando confiança e criando vínculos, o que faz com que o desempenho nas aulas seja melhor, uma vez que a timidez já foi vencida.
 

3. Auxilia a saúde mental e contribui para a memória

As aulas de dança ajudam na memória, pois trabalham movimentos e coreografias aliadas a alguma música. Com isso, a área do cérebro responsável pela memorização é ativada e o benefício disso vai refletir no seu cotidiano, pois o sistema nervoso passa a ter mais respostas e, com isso, o corpo tende a se comunicar melhor.
 

4. Atua como um escape mental

O tempo gasto dentro de uma classe de dança funciona como uma espécie de escape mental, pois atua como um momento de se afastar das preocupações, reduzindo a ansiedade e o estresse do dia a dia. Com isso, você vai se sentir mais relaxado, tranquilo, com mais disposição e o seu sono será bem melhor.


5. Ajuda no equilíbrio e coordenação corporal

Por fim, a dança promove maior equilíbrio e melhora da coordenação motora. Isso acontece pois a dança trabalha os músculos, tonificando-os e fortalecendo o corpo. Além disso, com o alongamento promovido pela atividade, há um aumento da flexibilidade corporal, o que possibilita melhora dos movimentos como um todo.

Os benefícios da dança são muitos, agora você só precisa escolher um tipo de aula que se encaixe no seu perfil e aproveitar! Que tal experimentar?
 

Se você gostou do artigo, compartilhe-o em suas redes sociais e conte para seus amigos os motivos de aprender a dançar!