Uma das etapas mais aguardadas por aqueles que mantêm uma rotina constante de exercícios físicos é a avaliação, momento em que é possível mensurar os resultados alcançados ao longo dos treinos e perceber de forma ainda mais clara os limites do corpo ultrapassados até então. Essa avaliação é o que dá a motivação que muitas vezes falta para continuar a treinar. E, nesse momento, é muito importante para que você reconheça e avalie também as suas qualidades físicas.

 

E por que esse reconhecimento é importante? Primeiro porque assim, além de estar com sua autoestima sempre bem, você também ganha ainda mais motivação para seguir indo atrás de seus objetivos. E segundo porque entender até onde seu corpo pode ir e perceber as transformações pelas quais ele passa é crucial para traçar suas novas metas, entendendo em que estado você quer chegar e o que é necessário para alcançar o objetivo.

 

Em resumo: essa melhor percepção dos resultados e também das suas qualidades físicas é muito importante, porque faz você reconhecer melhor seu corpo, focar mais nos seus objetivos e exercitar-se com ainda mais vontade. A seguir, vamos explorar um pouco mais como você pode reconhecer suas qualidades físicas e os limites do seu corpo, além de falar um pouco sobre quem é o profissional habilitado para auxiliar você nesse diagnóstico e a traçar seus novos objetivos. Aposte na sua avaliação para treinar ainda mais motivado!

 

Conheça os limites do seu corpo

 

Fez um treino de perna intenso e sentiu seus músculos de forma diferente? Conseguiu finalmente completar aquela série que antes era impossível para você? Saiu da balança satisfeito com seus resultados do último mês? Perceba quais foram seus processos para chegar até aqui, em que momento você superou os limites do seu corpo e de que forma ele respondeu a isso.

 

Se você ainda não chegou nesse momento, busque realizar seus treinos de uma forma mais consciente, prestando atenção em cada progresso, em cada tempo a mais alcançado, em cada coisa que antes era difícil fazer e agora é mais fácil, etc. Assim, você cria uma espécie de diário de exercícios na sua cabeça e consegue perceber ainda mais seus resultados. Da mesma forma, quando as mudanças físicas acontecerem e você percebê-las, será ainda mais gratificante pensar em cada passo dado até então.

 

Quem faz essa avaliação?

 

Geralmente, a avaliação física é feita por um educador físico em um intervalo determinado por cada academia. A partir de testes físicos, resultados de exames médicos e uma planilha de acompanhamento, esse profissional pode auxiliar você ainda mais a chegar a resultados melhores e entender o que já foi conquistado a partir dos treinos. Com um desses profissionais, é mais fácil reconhecer suas qualidades físicas, os pontos a serem trabalhados, o que está dando certo e o que não está. 

 

E para ter a vantagem de um treino pensado e feito especialmente para você, auxiliando na missão de reconhecer suas qualidades físicas e aprimorá-las ainda mais, a Performa conta com profissionais experientes e capacitados para fazer sua avaliação e despertar ainda mais sua vontade de treinar! Venha ser Performa e ganhe a primeira semana de aulas totalmente gratuita!