Quando falamos em autoconhecimento, muitas vezes pensamos em nos conectar com nossos sentimentos, emoções e pensamentos. Mas as sensações físicas também são importantes, e entendê-las faz parte do processo de conhecer-se melhor. Já falamos aqui no blog sobre a importância de reconhecer as suas qualidades, mas além disso, também é importante reconhecer quando e o que o seu corpo comunica. Por isso, hoje vamos falar sobre a importância de conhecê-lo, entender quando ele está ou não pedindo por ajuda e como as noções de ideal físico e corpo ideal influenciam na forma como cada pessoa se enxerga.

 

Pode parecer estranho que a saúde física esteja ligada a um conceito tão psicológico. Muitas vezes passamos por sensações de prazer ou desconforto e não pensamos no significado disso. Assim como a febre não é a doença, mas sim o sintoma, qualquer tipo de mensagem que nosso corpo envia para nosso cérebro é também o sintoma de que algo está acontecendo com ele. Geralmente, o que inicia como um leve desconforto, no caso de uma doença, só é levado a sério quando sintomas mais alarmantes começam a aparecer, como dores mais intensas ou contínuas. E, dentro de tudo isso, passamos a acreditar que não temos o corpo ideal, e buscamos por ideais impossíveis de alcançar. Mas será mesmo?

 

A saúde do seu corpo vai além de um ideal físico

 

Uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes e uma rotina de exercícios físicos são essenciais para manter-se saudável. Porém, o corpo se expressa a partir de sintomas, e é crucial que saibamos identificar cada um desses sintomas. O problema é que muitas pessoas levantam uma barreira em si mesmas, impedindo-as de expressar seus sentimentos e pensamentos, e deixando que isso se acumule também fisicamente. Assim como problemas gástricos muitas vezes estão ligados ao estresse, o mal da mente se transporta para o corpo, direta ou indiretamente.

 

E muitos problemas desse tipo são relacionados com o ideal de beleza ou de saúde que a sociedade constrói e que muitas vezes estão muito distantes da nossa realidade. E por ser um ideal físico, é natural que seja assim. Cada pessoa tem uma saúde e uma experiência corporal diferente, sendo impossível que o corpo ideal seja o mesmo para todas as pessoas. Por isso é tão importante conhecer-se. Apenas assim você vai saber distinguir o que é necessidade do seu corpo daquilo que é idealizado e imposto a ele, podendo também decidir o que é ou não preciso mudar ou melhorar em você.

 

Entenda quando seu corpo pede ajuda

 

O principal benefício de alcançar esse autoconhecimento e estar consciente da saúde do seu corpo é a possibilidade de entender quando você realmente precisa mudar algum hábito ou comportamento. Por exemplo: doenças são uma forma de seu corpo dizer que algo não está bem, seja na alimentação, na rotina de exercícios ou mesmo na forma como você anda lidando com suas emoções. Se você não se alimentar direito, seu corpo vai enviar sinais de que algo está errado, independente do seu peso.

 

Agora, quando pessoas não especializadas dizem para você que o seu peso está acima ou abaixo de algum ideal, isso não deve ser levado em consideração, pois não passa de uma expectativa puramente estética, sem qualquer relevância para sua saúde.

 

Pensando em tudo isso, e na importância de conhecer o próprio corpo, a Performa quer encontrar maneiras de estar ainda mais perto de seus clientes nesse processo. Queremos ser a academia que está 24/7 com você, conhecendo suas necessidades e ajudando a alcançar seus desafios. Por isso oferecemos a você UMA SEMANA DE FREEPASS para aprender a ouvir ainda mais o seu corpo e conquistar a boa forma ideal para você. Vem ser Performa!