Blog

BEM-ESTAR

O que é atenção plena e porque ela pode mudar seu cérebro

Em nosso mundo acelerado, concentrar-se em qualquer coisa pode ser um desafio, mas resolver isso traz muitos benefícios

Muito já foi escrito sobre os benefícios da atenção plena, ou mindfulness. Há pesquisas que sugerem que ela pode conter o estresse, aliviar a dor crônica e até mesmo melhorar aspectos do humor, do pensamento e da memória. 

Mas o que atenção plena realmente é? A atenção plena realmente produz mudanças detectáveis ​​no cérebro?

 

O conceito
A plena atenção, ou mindfulness, tem suas raízes no budismo. Trata-se de treinar sua mente para se concentrar no momento presente, sem julgar pensamentos e sensações. Se isso parece difícil, pense nas ocasiões em que você se viu envolvido em uma atividade, como dançar, ouvir música ou pintar - qualquer coisa que permita que você se absorva nisso. Se você pode fazer isso, você pode praticar a atenção plena.


Em nosso mundo multitarefa acelerado, concentrar-se em qualquer coisa por mais do que alguns momentos de cada vez pode ser um desafio. Mas aprender a focar sua atenção no momento presente pode ter benefícios que afetam não apenas sua capacidade de atenção, mas também sua saúde. É por isso que uma prática se tornou uma técnica de meditação popular.

 

 

Mindfulness melhora a atenção

Em um estudo publicado recentemente , pesquisadores da Universidade de Sunshine Coast, Austrália, decidiram investigar exatamente como a atenção plena pode melhorar sua capacidade de prestar atenção. 

Para fazer isso, eles analisaram dados de 81 adultos saudáveis ​​com mais de 60 anos que participaram de um ensaio clínico para avaliar os efeitos imediatos de uma intervenção de mindfulness de oito semanas e os efeitos de longo prazo seis meses depois na atenção e na fisiologia do cérebro.


Eles descobriram que os adultos mais velhos mostraram melhorias na atenção sustentada - melhorias que foram mantidas na visita de acompanhamento de seis meses depois. Eles também encontraram mudanças na fisiologia do cérebro que se correlacionam com a melhora na atenção.
 

Observando a atividade cerebral com EEG

Para medir a fisiologia cerebral, eles observaram a atividade elétrica do cérebro por meio da eletroencefalografia, mais conhecida como EEG. Um EEG é semelhante ao que você quase certamente já fez em algum momento de sua vida: um eletrocardiograma ou ECG. 

Como você deve se lembrar, quando você fez um ECG, eletrodos foram colocados em seu tórax para medir a atividade elétrica de seu coração. Em um EEG, os eletrodos são colocados no couro cabeludo para que a atividade cerebral possa ser medida.


Agora, esses pesquisadores não estavam realmente interessados ​​em toda a atividade do cérebro. Eles queriam se concentrar na atividade cerebral relacionada à atenção. Para fazer isso, eles gravaram EEGs enquanto os participantes realizavam uma tarefa atencional. 

A tarefa consistia em detectar vários pares de letras de tamanhos diferentes com a maior rapidez e precisão possível. Cada vez que um par aparecia na tela, eles marcavam a hora exata na gravação do EEG. Eles então calcularam a média de todas as 60 vezes que um par de letras-alvo específico apareceu na tela e compararam essa atividade cerebral com a de outros pares de letras. 

Essa comparação permitiu aos pesquisadores medir com precisão a atividade cerebral específica associada à atenção.

 

Viver o tempo presente e aceitá-lo é diferente de se isolar do seu entorno. A meditação da atenção plena deve ser usada para melhorar, não substituir, os processos de pensamento racional e analítico sobre a carreira e sobre a vida pessoal.


De baixo para cima e de cima para baixo

Os pesquisadores australianos descobriram que dois tipos diferentes de processos cerebrais foram aprimorados pela atenção plena.

Primeiro, o treinamento da atenção plena aumentou a eficiência das vias cerebrais que processam as informações vindas dos sentidos. Em outras palavras, o aumento da atenção ajudou os participantes a literalmente ver as informações com mais precisão. Os cientistas costumam se referir a essas melhorias nas habilidades sensoriais como o aprimoramento dos processos "ascendentes".

Em segundo lugar, o treinamento da atenção plena também aumentou a capacidade do cérebro de direcionar a atenção para as informações de interesse. Isso significa que os participantes foram mais capazes de se concentrar na tarefa e ignorar distrações. Esses tipos de processos de controle que alocam atenção são freqüentemente chamados de processos "de cima para baixo".
 

Mindfulness não é viver a vida em câmera lenta, mas aumentar o foco e a consciência no trabalho e na vida pessoal.


Mudando a forma de ver e sentir o mundo

Agora você entende como o treinamento da atenção plena melhora um aspecto do pensamento - a atenção - no nível da fisiologia do cérebro. 
Isso significa que, concentrando-se no momento presente, cultivando a consciência plena das sensações e prestando atenção ao subir e descer da respiração, você pode melhorar a capacidade do cérebro de direcionar a atenção e perceber o mundo com precisão.

Costumava-se pensar que os componentes do pensamento que constituem o seu QI, como a atenção, eram relativamente fixos porque se baseiam na função do cérebro. No entanto, a partir de estudos como este, agora entendemos que é uma ideia antiquada. Ao praticar habilidades cognitivas, como atenção plena, você pode literalmente mudar sua mente, seu cérebro e seu QI.

 

Como praticar mindfulness
 

1- Tire um tempo para você:  para começar, tente reservar de 10 a 20 minutos por dia para a prática. A meditação não pode ser realizada por muito tempo, porque a mente humana é programada também para vagar;

2- Hora de respirar:  sente-se ou fique em pé de forma confortável, em um lugar quieto. Respire naturalmente. Relaxe, focando as sensações de seu estômago, peito ou narinas. Se sua mente vagar, traga a atenção de volta à respiração;

3- Foque em algo do seu dia: o próximo passo é tentar levar a consciência do aqui e agora para cada atividade do dia. Por exemplo, repare na temperatura da água e no movimento de suas mãos enquanto lava a louça;

4- Mindfulness em diferentes situações:  você pode experimentar este tipo de meditação em diferentes ocasiões, como em uma discussão com um amigo. Pratique a consciência respiratória e depois, mesmo no ápice do conflito, esteja atento à respiração, ao corpo e às emoções. Permaneça no momento, em vez de já ficar bolando como responderá a alguma ofensa. Isso vai ajudá-lo a ser um melhor ouvinte e a evitar de dizer algo de que se arrependerá depois;

5- Saiba como parar: se em qualquer momento você se sentir frustrado, volte à etapa respirar. Observe o que está acontecendo internamente e a sua volta. Em seguida, prossiga com o que estava fazendo. Sua condição emocional se tranquilizará.
 

Livros para você se aprofundar no assunto



Este livro aborda o rico universo que envolve o conceito e a prática do mindfulness no campo científico, especialmente na área da saúde mental. Os autores, pioneiros na história do mindfulness no Brasil, apresentam com muita clareza e precisão diversas temáticas da psicologia de forma leve, exemplificada, prática e fortemente embasada em pesquisas científicas, além de suas próprias práticas pessoais e experiências profissionais e acadêmicas.
 


"Deseja uma vida mais plena e feliz? Recomendo que pratique o método que vai encontrar neste livro. Os autores apresentam técnicas cientificamente fundamentadas que você pode usar para atravessar os períodos de crise ou para enfrentar os desafios do dia a dia." – Daniel Goleman, autor de Foco e Inteligência emocional
 


Como a neurociência explica os efeitos da meditação? A partir desse questionamento, este livro nos mostra, em linguagem acessível, como a meditação atua no cérebro, aumentando nossa capacidade de autorregulação, e como a atenção, a cognição, a emoção e a motivação se modificam em direção a um equilíbrio que aumenta a sensação subjetiva de bem-estar e permite uma existência mais saudável e serena. Inclui, ainda, a descrição de práticas meditativas recomendadas para impulsionar a obtenção do equilíbrio abordado ao longo da obra!

 

Leia também: Comece hoje mesmo a colher os benefícios da meditação

Comentários
Preencha o formulário abaixo e seja o primeiro a comentar.
Deixar um Comentário