Você sabe o que são as funções cognitivas da mente e de que forma elas podem ser otimizadas?

Divididas em memória, atenção, linguagem, percepção e funções executivas, elas são responsáveis pelos seus comportamentos mais simples e também pelos mais complexos, que exigem mais esforço do nosso cérebro. Todos os dias, durante nossas atividades e até mesmo quando dormimos, nossa mente tem diversos pensamentos e nossos neurônios realizam cerca de 2 milhões de novas conexões, chamadas de sinapses, por segundo. Ou seja: é muito coisa a se pensar.

Em meio a isso, existem momentos em que desejamos uma memória mais efetiva e um raciocínio mais rápido, seja no trabalho ou em alguma atividade pessoal. Para isso, existem alguns estímulos externos que podem ser utilizados e potencializar sua capacidade cognitiva em algum nível. Nesse texto, listamos algumas dicas de como potencializar a mente, focando nos hábitos alimentares e na prática de exercício físico. Confira:
 

Pegue sol: é isso aí, a vitamina D pode auxiliar no desenvolvimento do cérebro. Isso não quer dizer que você deve abusar dos raios solares, pois seu excesso traz problemas como câncer ou manchas de pele. Mas quem nunca entra em contato com o sol pode ter o raciocínio prejudicado, além de sofrer com males como o envelhecimento precoce. Por isso, 15 minutos de sol todos os dias vão auxiliar e muito suas funções cognitivas.

 

Beba café: uma das bebidas mais consumidas no país e no mundo, o café já é considerado por muitos como o combustível para a rotina corrida do dia a dia. Pesquisas apontam que beber café auxilia na concentração e melhora o tempo de ação e reação do cérebro. Não quer dizer que você vai ficar mais inteligente, mas com certeza ficará mais ágil. E lembre-se: café em excesso também faz mal, por isso beba com moderação.

 

Tenha uma alimentação balanceada: comer bem é o princípio básico para se ter corpo e mente saudáveis. Alimentos que contenham aminoácidos, antioxidantes e vitaminas específicas, como a vitamina E, podem tornar seu cérebro mais potente. O Ômega 3, encontrado em peixes e frutos do mar, também realiza o mesmo efeito, melhorando suas funções cognitivas. A lista é grande, mas alimentos como abacate, mirtilo e cereais, além de ótimos para o corpo, também são excelentes para deixar sua mente ainda mais veloz. E claro, nada de alimentos ultraprocessados, pois eles podem ter o efeito oposto.

 

Jogos de lógica: brincar não é só coisa de criança, e auxilia muito no desenvolvimento das funções cognitivas do cérebro. Segundo especialistas, jogos de lógica como Tetris e quebra-cabeças têm o poder de aumentar sua capacidade cerebral. Estudos comprovam que, após jogar Tetris por alguns minutos, a quantidade de massa cinzenta do cérebro tem um aumento considerável. Brinquedos e atividades que envolvam lógica desenvolvem sua capacidade de realizar sinapses e também são ótimos para desenvolver o pensamento.

 

Pratique exercícios: o último e mais importante da lista: a prática constante de um exercício físico pode ajudar muito no desempenho das funções cognitivas. Atividades como caminhar, correr e ir para a academia liberam substâncias que auxiliam em uma melhora significativa do raciocínio. Pesquisas já mostraram que o cérebro pode desempenhar 10% acima do esperado quando o organismo se acostuma à prática de exercícios. Ou seja: se você quer que todas as dicas acima funcionem e que seu cérebro esteja cada vez mais veloz e eficiente, não se esqueça de exercitar o corpo constantemente.

 

Entendeu como a alimentação, somada à prática correta de algum tipo de exercício físico pode melhorar suas funções cognitivas e te preparar ainda mais para qualquer situação? Para começar agora mesmo essa mudança, clique aqui e receba uma semana de aula grátis para começar a ser Performa!