Nada mais desagradável do que tirar os tênis e sentir aquele odor característico. As causadoras do chulé são as bactérias que se alimentam do suor e da pele morta dos pés. Nesse processo, acontece a fermentação e são liberados os gases que tem o cheirinho azedo. A boa notícia é que é possível eliminar esse inimigo com algumas dicas simples.


Veja como evitar o mau cheiro nos pés:


Mantenha a higiene em dia
A principal regra para não ter chulé é manter os pés limpos. Depois de lavá-los bem no banho, seque cuidadosamente, sem esquecer dos espaços entre os dedos. As unhas também devem estar sempre bem cortadas para que não permitam o acúmulo de sujeira.

Use a química a seu favor
Para eliminar as bactérias, uma boa dica é usar produtos próprios para os pés, como talcos e sprays antissépticos ou antitranspirantes. Algumas opções podem ser usadas tanto nos pés como nos calçados.

Lave os calçados e as palmilhas
Sempre seguindo a orientação do fabricante, lave os calçados ou, pelo menos, as palmilhas com frequência. Assim você elimina os restos de pele e as bactérias que possam ter ficado impregnadas nos tecidos.

Deixe os calçados descansarem
Mesmo que você acredite que não tenha transpirado muito, é importante alternar os calçados para que eles possam arejar de um dia para o outro. Nunca use o mesmo tênis ou sapato por dois dias seguidos. Depois de tirá-los, deixe-os em local bem ventilado para que sequem completamente.

Não repita a meia
Até quando a meia parece limpa, não é indicado usá-la mais de uma vez. O acúmulo de pele morta e, consequentemente, de bactérias pode piorar o mau cheiro. Lembre-se: a higiene é a maior inimiga do chulé.