Os benefícios do pilates para o corpo são conhecidos desde quando essa atividade foi inventada pelo alemão Joseph Hubertus Pilates, um enfermeiro que, quando criança, sofria de raquitismo, asma e febre reumática. Querendo melhorar a própria saúde, Joseph estudou anatomia e fisiologia humana e também os princípios da medicina oriental, desenvolvendo assim a prática que o permitiu levar uma vida saudável.

Muitos são os benefícios estéticos, mentais e de saúde em geral que o método que hoje chamamos pilates acarreta para a vida de quem pratica. Por meio dele, você consegue harmonizar corpo e mente, livrando-se de estresses causados tanto no âmbito profissional quanto pessoal.

Quer levar uma vida mais saudável, ter mais disposição em seu dia a dia, aliviar a pressão e ainda por cima se sentir mais bonita? Então, continue a leitura e conheça os quatro principais benefícios do pilates!

 

1. Contribui para a redução da flacidez

Os exercícios sistematizados do pilates trabalham de forma equilibrada com o alongamento e com o fortalecimento dos músculos. Os exercícios podem ser feitos no chão (pilates de solo) com o peso do próprio corpo ou com o auxílio de objetos.


Essa atividade trabalha todo o corpo e, com a prática regular, contribui para a redução da flacidez, pois os músculos são fortalecidos. É claro que precisamos também ter cuidados com a alimentação, evitando gorduras e açúcar em excesso, além de se preocupar com a ingestão moderada de álcool se queremos um corpo mais definido. Combinar bons hábitos faz os resultados aparecerem mais rápido!
 

2. Auxilia na postura e na coordenação motora

A prática do pilates corrige desvios e fortalece os músculos ao redor da coluna, o que favorece o equilíbrio corporal por meio de melhor postura e coordenação motora. Os movimentos são suaves e lentos, mas muito eficazes, pois demandam força, flexibilidade e consciência. Há pouco desgaste físico e muita qualidade em cada exercício.


A forma com que os exercícios são desenvolvidos, com movimentos precisos e eficazes, melhora também a coordenação motora. Isso porque o foco nesses movimentos unilaterais, bilaterais e alternados requer domínio e incentiva a coordenação.


Um bom profissional vai auxiliar você com exercícios simples e, com o tempo, você conseguirá alcançar os mais complexos. Lembre-se de que resultados levam tempo, ok?
 

3. Influencia a saúde geral do organismo

Além de auxiliar a postura, melhorar a coordenação motora e contribuir para a redução da flacidez, o pilates influencia outros aspectos do nosso corpo, como a redução de estresse e tensões, a melhora na circulação sanguínea e na capacidade respiratória.


Os exercícios também colaboram com a recuperação de lesões, alivia dores crônicas e proporciona mais resistência física.


Para obter os inúmeros ganhos do pilates, é recomendável a prática de duas a três vezes por semana. O pilates oferece benefícios para todas as faixas etárias e para diferentes níveis de condicionamento físico. Lembrando que seus resultados já podem ser sentidos nas primeiras semanas!


4. Colabora para a saúde da mente

Não estávamos falando sobre os benefícios do pilates para o corpo? Pois é, mas uma mente em estado saudável contribui mais para nossa saúde física do que se imagina.

Quando temos um trabalho que exige muito de nós, além de filhos para cuidar, sentimos a sobrecarga de pressões e a exaustão bate em nossa porta, não é mesmo? Com isso vem a autoestima baixa, a falta de disposição e de motivação para treinar. A prática de pilates faz com que nos sintamos mais dispostos, bem-humorados e menos estressados.

Separe um tempo para adotar a prática e sua autoestima agradecerá! Não deixe sua vida profissional e pessoal entrar no caminho de sua saúde. Há academias que contam até com espaço Kids, um local reservado para as crianças brincarem com segurança enquanto você cuida de seu corpo e da sua mente sem preocupações.


E então, gostou de saber mais sobre benefícios do pilates para o corpo? Quer ter acesso a mais conteúdos como esse? Então, assine nossa newsletter!