As pessoas buscam, cada vez mais, novas formas de fazer atividades físicas que ofereçam bons resultados. Com isso, surgiram os exercícios com corda naval, que têm ganhado espaço nas academias em todo o país.

Neste post, vamos apresentar os benefícios dessas práticas e quais exercícios podem ser realizados utilizando uma corda naval. Quer saber mais? Continue a leitura e descubra mais uma possibilidade de atividade física diferenciada, para garantir uma vida saudável. Vamos lá!
 

O que é uma corda naval?

As cordas já fazem parte das rotinas das academias há algum tempo. No entanto, recentemente, novos exercícios surgiram e ganharam a atenção de alguns alunos com suas diferentes modalidades.

As cordas navais fazem parte de treinos funcionais e têm um tamanho que varia entre 10 e 15 metros. As espessuras, texturas e pesos variam conforme as necessidades das atividades.

Elas podem ser utilizadas na posição horizontal para exercícios de força e jumping e vertical para escaladas, além disso, também podem ser puxadas ou usadas ao ar livre.
 

Quais são os benefícios dos exercícios com corda naval?

Se realizadas da maneira correta, com o auxílio de um profissional capacitado, essas práticas podem trazer resultados como: 

  • emagrecimento devido ao alto gasto calórico;
  • fortalecimento muscular;
  • aumento da resistência;
  • melhoria da capacidade respiratória e cardiovascular;
  • equilíbrio corporal e postura.
     

Como praticar exercícios com corda naval?

Separamos as principais práticas que podem ser realizadas utilizando esse equipamento! Conheça cada uma e saiba como realizá-las! 


1. Batida de corda simultânea

Deixe os pés afastados na largura dos ombros e mantenha os joelhos flexionados com o corpo inclinado para frente. Nessa posição, segure a corda com as mãos e inicie o movimento, batendo os dois lados de maneira simultânea. O ideal é que sejam realizadas de duas a três séries com 20 a 30 repetições cada e descansos de um a dois minutos. Lembre-se de não tensionar os ombros e evite segurar as cordas com muita força, pois isso faz com que você canse mais rápido.


2. Jumping Jacks

Esse exercício é muito eficiente para promover um alto gasto calórico. Ele consiste na realização de saltos, que imitam o polichinelo, enquanto o aluno bate a corda naval no chão ao abaixar os braços. O ideal para esse exercício é que ele seja realizado com repetições e intervalos, de acordo com a capacidade e resistência física do praticante.


3. Unilateral

Para a realização de exercícios com corda naval na prática unilateral, a posição é a mesma da batida simultânea. O que muda durante essa atividade é que, em vez de bater o equipamento simultaneamente, você deve mexer um braço de cada vez até encontrar o seu ritmo ideal. As repetições podem ser iguais aos da batida simultânea, mas lembre-se de respeitar os limites do seu corpo.


4. Agachamento

O agachamento é um dos exercícios com corda naval que mais oferece possibilidades de trabalhar todos os músculos do seu corpo. O interessante dessa prática é que ela pode ser intercalada com diferentes movimentos. Você pode escolher entre fazer movimentos de batida simultânea ou unilateral, enquanto realiza os agachamentos. A atividade também pode ser em séries de 20 a 30 repetições e intervalos de um a dois minutos.


Agora você já sabe quais são os principais exercícios com corda naval que podem ser realizados em casa ou na academia. Não se esqueça de sempre contar com o auxílio de um profissional para prevenir lesõese desgastes desnecessários. Na Performa, temos uma aula especial com cordas. Clique aqui e saiba mais sobre a aula Corda e Remo.
 

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