Conciliar trabalho e filhos parece ser impossível, não é verdade? Essa dupla “jornada de trabalho” assusta muitas mães de primeira viagem, que frequentemente sentem uma sensação de culpa e ansiedade por terem de seguir com a própria carreira.

Mas, apesar das dificuldades, saiba que é perfeitamente possível e viável “domar” a sua rotina. Neste post, vamos explicar algumas das maneiras pelas quais você pode “ganhar” mais tempo e ser eficiente em suas tarefas diárias. Pronta para saber mais a respeito? Continue a sua leitura e confira!
 

Utilize a tecnologia para amenizar a distância
 

Ficar longe dos filhos é sempre uma experiência assustadora, em especial quando eles ainda são pequenos. Felizmente, hoje nós temos a tecnologia, que nos ajuda a encurtar essa distância.

O que acha de usar o WhatsApp — ou qualquer outro aplicativo de mensagem instantânea de sua preferência — para ter notícias dos seus queridinhos? Afinal, mesmo que eles sejam pequenos, sempre haverá um responsável para informar com eles estão passando o dia.

No caso de impossibilidade na utilização da Internet, opte por um telefonema curto nos seus momentos de descanso.

Esses pequenos hábitos auxiliam você a dissipar um pouco da preocupação e da dor da separação, que tende a afligir as mamães de primeira viagem. A sensação de culpa por trabalhar também tende a ser reduzida com essas medidas simples.
 

Foque na qualidade de tempo, não na quantidade
 

Lidar com a pressão no trabalho não é fácil! Por vezes, nós temos mais tarefas do que gostaríamos, e, eventualmente, precisamos ficar algumas horas extras no nosso expediente.

Isso significa que haverá situações em que você terá menos tempo para aproveitar com seus filhos, o que pode causar uma sensação de desânimo para enfrentar o resto da semana. Mas a solução para contornar esse problema está na maneira com que você lida com a situação.

Lembre-se: a qualidade do tempo que você passa com os seus filhos é muito mais importante do que a quantidade.

Crianças aprendem rápido e, certamente, são capazes de entender a sua ausência — principalmente se você souber expor a sua situação de maneira didática e bem simples. Então, pense sempre que o carinho e atenção são muito mais importantes do que a pura e simples presença. Faça os pequenos momentos valerem a pena, e tudo ficará bem!
 

Estabeleça prioridades
 

Quando temos filhos, nossas responsabilidades duplicam. Sempre existem novas tarefas e circunstâncias que nos demandam mais tempo e disposição. Nessa situação, é mais importante do que nunca que você saiba estabelecer prioridades na sua rotina!

Em primeiro lugar, é essencial que você separe alguns momentos do seu dia para ter um estilo de vida saudável. Afinal, se não estiver bem, como você cuidará das suas crianças?

Uma boa alimentação e a prática regular de exercícios vão garantir que você tenha energia suficiente para enfrentar o dia a dia — sem mencionar que isso será imprescindível para a sua qualidade de vida, e para a qualidade de vida do seu filho!

Com essas questões fora do caminho, separe alguns momentos diários para ver o que, realmente, é importante e deve ser realizado com obrigação. Compras no mercado e outras tarefas “mundanas” essenciais, por exemplo, devem fazer parte dessa sua lista.

Tudo aquilo que não for urgente, deixe para realizar depois, quando você puder. Dessa forma, você ganha mais tempo para passar com seus filhos e se estressa menos com a nova experiência de ser mãe!
 

Enfim, gostou do nosso post sobre como conciliar trabalho e filhos? Agora, não deixe de seguir as nossas redes sociais para ter acesso a mais materiais como esse! Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube.