É cada vez mais comum que as pessoas tenham dificuldade em lidar com a pressão no trabalho. Isso é fruto de um modelo de produção que busca sempre mais resultados imediatos e alta performance, o que reflete em um volume crescente de tarefas e gera sobrecarga.

A pressão excessiva no trabalho pode causar estresse, queda no rendimento e até problemas de saúde.

Mas, como lidar com esse problema de forma equilibrada? Vamos mostrar, neste artigo, dicas bem práticas — que vão desde uma melhor organização diária até a prática de atividades físicas —, e apontar mudanças de hábitos que, se adotadas, podem melhorar a forma com que você lida com a pressão em seu ambiente de trabalho. Acompanhe!
 

1. Não leve problemas pessoais para o trabalho

A primeira coisa que você deve saber é separar a vida pessoal da profissional. Muitas vezes, alguns problemas tomam grandes proporções e é difícil deixá-los em casa. Entretanto, esse deve ser um esforço diário, caso contrário, você pode descontar a raiva em um colega do trabalho, prejudicando seu relacionamento na empresa e aumentando a pressão.


2. Gerencie sua agenda e crie um cronograma

Uma das melhores formas de ter um bom desempenho e lidar com a pressão no trabalho é fazer um planejamento detalhado de tudo o que precisa ser feito. Isso vale para curto, médio e longo prazo, e até para tarefas de última hora.

Com o uso de uma agenda, você vai ser mais organizado e conseguirá ter uma previsão dos compromissos, além de evitar ao máximo as surpresas. Uma boa forma de gerenciar a agenda é estabelecer um cronograma com todas as atividades, incluindo as de pessoas do mesmo setor, prazos máximos e deixar sempre uma margem para imprevistos.


3. Defina o que é prioridade

Em uma rotina agitada, todos os compromissos podem parecer urgentes com necessidade de serem feitos naquele momento. No entanto, com um melhor gerenciamento do tempo, é possível definir prioridades.

E o que isso quer dizer? Definir prioridades significa que você não precisa abraçar o mundo de uma só vez. Você pode usar checklists ou aplicativos de lembretes (como Google Agenda ou Trello). Vale lembrar que, dessa maneira, todas as tarefas serão feitas, porém, no momento certo.


4. Seja transparente

Para criar uma relação saudável deve haver transparência, ou seja, é preciso que o funcionário tenha liberdade de falar quando algo não está bem ou mesmo quando está se sentindo pressionado com alguma coisa no trabalho.
Se você tem recebido um volume muito grande de trabalho ou suas tarefas não condizem com as atribuições de seu cargo, procure o seu gestor e esclareça os pontos com os quais não concorda. Estabelecendo uma relação amigável e respeitosa vai ser mais fácil até para dizer não para algo quando não se sentir confortável.
 

5. Não deixe sua saúde de lado

Por fim, outra dica muito importante que pode influenciar diretamente na forma com que você lida com a pressão é cuidar da sua saúde, que, muitas vezes, acaba sendo negligenciada por causa da rotina corrida.
Para manter o equilíbrio, procure fazer uma alimentação saudável, mesmo quando for tentador devorar um hambúrguer ou uma barra de chocolate para compensar o estresse. 

Não deixe de praticar alguma atividade física da qual goste pelo menos três vezes na semana, afinal, exercícios contribuem para uma maior sensação de bem-estar e diminuem a tensão. E nunca deixe de descansar a mente e dormir bem para repor as energias e voltar ao trabalho mais relaxado.

E aí, você sabe lidar com a pressão no trabalho? Que tal colocar essas dicas em prática e melhorar sua qualidade de vida pessoal e profissional? Não se esqueça de que a orientação de um profissional é essencial!

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