Blog

RECEITAS

5 receitas com café para aquecer e turbinar os treinos

Saiba tudo sobre a bebida que possui muitos benefícios sendo recomendada como pré-treino

Nada mais tradicional na mesa do brasileiro do que o café. Só fica atrás da água entre as bebidas mais consumidas do país segundo uma pesquisa da Jacobs Douwe Egberts (JDE), instituição dona das marcas Pilão e L’OR.

Em média, a população brasileira consome de 3 a 4 xícaras de café diariamente, sendo que a bebida está presente em 98% dos lares.

Além de ser saborosa e dar energia, a bebida possui muitos benefícios para o corpo, sendo recomendada inclusive como pré-treino para quem busca uma rotina mais ativa e saudável.
 

A cafeína tem sido amplamente pesquisada pela sua capacidade de melhorar o desempenho tanto no treinamento de força quanto no cardio. Seus benefícios podem incluir:

- aumento da força muscular, resistência e potência
- aumento da resistência aeróbica
- melhor desempenho de corrida, salto e arremesso
- termogênico, poupando os estoques de glicogênio e utilizando gordura como principal fonte de combustível
- foco e alerta aprimorados

Quanto café é recomendável ao dia?

A Anvisa recomenda uma ingestão diária de até 400 mg de cafeína (aproximadamente 5,7 mg/kg). Isso equivale, em média, a 6 xícaras de café filtrado ao dia, ou 3 xícaras de café expresso. O consumo excessivo de cafeína pode causar problemas ao organismo, provocando sintomas como dor de estômago, tremores ou insônia. Além do café, a cafeína está presente em bebidas energéticas, alguns tipos de remédios, nos chás verde, mate e preto e nos refrigerantes do tipo cola, entre outros.



5 receitas de café para consumir antes do treino


1. Café Termogênico
 

Ingredientes
1 xícara de café
1 colher de sopa de óleo de coco
1 colher de sopa de manteiga ghee
1 colher de café de canela em pó
2 colheres de sopa de whey protein sabor chocolate
 

Modo de Fazer
Bata todos os ingredientes no liquidificador e depois é só servir.

Observações: o óleo de coco é formado por ácidos graxos de cadeia média, também conhecidos como triglicerídeos de cadeia média (TCM). Quando absorvido pelo fígado, ele se transforma em energia, evitando o acúmulo de gordura corporal. A manteiga ghee também é formada por ácidos graxos de cadeia média e é uma fonte de energia imediata e de longa duração. Melhora a potência e a resistência muscular.
 

2. Café Protéico

Ingredientes

1 xícara (chá) de café pronto quente
1 scoop de whey de chocolate
2 colheres de sopa de mel.

Modo de Fazer 
Bata todos os ingredientes no liquidificador e depois é só servir.

Observações: o mel é um adoçante natural, fonte de energia que fortalece o sistema imunológico e melhora a digestão.
 

3. Café energético com banana

Ingredientes
1 banana média
1 xícara de café coado 
1 xícara de café coado em temperatura ambiente
Adoçante, açúcar ou mel (a gosto).

Modo de Fazer 
Bata tudo no liquidificador e sirva em seguida.

Observações: a banana é rica em potássio, vitaminas e minerais. É uma boa fonte de energia antes da prática de atividades físicas.
 

4. Smoothie de Café

Ingredientes

4 colheres de chá de café solúvel
2 colheres medida de whey protein sabor chocolate
3 colheres (chá) de cacau em pó
2 xícaras (chá) de leite desnatado
1 colher (sopa) de linhaça
Canela, adoçante e cubos de gelo a gosto

Modo de Fazer
Bata todos os ingredientes no liquidificador.

Observações: a linhaça é uma rica fonte de fibras. Uma porção diária consegue oferecer 13% da dose ideal. Além disso, ela possui importantes minerais como manganês, zinco, fósforo, ferro, cálcio e magnésio. O whey protein é uma mistura de proteínas facilmente digeridas e absorvidas pelo nosso organismo. Atua nas células musculares, favorecendo o ganho de massa muscular.

5. Capucchino Termogênico

Ingredientes

1 colher (chá) café solúvel
1 colher (chá) açúcar mascavo ou adoçante à gosto
1 xícara (chá) leite desnatado
1 colher (sobremesa) água quente
1 colher (chá) cacau em pó
A gosto canela

Modo de Fazer
Bata a água quente com o café e o açúcar até formar uma espuma. Aqueça o leite e misture com o cacau e a canela. Junte ao café e sirva quentinho.  

 

 

 

Livros sobre Café

(clique na imagem para saber mais)




Suplementos à Base de Café

Quer aproveitar ainda mais os benefícios da cafeína para o desempenho esportivo? Então, conheça estes suplementos alimentares à base de café e procure um nutricionista para incluir o consumo na sua dieta.
(clique na imagem para saber mais)



 

Como preparar um café perfeito, segundo a Associação Brasileira do Café

Prepare somente a quantidade de bebida que vai ser consumida imediatamente ou, no máximo, durante a hora seguinte. Se for utilizar coador de pano, este deve ser lavado somente com água, jamais com detergentes, alvejantes ou mesmo com café que sobrou.


Quantidade de pó
A quantidade de pó do café e de água variam de acordo com seu método de preparo preferido. Utilize de 80 a 100 gramas de pó (aproximadamente 5 a 6 colheres de sopa) para 1 litro de água. Se a bebida resultar sem sabor, aumente a quantidade de café. Se ela ficar amarga, áspera ou desagradável, diminua o tempo de contato da água com o café, diminuindo a quantidade do pó.

Moagem
A moagem, assim como o ponto de torra, é fundamental para a obtenção de uma boa bebida. Ambos devem se adequar ao equipamento e à forma de preparo. Quanto mais fina for a moagem do café, mais tempo a água vai ficar em contato com o pó, resultando numa bebida com característica de amargor muito acentuado. Na moagem grossa, acontece o oposto: a água passa rápido pelo pó, não conseguindo extrair todos os compostos químicos do café, resultando numa bebida pouco aromática.

Água
A água utilizada para o preparo do café deve ser sempre filtrada ou mineral. E a temperatura ideal é em torno de 90ºC. Não se deve ferver a água, pois a perda de oxigênio altera a acidez do café.

Frescor
Observe a data de fabricação do café e utilize sempre dentro do prazo de validade. O café moído se deteriora facilmente em função do ar, da umidade, do calor, do tempo e do contato com odores estranhos. Por isso ele deve ficar acondicionado sempre distante desses riscos. Guarde o café não utilizado em um recipiente com boa vedação, dentro de sua própria embalagem.

O tempo de contato entre água e café deve ser:
Para montagem fina: até 4 minutos
Para montagem média: de 4 a 6 minutos
Para montagem grossa: de 6 a 9 minutos
 

Métodos para preparar um ótimo café
 

Filtro de Papel ou Coador de Pano


 

Utilize cafés com moagem média ou fina. O filtro de papel deve ter o mesmo tamanho e forma do porta-filtros. Coloque o pó no filtro, espalhando-o uniformemente. Não compacte, nem aperte a camada de café. Imediatamente antes da fervura (90ºC), despeje a água sobre o pó, umedecendo-o todo. Comece molhando o pó de café das beiradas para o centro do coador/filtro. Em seguida, despeje a água lentamente (em fio) bem no centro do filtro, sem misturar com a colher. Jogue fora o filtro e o café já usados. Não passe a bebida novamente pelo café esgotado porque ela ficará amarga e com sabor desagradável. 

A preparação em cafeteiras elétricas utiliza o mesmo tipo de café e as mesmas medidas do método de coador. Para fazer quantidades grandes (mais que 12 xícaras pequenas), o longo tempo de preparo pode resultar em sabor amargo. Se isto ocorrer, faça menos xícaras por vez.

 

Cafeteira Italiana ou Moka

Recomenda-se usar moagem grossa, pois a fina impede a passagem da água. Colocar água até a marca indicada na cafeteira. Colocar a quantidade de pó adequada e levar ao fogo. Quando a água começar a subir, é hora de tirar a cafeteira do fogo. Antes de servir o café, mexa o café com uma colher na cafeteira para uniformizar a densidade. Beba-o logo que esteja pronto para saborear ao máximo aroma e sabor.

 

Prensa Francesa

Escaldar a cafeteira para manter o café quente por mais tempo. Depois adicione o pó, que precisa ter moagem um pouco mais grossa para esse método. Normalmente, a proporção utilizada é de 8 gramas de pó para 100 ml de água. Não precisa ferver a água para fazer o café. Esse método é uma infusão. Esquente a água entre 80ºC e 90ºC e coloque na cafeteira. Mexa com uma colher (de plástico ou de madeira para não danificar o vidro da prensa francesa), coloque a parte de cima da cafeteira com o êmbolo todo levantado. Deixe que a infusão do café aconteça por no máximo quatro minutos. Pressione o êmbolo com delicadeza, pois essa peça é responsável pela separação da borra do café que será servido. Coloque o café devagar na xícara para evitar a transferência dos sedimentos finos do pó.
 

Globinho

Ela é composta por dois globos de vidro, um deles com um funil, um filtro, uma base e a chama (que é a fonte de calor). Colocar a água no globo inferior (para economizar tempo, você pode usar a água previamente aquecida) e encaixar a parte superior junto com o filtro. Então é só posicionar o conjunto sobre a chama. Conforme a água aquece, ela sobe para o globo superior. É nesse momento que o café moído deve ser adicionado e bem misturado. Espere alguns minutos para a infusão e mexa novamente. Feito isso, retire o conjunto do fogo. A medida que o globo inferior esfria, cria-se um vácuo que puxa o líquido misturado com o pó para baixo, passando pelo filtro e retendo o pó. Pronto para servir.


Chemex



A cafeteira Chemex é uma “jarra” em forma de ampulheta, feita de vidro resistente ao calor com um colar de madeira polida, como uma gravata de couro que serve para isolar o calor. A cafeteira usa um filtro de papel próprio que é entre 20 a 30% mais grosso que os filtros de papel comum. Além disso, o filtro em forma de círculo vem “aberto” para que você o dobre na hora de preparar a bebida.Coloque o filtro Chemex no “coador”, deixando a dobra de uma camada no lado oposto do bico da “jarra”. Lave o filtro com água para pré-aquecer o Chemex e se livrar de qualquer sabor de papel do filtro. Utilize a proporção de 80 a 100g de pó de café para 1 litro de água. A moagem recomendada é a média. Despeje água até que todo o café fique molhado. Mexa com uma colher para certificar que não existem aglomerados secos. Despeje o restante da água e aguarde até terminar de coar.


Aeropress

A Aeropress encanta por permitir que um café coado tenha características de um espresso. A escolha do filtro da AeroPress é importante, pois existem dois tipos: papel e metálico. O filtro de papel é o mais comum, retém alguns óleos (aromas, portanto), é descartável, possui preço acessível mas ainda é difícil de achar pra comprar no Brasil (não vende no mercado, nem em empórios, apenas em cafeterias e em sites especializados), e produz uma bebida mais limpa com amargor menor. O filtro metálico não é descartável, sendo portanto mais econômico pois não requer filtros para repor, a bebida é menos limpa, pois o filtro metálico não segura tantas partículas (mais amargor), mas tem o benefício de não ter o “gosto” do papel, além disso é lavável, durável. Também é difícil compra-lo no Brasil. Escalde o filtro de papel (para remover o gosto de papel) ou metálico (para pré-aquecer o metal).

Escolha como prefere preparar. Existem duas maneiras: TRADICIONAL e INVERTIDO.

MONTAGEM TRADICIONAL – Coloque o pó de café dentro da AeroPress, depois zere a balança, adicione água até a marca 1, aguarde 15 segundos, depois coloque mais água até marcar 220g de água (ou até a marca número 4). Tampe com o pistão e aguarde 1 minuto. Depois é só pressionar.

MONTAGEM INVERTIDA – Encaixe o êmbolo na camisa do pistão, vire-o de cabeça para baixo, de modo que o encaixe da peneira fique virado para cima. Coloque então o pó de café dentro da AeroPress, depois zere a balança, adicione água até a marca 4, aguarde 15 segundos, depois coloque mais água até marcar 220g de água (até a marca número 1). Tampe com o filtro e aguarde 1 minuto. Depois é só virar o lado da peneira para baixo, ou seja, dentro da caneca, e pressionar.


Hario V60

Hario V60 é um método japonês que apresenta como diferencial o porta filtro com linhas espirais ou veios na parte interna, que proporcionam a expansão do pó de café no momento em que a bebida é coada. E uma abertura grande na base do coador permitindo que a velocidade seja controlada. O filtro de papel utilizado também é diferente. Ao contrário dos tradicionais, ele é desenhado em formato de cone permitindo que a filtragem seja por igual, sem deixar que o fluxo de água encontre qualquer tipo de obstáculo. A água precisa ser aquecida a 92ºC. Escalde o filtro antes com um pouco de água quente para a bebida não ficar com gosto residual de papel. Depois descarte essa água antes de colocar o pó e passar o café.
 

Café Turco

O café turco é uma das bebidas mais tradicionais da Turquia. Encorpado e de sabor forte, ele ficou conhecido mundialmente devido à borra que deixa no fundo da xícara e que é usada para prever o futuro. O ideal é utilizar um recipiente típico feito de cobre e bronze, com um punho longo, chamado de Ibrik. A moagem é bem fina. Colocar 50ml de água no Ibrik para cada xícara de café, adicionar açúcar a gosto e misturar bem. Especiarias como cardamomo, canela e anis estrelado também podem ser adicionadas nessa etapa. Depois, deixar o recipiente no fogo até levantar fervura. Após levantar fervura acrescente 1 colher de chá de café para cada xícara. O café então deve ser fervido novamente, duas vezes, retirando o Ibrik do fogo entre a primeira e a segunda ebulição. Ao final, vale misturar a bebida para eliminar a espuma. É importante lembrar que o café turco deve ser servido sem filtrar. Quem for experimentar essa bebida típica, deve estar atento: assim que o café for servido, é bom esperar um minuto para que o pó assente no fundo da xícara. Depois, é só degustar à vontade. Como o açúcar foi adicionado antes, não é preciso adoçar novamente.


Expresso

Preparado para ser consumido na hora, o café expresso é uma delícia que tem fãs cativos ao redor do mundo inteiro. E não é à toa: ele demanda todo um ritual que começa já na moagem do grão, na forma de prensagem do pó no filtro, na temperatura, pressão e tempo para sua extração.

Para os peritos, ele é a verdadeira quintessência do café, a forma de preparo que mais ressalta a riqueza de suas notas aromáticas que tão bem se combinam ao creme aveludado. Conheça as características que fazem com que o café expresso seja visto como uma verdadeira arte.

O café expresso é especial e exige grãos de melhor qualidade. Utilize torra mais clara. A moagem do pó para expresso é média/grossa. Se for grossa o café passa num tempo muito curto, fica fraco e não forma creme. Se for fina, o café demora a sair, fica amargo e com uma mancha de cor branca. A moagem ideal é aquela que permite uma boa cremosidade e deve ser encontrada por tentativas.

O pó colocado na porta do filtro deve ser compactado corretamente. Se pouco compactado, o café não sai cremoso. Se muito compacto, o café demora a sair e resulta muito concentrado. O ponto certo deve ser experimentado constantemente. O tempo de preparo do café expresso é de 20 a 30 segundos. O café que passa com menos de 20 segundos resulta fraco e não cremoso. Por outro lado, com mais de 30 segundos, o café resulta amargo e forte. Água em torno de 90ºC é forçada a atravessar o pó de café gourmet com uma pressão de 9atmosfera durante cerca de 30 segundos, gerando uma bebida cremosa e aromática. Creme marrom claro de 3 ou 4mm de espessura. Aroma forte e característico.

 

Café em cápsulas
 



Solução moderna para descomplicar o processo de preparo com muito sabor. Porém, escolher um café de boa qualidade continua sendo fundamental. Há máquinas de vários modelos no mercado. A Nespresso é a empresa pioneira neste segmento.

 


 

Café tem calorias?
Não, mas a adição de leite e açúcar numa xícara de café adiciona calorias.

 
Comentários
Preencha o formulário abaixo e seja o primeiro a comentar.
Deixar um Comentário