O inverno traz muitas mudanças para a nossa rotina, nossa saúde e nosso corpo. Além do medo de ganhar peso, devido à vontade de comer e beber alimentos mais calóricos, para esquentar o corpo, também precisamos lidar com a preguiça e a falta de vontade para praticar atividades físicas no frio. Nesse momento, além de uma alimentação focada em pães, massas, carnes, bolos, fondues, entre outros, a vontade de consumir as tradicionais bebidas de inverno também aumenta, em especial se forem bebidas que envolvam chocolate e álcool.

 

O problema é que nem sempre essas opções são as mais saudáveis, auxiliando na sua saúde e na busca pelos seus objetivos. Se treinar já está difícil e a alimentação calórica predomina, uma boa opção pode se investir em bebidas igualmente deliciosas mas muito mais saudáveis para enfrentar a estação mais fria do ano e ainda manter o corpo aquecido. Pensando nisso, listamos abaixo algumas receitas de bebidas de inverno saborosas e saudáveis para você não precisar abrir mão de nada, nem passar frio ou fome. Confira!

 

  • Capuccino saudável: opção saudável e ideal para os amantes de café. Feita de extrato de soja, é a bebida de inverno perfeita para esquentar e alimentar ao mesmo tempo.

 

Ingredientes
100g de extrato de soja em pó
1 lata de leite em pó desnatado
1 xícara (chá) de café solúvel
½ xícara de chá de cacau em pó
100g de açúcar mascavo
½ colher de chá de canela em pó

 

Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador e reserve em um pote bem fechado. Quando for beber o café, pegue uma xícara de chá e adicione uma colher de sobremesa bem cheia da mistura. Adicionar aos poucos água fervente, mexendo sempre até dissolver. Servir em seguida.

 

  • Chocolate quente com laranja: para os apaixonados por chocolate, temos uma opção saudável para não perder o melhor do frio e curtir uma bebida de inverno deliciosa. 

 

 

Ingredientes
8 xícaras (chá) de bebida de soja (leite de soja)
7 unidades de cravo da índia
2 canelas em pau, quebradas em pequenos pedaços
1 pitada de pimenta cayenne
¼ xícara (chá) de açúcar demerara
1 colher (sopa) cheia de raspa de casca de laranja
500g de chocolate amargo (70% de cacau)

 

Modo de preparo: misture o leite de soja, os cravos, a canela, a pimenta, o açúcar e as raspas de laranja em uma panela grande. Leve a mistura ao fogo, mexendo sempre em fogo baixo e cuidando para não transbordar. Faça esse processo por 15 minutos até que os temperos se misturem. Pique o chocolate e coloque em uma jarra. Coe o leite temperado na jarra e mexa bem, até derreter o chocolate. Sirva em seguida.

 

  • Quentão sem álcool: queridinho do inverno, o quentão geralmente é muito consumido durante o frio. O problema é que o álcool em excesso não é nada saudável para a saúde, por isso trouxemos uma opção não alcoólica para não deixar você sem aproveitar essa delícia de inverno.

 

Ingredientes
500ml de suco de uva
1 ½ l de água filtrada
1 xícara (chá) de açúcar demerara
100g de gengibre
2 pedaços de canela em pau
10 unidades de cravo
2 limões cortados em rodelas

 

Modo de preparo: coloque o suco, a água e o açúcar em uma panela, misturando tudo e deixe aquecendo. Coloque o cravo, o gengibre, a canela e as rodelas dos limão. Deixe levantar fervura. Após, mantenha no fogo por cerca de 10 minutos. Apague o fogo, coe a bebida e sirva.

 

Vinho pode, na medida certa. Não é porque você deve evitar consumir uma bebida de inverno calórica e com álcool em excesso que tudo está proibido. O vinho, por exemplo, se consumido com moderação, pode trazer diversos benefícios para a saúde, como o aumento do colesterol bom e o controle da pressão. Além disso, o que engorda no vinho é o açúcar, e alguns tipos são mais saudáveis, como o Pinot Noir e o Sauvignon Blanc, assim, você evita excessos.

 

Assim fica fácil passar pelos dias de frio sempre com uma bebida de inverno deliciosa que te esquente e garanta saúde. Além disso, é importante estar com a alimentação equilibrada e os exercícios físicos sempre em dia. Clicando aqui agora você garante a chance de conhecer o melhor da Performa, com 30 dias de gratuidade. Esperamos você!