Alimentar-se bem é um dos primeiros passos para alcançar os benefícios de uma vida saudável. Parece simples manter a saúde em dia, alimentando-se com os nutrientes necessários e garantindo o melhor desempenho do nosso corpo e mente. Mas, na prática, não é bem assim. Apesar de ser uma atividade básica do nosso vida a dia, a alimentação saudável é, em muitos momentos, deixada para trás, em prol de diversas outras atividades. E uma das refeições mais importantes do nosso dia, o café da manhã, muitas vezes acaba sendo o mais prejudicado.

 

Um café da manhã reforçado pode ser um diferencial enorme na sua rotina. Dispensando alguns minutos no início da manhã para alimentar-se tranquilamente e com saúde, você não apenas está pensando nos benefícios do seu corpo, mas também da sua mente. Isso porque uma refeição pode ser mais do que apenas combustível para todas as atividades diárias, mas também um momento de contemplação, relaxamento e autoconsciência.

 

Pensando nisso, criamos esse texto, listando alguns dos benefícios em realizar uma boa refeição pela manhã, além de apontar alguns dos alimentos mais nutritivos e indicados para que você comece o seu dia da melhor forma possível. Confira!

 

10 motivos para comer bem pela manhã

A primeira refeição é a principal do dia. É ela que encerra nosso jejum e dá início a um novo ciclo digestivo no organismo. Mas, além de conceder o bom funcionamento do corpo, alimentar-se bem pela manhã também ocasiona benefícios essenciais para uma vida saudável. Listamos, a seguir, 10 deles:

  • Proporciona energia durante todo o dia, pois, por mais que você precise de mais refeições ao longo do dia, a primeira delas é a que vai sustentar seu corpo para iniciar a rotina, proporcionando o funcionamento total do organismo;
  • Evita a perda de massa muscular;
  • Faz com que não haja exageros na hora do almoço, facilitando no equilíbrio da sua dieta;
  • Faz com que não sintamos tanta fome ao longo do dia, uma vez que dá o sinal para nosso corpo de que estamos nos alimentando com frequência e saúde;
  • Ativa o nosso metabolismo;
  • Evita o depósito de gordura localizada;
  • Ajuda nas atividades intelectuais;
  • Pode diminuir sintomas de estresse e ansiedade, devido ao tempo dedicado à alimentação e ao autocuidado.
  • Melhora a autoestima, uma vez que alimentando-se bem o seu corpo também se beneficia;
  • Devido ao abastecimento matinal de nutrientes no seu organismo, seu corpo responde melhor às atividades do dia, conferindo a você mais energia e, consequentemente, mais produtividade.

 

Alimentos indicados e seus benefícios

Certas escolhas fazem toda a diferença no momento do desjejum. Por isso, invista em alimentos saudáveis e com alto valor nutricional. Abaixo, separamos uma lista dos melhores alimentos para o café da manhã e os benefícios que eles podem trazer para sua saúde:

 

  • Mamão papaia: rico em fibras, é ideal para quem precisa melhorar o funcionamento da flora intestinal. Comece o dia com meia unidade da fruta. Além das fibras, você também ingere uma boa dose de vitamina C, nutriente que deixa seu sistema imunológico ainda mais saudável.
  • Leite desnatado: livre de gordura saturada, é o mais ideal dos leites para o consumo matinal. Seu alto nível de proteína e de cálcio proporcionam ainda mais energia pela manhã. Além disso, o consumo do leite também pode auxiliar no controle da pressão.
  • Café: ele pode ser um ótimo substituto para achocolatados e derivados, por ser mais saudável e também conceder mais energia. Estudos apontam que o grão protege o fígado e afasta problemas de saúde como a diabetes. Misturado ao leite (tipo desnatado) também é muito bem-vindo.
  • Pão integral: deve ser o substituto do pão francês, uma vez que contém muito menos carboidrato. Feito com farinha de trigo integral, esse tipo de pão também é rico em fibras, aumentando a saciedade e evitando que você coma mais do que é necessário. Além disso, também possui vitaminas do complexo B, dando a você mais energia e colaborando com o melhora do humor e a disposição.

 

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