Blog

NÃO PARA

Olimpíada Tóquio 2021: conheça os esportes que farão parte da competição

Karatê, escalada, skate e surfe são novidade na competição que termina em 8 de agosto

A Olimpíada de Toquio começa no dia 23 de julho e termina em 8 de agosto de 2021. Por causa da pandemia de Covid-19, os atletas são testados diariamente, o uso de máscaras é obrigatório e os estádios podem ser ocupados apenas por pessoas que moram no Japão. 

Nesta edição, que teria ocorrido em 2020 e foi adiada em função da Covid, há as estreias das modalidades Karatê, escalada, skate e surfe na competição. 
 



Os Jogos Olímpicos nunca foram adiados antes na história, mas já foram cancelados. Em função da Primeira e da Segunda Guerra Mundial, as edições de 1916, 1940 (comercial abaixo) e 1944 não aconteceram. 
 


 

As Olimpíadas de Tóquio serão transmitidas no Brasil pela Globo, na TV aberta, e por SporTV e BandSports entre os canais por assinatura. A abertura nesta sexta, 23, é às 8h, no horário de Brasília.


Ao todo, 46 modalidades fazem parte das Olimpíadas de Toquio. Entre tantos esportes, certamente, há alguns que você não conhece, mas se divertirá acompanhando durante os jogos.

Os Jogos Olímpicos são importantes principalmente por despertarem o interesse da população pelas práticas esportivas. O hábito de praticar esportes com regularidade traz inúmeros benefícios tanto para o corpo quanto para a mente. Além disso, é um momento de fraternidade entre as nações. 

Neste artigo, vamos apresentar curiosidades sobre as Olimpíadas e todas as modalidades que valem medalha nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

 

 

 


História das Olimpíadas
 



Os Jogos Olímpicos são uma tradição da Grécia Antiga. Na época, cerca de 700 anos antes de Cristo, as disputas ocorriam em homenagem aos deuses gregos.

Nas primeiras edições, o único esporte era a corrida. Com o tempo, novas modalidades foram surgindo. A realização dos jogos ocorria na cidade de Olímpia – por isso o nome Olimpíadas –, para onde os cidadãos das outras cidades peregrinavam a fim de participarem das competições.

O primeiro atleta a vencer uma prova em Olímpia teria sido Coroebus, em 776 a.C. e a prova era de corrida.
 

Modalidades esportivas antigas

Entre os esportes praticados nas antigas olimpíadas, estavam as corridas, chamadas de drómose suas modalidades. Em algumas delas, o atleta devia correr 190 metros vestido com a armadura e as armas de um hoplita, soldado da linha de frente dos combates.

Em termos de corridas, havia também as bigas e quadrigas. As primeiras eram carros de combate tracionados por dois cavalos; as segundas, por quatro cavalos. Havia ainda o péntatlhon, semelhante ao pentatlo atual, que reunia cinco esportes: saltolançamento de discolançamento de dardo, corrida e luta.

As modalidades de lutas eram bastante peculiares. Havia a palé, que era algo parecido com a atual luta greco-romana, sem socos e pontapés. Além da palé, o pýgme, comparado ao boxe atual, mas mais agressivo. Destaca-se ainda o mais devastador de todos, o pancrácio, que consistia em uma espécie de “vale-tudo”, que permitia cotoveladas, joelhadas, torções, cabeçadas etc.




Os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, com atletas de várias nacionalidades se enfrentando, ocorreram em 1896 (foto acima) em Atenas, na Grécia, com 285 atletas de 13 países. Com o passar dos anos, muitas modalidades foram acrescentadas nas Olimpíadas, e a cada edição a atualização continua. 
 

Nos jogos originais da Era Moderna, em 1896, os esportes em disputa foram os seguintes:

Atletismo
Ciclismo
Esgrima
Ginástica
Halterofilismo
Lutas
Natação
Tênis
Tiro


    


O que faz um esporte ser olímpico?

Constantemente, são acrescidas novas modalidades nas Olimpíadas. Mas há ainda algumas que ficam de fora. Na maioria das vezes, por não cumprirem as regras do Comitê Olímpico Internacional.

O esporte precisa estar regulamentado por uma associação internacional.

Também há um número mínimo de países e continentes em que ele deve ser praticado profissionalmente, tanto por homens quanto por mulheres.
 

Olimpíada de Tóquio 2021: conheça as 46 modalidades que farão parte dos jogos
 


1. Basquete
A primeira vez que o basquetebol esteve nas Olimpíadas foi em 1936, em Berlim. Nas modalidades masculina e feminina, os Estados Unidos são os maiores vencedores do basquete mundial.
 

2. Basquete 3 x 3 - NOVIDADE!
A modalidade, variação do tradicional basquete 5 x 5, fará a estreia nos Jogos Olímpicos em Tóquio.


3. Tiro com arco
Modalidade introduzida nas Olimpíadas de Seul, em 1988. Os sul-coreanos são campeões hegemônicos, conquistaram todos os ouros nos jogos do Rio de Janeiro, em 2016.

4. Ginástica artística
Uma modalidade tradicional, presente desde a primeira versão dos Jogos Olímpicos modernos, em 1896. No masculino, os melhores ginastas são de Japão, China e Rússia. Entre as mulheres, destacam-se Estados Unidos, Rússia e China.

5. Nado artístico
A tradição da modalidade vem do nado ornamental e ballets aquáticos, comuns no fim do século 19. O esporte estreou nas Olimpíadas em 1984, em Los Angeles, e tem Estados Unidos e Canadá como maiores vencedores.
 


6. Atletismo

O esporte é dividido em várias categorias e sempre esteve presente nos Jogos Olímpicos modernos. Nas provas curtas, americanos e atletas dos países caribenhos costumam dominar. Nas de longa distância, os africanos são os mais fortes.


7. Badminton
Esporte olímpico desde os jogos de Barcelona, em 1992. O badminton é uma mistura de tênis com vôlei, em que a bola é uma peteca. O esporte é dominado pelos chineses.
 


8. Baseball e softball
O baseball era um esporte de demonstração no começo do século 20, passando a valer medalha em 1992. Depois de 2008, deixou de ser um esporte olímpico, mas voltará a ser em Tóquio. Cuba é o país com mais medalhas de ouro na modalidade.


9. Vôlei de praia
A estreia do vôlei de praia como esporte olímpico foi em 1992, em Barcelona. Os países mais fortes na categoria são Brasil e Estados Unidos.



10. Boxe
Boxe é uma modalidade olímpica desde 1904. Assim como no baseball, Cuba e Estados Unidos são os dominantes da categoria.


11. Canoagem Slalom
É uma modalidade em que o canoísta deve completar um percurso em corredeira no menor tempo possível. Sua estreia olímpica aconteceu em Munique, em 1972, e os europeus República Tcheca, Alemanha, França, Eslováquia, Eslovênia e Grã-Bretanha são favoritos.


12. Canoagem Velocidade
Essa categoria é realizada em água plana, em baterias de várias distâncias.  Antes de se tornar uma das modalidades das Olimpíadas, em 1936, a canoagem sprint foi um esporte de demonstração. Nesse esporte, há vários países com bons resultados, como Alemanha, Grã-Bretanha e Brasil.


13. Ciclismo BMX corrida
Diferente do freestyle, aqui, o objetivo é chegar na frente dos adversários ao percorrer uma pista. A primeira competição a nível olímpico ocorreu em Pequim, 2008. 
 

14. Ciclismo BMX freestyle - NOVIDADE!
Nessa modalidade, os competidores têm duas oportunidades para mostrar suas manobras em 60 segundos. A categoria vai estrear como esporte olímpico em Tóquio. 


15. Ciclismo - mountain bike
Os participantes percorrem entre quatro a seis quilômetros em trilha.  Tornou-se uma das modalidades das olimpíadas em 1996, em Atlanta. 


16. Ciclismo de estrada
Essa modalidade existe desde os primeiros Jogos Olímpicos, em 1896.  Em 2021, será a primeira vez que o ponto de partida e de chegada dos ciclistas serão diferentes. Tradicionalmente, era um circuito.


17. Ciclismo de pista
Nessa modalidade, os ciclistas competem em uma pista fechada.  Também é disputada desde 1896. 
 

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
18. Saltos ornamentais
O esporte em que os competidores fazem acrobacias ao saltar em uma piscina se tornou uma das modalidades das Olimpíadas em 1904. Estados Unidos são os maiores vencedores da modalidade.
 


19. Hipismo
Modalidade que estreou nas Olimpíadas em 1900, envolve competições individuais e em time. Entre as nações favoritas, estão Suécia, França, Estados Unidos e Grã-Bretanha.



20. Esgrima
Esporte olímpico desde a fundação das Olimpíadas modernas, a esgrima tem participantes fortes de todos os continentes, o que a torna uma das modalidades mais difíceis de prever o resultado.
 


21. Futebol
Nas Olimpíadas, o esporte que é reconhecido como o mais popular do planeta é disputado por jogadores com até 23 anos de idade. O futebol é jogado nas Olimpíadas desde 1900.


22. Golfe
golfe figurou como uma das modalidades das Olimpíadas de 1900 e 1904, depois deixou de ser esporte olímpico, voltando a ser em 2016.
 


23. Handebol
O handebol se tornou esporte olímpico em 1936, nas Olimpíadas de Berlim. Entre os homens, apenas uma vez um país não europeu ganhou ouro: a Coreia do Sul, que já ganhou seis medalhas no feminino.


24. Hóquei na grama
Tornou-se esporte olímpico em 1908 e tem a Índia como principal equipe no cenário global.


25. Judô
A arte marcial de origem japonesa tornou-se esporte olímpico em 1964, e é uma das modalidades das Olimpíadas que mais garantem medalhas para o Brasil.


26. Karatê - NOVIDADE!
Em 2021, veremos pela primeira vez o karatê como esporte olímpico. Apesar de ser uma modalidade tradicional japonesa, os campeonatos mundiais costumam ter vencedores de várias nacionalidades.
 

27. Maratona aquática
A estreia como uma das modalidades das Olimpíadas ocorreu em Pequim, em 2008.  A competição ocorre em local ao ar livre
 

28. Pentatlo moderno
É uma modalidade que agrega hipismo, esgrima, natação, corrida e tiro em uma única competição. Esporte olímpico desde os jogos de Estocolmo, em 1912.
 

29. Ginástica rítmica
Esporte olímpico desde 1984, a ginástica rítmica é há muito tempo uma modalidade liderada pela Rússia.
 


30. Remo
O remo estreou como esporte olímpico nos jogos de Paris, em 1900. Atualmente, Nova Zelândia, Grã-Bretanha, Alemanha, Austrália e Estados Unidos estão entre os países mais fortes na modalidade.
 


31. Rugby

As disputas do rugby valeram medalha olímpica em 1900, 1908 e 1924. Depois de muito tempo, voltou a ser um esporte olímpico em 2016, em um formato com sete jogadores em cada time - a modalidade mais jogada é com 15. Assim como no futebol, há vários países com seleções fortes. 

32. Vela
Desde as Olimpíadas de 1900, só em 1904 os Jogos Olímpicos não tiveram competições de vela. Europeus da Grã-Bretanha, Espanha, França e Noruega são fortes, mas Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia têm se destacado também.
 

33. Tiro
Desde os primeiros Jogos Olímpicos nesta versão moderna, em 1896, apenas em duas ocasiões não houve competição de tiro.  Os maiores medalhistas são Estados Unidos, China e Coreia do Sul.


34. Skate - NOVIDADE!
Um esporte urbano bem mais recente que a maioria das outras modalidades das olimpíadas, o skate fará sua estreia nos jogos de Tóquio.
 

35. Escalada - NOVIDADE!
É mais um esporte que vai estrear nos Jogos Olímpicos de Tóquio.


36. Surfe - NOVIDADE!
Outro esporte a estrear como modalidade das olimpíadas é o surfe. A maior potência historicamente no esporte são os Estados Unidos, mas, recentemente, os brasileiros têm faturado muitas conquistas.



37. Natação
A primeira vez que uma piscina foi utilizada para a competição de natação nas Olimpíadas foi em 1908, em Londres. Vários países têm chances de medalha, inclusive os donos da casa.
 


38. Tênis de mesa

A estreia do tênis de mesa como esporte olímpico ocorreu em 1988, nos jogos de Seul. É uma das modalidades das olimpíadas com a maior supremacia de um país, a China.
 


39. Taekwondo

A arte marcial apareceu pela primeira vez nos Jogos Olímpicos em 1988, no país em que nasceu, a Coreia do Sul.  Valendo medalha, a estreia foi em Sydney, no ano de 2000.
 


40. Tênis

Este é um esporte que estava nas primeiras Olimpíadas modernas, mas depois de 1924 foi removido dos Jogos Olímpicos, retornando em 1988. 

41. Ginástica de trampolim
Tornou-se uma das modalidades das Olimpíadas em 2000, nos jogos de Sydney



42. Triathlon

O esporte, que combina natação, ciclismo e maratona, tornou-se uma modalidade olímpica em 2000. 
É outra categoria em que há vários países com chance de medalha.
 


43. Vôlei

Em 1964, Tóquio também sediou as Olimpíadas - e foi naquele ano que o voleibol se tornou um esporte olímpico. É uma das maiores esperanças de medalha para o Brasil, tradicionalmente muito forte na categoria.
 


44. Polo aquático

Espécie de handebol na água, o polo aquático apareceu ainda nas Olimpíadas de Paris, em 1900.  É um esporte em que países do leste europeu, como Hungria, Sérvia e Croácia são muito competitivos.



45. Halterofilismo
O levantamento de peso está presente desde as Olimpíadas de 1896, em Atenas. China e países do antigo bloco soviético têm grande tradição na conquista de medalhas nesta modalidade.
 

46. Luta
A modalidade é disputada em duas categorias: luta greco-romana, presente desde as primeiras Olimpíadas, e luta livre, esporte olímpico desde 1904. Atletas russos são os mais vencedores, seguidos por lutadores dos Estados Unidos, Japão, Geórgia e Turquia.
 

Esportes populares que não fazem parte dos Jogos Olímpicos

Bilhar
Boliche
Críquete
Futebol americano
MMA
Polo
 



Encontre moda e acessórios de esportes olímpicos e pratique esportes

 

Comentários

Um espetáculo maravilhoso ver os atletas brasileiro com dos outros Países mostrando todo o seu potencial. Um abraço forte a todos e sucesso. Espero um dia poder participar de alguma forma desse evento grandioso, Valeu pessoal!!!

Deixar um Comentário