Todos os alimentos podem trazer resultados para o nosso corpo, sejam eles positivos ou negativos. E os alimentos que comemos podem afetar tudo que podemos imaginar: peso, organismo, pele e até mesmo os nossos ossos. Sim, nossos ossos são afetados de maneira positiva ou negativa através dos alimentos que ingerimos. Por isso, é muito importante cuidar disso, afinal, o fortalecimento dos ossos é muito importante.

 

E para que os ossos sejam saudáveis, é preciso incluir na alimentação cálcio e fósforo, minerais que formam a base da estrutura óssea. O cálcio e a vitamina D, são os nutrientes que mais precisam ser levados em consideração quando se trata da formação de ossos fortes. O cálcio auxilia no fortalecimento de ossos e estrutura dos dentes, enquanto a vitamina D melhora a absorção do cálcio e o crescimento ósseo. 

 

Separamos alguns exemplos de alimentos que fortalecem os ossos para incluir na sua dieta e também alguns outros que fazem mal à saúde dos mesmos e devem ser consumidos com moderação ou excluídos da dieta.

 

Alimentos que fortalecem nossos ossos 

 

Conheça quatro superalimentos que ajudam você a fortalecer os seus ossos e ficar com a saúde dos mesmos em dia:

 

  • Leite e derivados: principal alimento para fortalecimento dos ossos, já que carrega uma grande quantidade de cálcio de origem animal, sendo o alimento que tem ação mais efetiva contra a osteoporose. Além disso, alimentos derivados, como o iogurte e o queijo, também são indicados pois agem da mesma forma que o leite.
  • Sardinha: é um peixe que contém grandes doses de cálcio e vitamina D, fortalecendo os ossos, sendo até mais benéfico que o iogurte ou queijo.
  • Vegetais: os vegetais, principalmente os de cor verde - brócolis, couve, couve-flor, espinafre e agrião - são opções excelentes para fortalecer os ossos. Tudo isso porque esses alimentos são ricos em cálcio e vitamina D.
  • Nozes e castanhas: opções que fortalecem os ossos de diversas formas. Esses alimentos possuem uma grande quantidade de ômega 3 de origem vegetal, que traz efeitos protetores sobre a saúde dos ossos. Além disso, nozes e castanhas também contêm altas quantidades de cálcio em sua composição.

 

Esses alimentos podem ser incluídos na sua dieta, tanto no café da manhã, como no almoço, jantar e também durante os lanches.

 

Alimentos que enfraquecem os ossos

 

Se por um lado, existem alimentos capazes de fortalecer os ossos e trazer ainda mais saúde para eles, por outro lado, existem alimentos capazes de enfraquecê-los. Confira quatro desses alimentos:

 

  • Gordura: os ácidos graxos saturados de cadeia longa, encontrados em manteiga e carnes gordurosas, fazem com que o cálcio seja liberado pelas fezes, em vez de ir para os ossos. Ou seja: não deixa que ele chegue aos ossos, deixando os mesmos sem o cálcio.
  • Proteína em excesso: o organismo gasta muito cálcio para processar a proteína, por isso, consumir proteínas em excesso pode aumentar a eliminação de cálcio pela urina, dificultando sua absorção.
  • Café: a cafeína presente no café tem efeito diurético, o que faz com que o cálcio seja eliminado pela urina. Entretanto, para que isso prejudique o cálcio dos ossos, a quantidade de café ingerida ao dia deve ser superior a 300mg, o que equivale a três xícaras médias da bebida.
  • Chocolate: além de possuir cafeína, o chocolate conta com o ácido oxálico que aumenta a eliminação de cálcio pelas fezes. Para comer essa delícia com menos culpa, deve-se apostar no doce com maior teor de cacau, pois, apesar de prejudicar a absorção de cálcio, tem maior ação antioxidante.

 

Somando tudo isso, é notável que uma alimentação equilibrada e saudável pode ajudar você a fortalecer os ossos. Além disso, a prática de exercícios físicos também é muito importante para que os ossos se mantenham saudáveis e fortes. Que tal começar agora a praticar atividades e equilibrar a sua alimentação para manter a saúde dos seus ossos e do seu corpo em dia? Comece seu primeiro mês grátis na Performa!