Desde os primórdios da civilização, a humanidade navegou os mares com o uso de barcos a remo, e o remador foi sempre um exemplo de força e saúde. Ainda no antigo Egito, o remador era respeitado como um atleta completo. Milhares de anos se passaram e o remo continua a ser uma atividade de alto rendimento que exercita o corpo todo e, por isso, faz parte da programação de treinos da Performa desde 2014.

 

O remo esportivo moderno começou no século 18, ganhando muita popularidade em meados do século 19. Porém, no Hemisfério Norte, onde o remo era mais popular, as condições climáticas tornavam impraticáveis o treino na água durante o inverno. Isso fez com que, em 1980, a Comcept2 criasse o Indoor Rower, aparelho que utilizava a resistência do ar como carga e com o qual pôde-se fazer um trabalho definitivo mais fidedigno em terra. 

 

Depois de muitas melhorias e adaptações, o Remo Indoor se tornou um esporte de alto rendimento muito respeitado. Os seus benefícios como exercício são reconhecidos para vários esportes e também para alta queima calórica. 

 

Dada a importância do exercício, e também sabendo que ele recruta 85% dos músculos do corpo, fazer o movimento de remada corretamente é essencial para que o Remo Indoor tenha o resultado esperado e para que você evite se machucar durante o treino.

 

 

A técnica da remada

A remada consiste de quatro fases: a pegada, a puxada, o final e a cobertura. Abaixo você pode conferir as etapas:

 

1. A Pegada

Estique os braços na direção da roda de inércia;

Mantenha os punhos retos;

Incline seu corpo levemente para frente com os costas retas, mas não tensas;

Deslize seu assento para frente até suas canelas ficarem na vertical (ou o mais próximo que sua flexibilidade permitir).

 

2. A Puxada

Comece a puxada empurrando com suas pernas;

Mantenha os braços esticados e as costas firmes para a transferência de força das pernas;

Gradualmente dobre os braços e balance para trás com o seu tronco puxando contra as pernas até ter uma leve inclinação para trás no final da remada.

 

3. O Final

Puxe o punho totalmente até o seu abdômen;

Estique as pernas;

Incline seu tronco levemente para trás.

 

4. A Recuperação

Estenda seus braços em direção à roda de inércia;

Incline seu tronco para frente para seguir os braços;

Dobre gradualmente as pernas para deslizar para frente no assento.

 

5. A Pegada

Vá para frente até suas canelas ficarem na vertical;

O tronco deve estar inclinando para frente;

Os braços devem estar totalmente esticados;

Você está pronto para a próxima remada.

 

Você pode conferir abaixo nosso professor, Daniel, demonstrando os movimentos:

 

 

Se interessou? Então confira aqui mais informações sobre esse equipamento e venha fazer uma aula de Remo Indoor na Performa!