A busca por uma vida saudável é um dos principais incentivos para a prática de exercícios físicos. Nesse cenário, surgem novas modalidades de atividades nas academias — uma delas é o treino funcional.

Essa prática é conhecida por estimular o praticante a desempenhar movimentos no qual o corpo foi destinado a fazer, como caminhar e correr.

Quer conhecer um pouco mais sobre os benefícios do treino funcional? Continue a leitura e entenda como a prática se tornou tão conhecida nas academias!
 

Quando a modalidade foi criada e quais são os seus objetivos?

O treino funcional surgiu no Brasil em meados dos anos 90. Atualmente, o país segue uma linha com três diferentes metodologias. Uma modalidade é mais voltada para as atividades esportivas; a outra conta com alguns movimentos do pilates, também conhecida como Power House; por fim, existe a prática que é focada no desempenho de ações funcionais do corpo.

O treino funcional consegue unir diversos movimentos corporais. Corrida, saltos, agachamentos e levantamento de peso fazem parte desse exercício. Todas as atividades são realizadas em um intervalo de tempo cronometrado para melhorar o desempenho do praticante.

Os equipamentos usados no treino funcional são fáceis de encontrar e você não precisa ser um atleta para começar a se exercitar. O único requisito é passar por uma avaliação médica, que vai avaliar se você apresenta algum problema de saúde que possa impedir a prática das atividades.

Um dos objetivos do treino funcional é fazer com que qualquer pessoa, independente da idade, possa praticar os exercícios em qualquer lugar. Isso significa que as dinâmicas dos treinos são facilmente adaptadas para que você consiga treinar mesmo durante uma viagem, por exemplo. Essa característica é uma das principais responsáveis por transformar a modalidade em um sucesso nas academias.
 

Quais são os benefícios do treino funcional?

Agora que você já conheceu a origem da prática, listamos as principais vantagens do treino funcional. Se você quer ter mais qualidade de vida, saúde e ainda observar resultados em seu corpo, continue acompanhando o post!
 

Aumento da força muscular

Tonificar os músculos é um dos seus objetivos na academia? Então, saiba que esse também é um dos principais benefícios do treino funcional. A combinação de movimentos permite que a musculatura seja fortalecida sem a necessidade de exercícios específicos para cada área do corpo, mas com a união de diferentes práticas.

Diferentemente da musculação, em que o corpo é trabalhado de maneira individual em cada aparelho, essa prática usa diferentes atividades que preparam a sua estrutura de forma integrada.
 

Melhora na resistência

Por meio das repetições dos movimentos, aumento da frequência cardíaca e exercícios de respiração, o corpo começa a trabalhar a sua energia e resistência física.

O treino funcional ajuda você a conseguir força o suficiente para desempenhar os movimentos de um dia de trabalho sem esgotar a sua energia — e ainda faz com que seja possível aumentar a intensidade com o passar das aulas.
 

Aperfeiçoamento do equilíbrio

Alguns exercícios do treino funcional são voltados unicamente para trabalhar o equilíbrio. Além disso, com algumas repetições diárias o seu corpo também começa a aperfeiçoar a coordenação.
 

Alívio do estresse

A rotina de trabalho e família pode ser extremamente desgastante para algumas pessoas. Por isso, a prática de exercícios físicos é uma grande aliada para distrair a mente e relaxar o corpo.

Disponibilizar um tempo do seu dia para praticar alguma atividade física é uma ótima maneira de cuidar da saúde e ter mais qualidade de vida. Se você busca exercícios mais dinâmicos, capazes de trabalhar todo o seu corpo, aposte nos benefícios do treino funcional!

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